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Como ter seus posts compartilhados por muitas pessoas

29/07/2013 Por: Alexandre Fattori

Todos os dias o seu cliente está ali, de olhos e ouvidos abertos para o que você vai dizer em texto e conteúdo audiovisual. Porém, um número grande de empresas desperdiça essa chance criando conteúdo de pouca atratividade. O resultado é, assim como o trabalho desenvolvido, comum. Uma conversão ali, uma curtida aqui e assim fica. É preciso um pouco de coragem do cliente em ser diferente e aceitar algo inovador por parte das agências. É claro que ser diferente não implica em algo agressivo ou de gosto duvidoso, para ser diferente e consistente, primeiro, é preciso conhecer o que o seu público deseja saber/receber da sua empresa e mercado, assim você pode entregar um conteúdo que esteja alinhado com os valores da sua empresa e também com os interesses do seu público-alvo. A seguir elencamos 4 itens:

1.Tenha uma causa

É sabido que mobilizações do bem engajam. Você lembra da campanha “Vem Sean Pean“? Ela foi criada por uma agência de São Paulo que desenvolveu um vídeo contando a história do ator Ariel Goldenberg, protagonista do filme Colegas e portador de síndrome de Down. Seu sonho era conhecer o astro americano. Segundo números da própria agência o vídeo foi visto por mais de 1,5 milhão de pessoas em 147 países e cerca de 700 mil compartilharam a campanha nas redes sociais.

2. Emocione

Já se descobriu por estudos que quando há uma emoção intensa, a chance de compartilhamento é bem maior. Você já deve ter notado, vídeos com bebês fofinhos e animais engraçados sempre rendem muitas visualizações. Outros que sempre geram muito engajamento são notícias e imagens chocantes. É claro que para empresas e marcas não é algo interessante colocar imagens de animais e bebês ou acidentes trágicos, o primeiro por que não agrega nada ao relacionamento com o cliente, e no segundo caso, por motivos evidentes. É preciso pensar estrategicamente em como gerar emoção no cliente e de uma forma que agregue valor à marca. Aqui podemos citar novamente o vídeo da campanha Dove pela “Real Beleza“. As pessoas se identificaram com a história.

É importante dizer que não existe fórmula de bolo para idealizar uma campanha de sucesso. O essencial é focar na mensagem passada, na emoção que se busca gerar e se faz sentido tanto para as pessoas quanto para o relacionamento empresa e cliente.

3. Aproveite o momento

Quem se lembra dos hits Luíza no Canadá” e do mais recente “bebê Diogo cantando Beatles“. Assuntos do momento podem servir de potencial gatilho para as campanhas dos clientes. Segundo a ESPALHE, agência especialista em marketing guerrilha, “as pessoas procuram assuntos para postar no Facebook, Instagram, Twitter e outras redes. É uma oportunidade da marca ser transformada nesses assuntos.” É preciso estar monitorando os assuntos mais comentados que fazem parte do dia a dia das pessoas.

4. Apareça

Não adianta você ter conteúdo de qualidade se ninguém o vê. Como diz o ditado, é “piscar no escuro”. Invista em anúncios. O Facebook, por exemplo, oferece uma estimativa de quantas pessoas você pode alcançar investindo em anúncios, tanto de postagens quando da página.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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