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10 dicas de marketing para resultados rápidos

29/05/2018 Por: Alexandre Fattori

Rapidez é, e sempre foi, a palavra do mundo dos negócios. Se você está procurando ações de marketing para resultados rápidos, então confira estas 10 dicas de marketing para colocar em prática agora. Sem blá, blá, blá.

  • Anúncios no Instagram são mais relevantes para gerarem tráfego no meio do funil. Ou seja, são relevantes para converter leads. Conteúdo orgânico, não “impulsionado”, atua mais na descoberta e aprendizado (topo do funil). Além disso, aposte nos vídeos, que já caminham pra se tornar o formato de conteúdo mais consumido no Instagram.
  • Vídeos, vídeos e vídeos: Produzindo vídeos agora, você vai, não apenas produzir conteúdo que as pessoas estão buscando como também vai possuir uma grande vantagem competitiva sobre as outras imobiliárias mais lentas no processo de adoção destes formatos.
  • As pessoas têm navegado cada vez mais pelo celular, tornando as conversões do Instagram muito mais valiosas. Um indicativo grande desta mudança é que, segundo a PwC consumer survey, as conversões pelo desktop caíram de 27% para 20% entre 2010 e 2016. Já no tablet cresceu de 8% para 12% e no celular mais que dobrou, de 7% para 17%. Quer aumentar suas conversões, foque em melhorar a experiência do seu site no mobile.
  • Remarketing: oferece cpc 22%mais baratos e baixa o custo por conversão em 25%. Segundo Mark Irvine, Senior Data Scientist, as pessoas tem 2x mais chances de converter após verem seus anúncios por 6 vezes. A maioria dos anunciantes não tem um resultado tão satisfatório quando poderia com o remarketing por que entende que todos que já acessaram o seu site já não estão no topo do funil. Ou simplesmente jogam todos na mesma lista como “visitantes do site”. O correto é segmentar todos os visitantes de acordo com as ações realizadas no site e nas páginas visitadas. Um usuário que acessou seu blog, leu 3 artigos e acessou a página de preços não deveria receber a mesma mensagem que outro que acessou um artigo no blog e foi embora…
  • Adwords: Grupos de anúncios com 3 ou mais anúncios tem de 5% a 15% mais cliques e conversões do que grupos de anúncio com apenas 1 anúncio.
  • Outstream Video Ads: com este novo formato, o Google permite o seu vídeo aparecer em sites e aplicativos parceiros do Google. Formato disponível para o Mobile por enquanto.
  • Extensão de promoção no Google Adwords: Segundo o Google, empresas que usam esta extensão experimentaram um aumento de 20-30% no volume de conversões.
  • Palavras-chave negativas no Google Adwords: A maioria dos anunciantes do Google coloca, na sua lista de atividades de rotina, a higienização dos termos de busca, negativando os termos indesejados que estão acionando os anúncios. O problema é que quando se negativa palavras-chave de forma padrão pela plataforma do Adwords, termos similares aos negativados poderão continuar acionando os anúncios. O ideal para resolver o problema é negativar usando modificadores como as de correspondência de frase (colocando-se aspas ao redor da palavra). O termo grátis é um exemplo. Adicionando a palavra-chave “grátis”, dessa forma, eliminará esta palavra-chave para sempre dos seus termos de busca.
  • Não acredite em testar, testar, testar: Segundo os especialistas da ConversionXL, a maioria dos testes A/B não conseguem atingir um número que possa, estatisticamente, oferecer alguma significância. Para Peep Laja é necessário um mínimo de 250 conversões por teste para embasar conclusões. Ao invés de realizar diversos testes, a Adespresso sugere que se façam as seguintes perguntas: Estruturei minha campanha bem? Quantos anúncios estão rodando por grupo de anúncio? Qual é o índice de qualidade? Posso melhorar minhas páginas de destino? (…).
  • O que é closed-loop reporting e qual a importância: Em tradução livre, closed-loop reporting significa “fechar o círculo”. Nada mais é do que o time comercial transmitir ao time de marketing o que aconteceu com os leads que eles receberam. Esta ação simples ajuda o marketing a compreender quais são as melhores e piores fontes de leads. Pela grande variedade de canais de divulgação, este trabalho precisa ser feito através da integração do software de análise de marketing com o seu CRM. Com o closed-loop reporting, os profissionais de marketing podem planejar o futuro mais estrategicamente concentrando-se em suas melhores fontes de leads
Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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