Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

4 motivos do tráfego do site cair de repente; evite-as!

19/07/2018 Por: Altgrupo

Toda boa estratégia de marketing digital aposta no tráfego de acessos como uma das maneiras de atingir um público-alvo. É importante que as pessoas visitem a sua página, pois só assim elas vão descobrir a sua marca, conhecer seu produto e se tornar clientes do seu negócio.

Entretanto, há um pesadelo que atormenta qualquer um que está no ambiente digital: o que fazer quando o tráfego do site cai de repente? Se a página do seu negócio perder visitantes, significa que você perdeu também leads, conversões e, em alguns casos, clientes.

Essa perda de tráfego pode acontecer inesperadamente, mas não é sem razão! Existem motivos para o fluxo de visitas de um site cair de repente, então é importante conhecê-los e evitá-los em sua estratégia de SEO.

Portanto, é importante verificar se:  

1) O Google penalizou você.

Observe se suas estratégias ou conteúdo vão contra as regras e diretrizes do Google. Nesse caso, existem algumas técnicas de SEO que são punidas pelo algoritmo do buscador, então é importante evitá-las.

Essas técnicas são conhecidas como black hat, e são vistas como tentativas de “enganar” os sistemas de busca.

Entre elas, estão inclusas esconder links ou keywords no código-fonte da página; mostrar sites diferentes a depender do tipo de visitante; redirecionar o acesso de seu site para outro; ou inserir palavras-chave não relacionadas ao conteúdo.  

2) Palavras-chave perderam popularidade nas buscas

É através de palavras-chave que o seu site será buscado e encontrado em pesquisas na internet, então avalie o potencial que suas keywords têm para o seu conteúdo.

Na páscoa, por exemplo, é natural que pesquisas pela palavra “chocolate” aumentem neste período. O tipo de palavra-chave que você usa em seu marketing faz parte da estratégia de vendas e sua procura está sujeita às mudanças no mercado e nos interesses do consumidor.

Por isso, é importante estar atento às tendências do comércio e ter em mente um planejamento a longo prazo para as transformações em seu segmento.

3) Sua estratégia de link-building está com problemas

Uma das técnicas de SEO existentes é o link-building. Ela consiste em construir uma linkagem interna organizada e conseguir que outras páginas direcionem links para o seu site; assim você adquire mais relevância na web e nos mecanismos de busca.

Falhas em seu link-building podem significar perda de posições no rankeamento do Google e uma má promoção de seu site, por isso, verifique se você perdeu backlinks (links de outros sites para o seu) importantes ou se a linkagem entre os seus conteúdos está bem estruturada.

4) A concorrência ultrapassou você

Lembre-se de que você está disputando posições no rankeamento do Google e também pela atenção de potenciais clientes com outras empresas. Logo, se o tráfego de seu site caiu de repente, é importante observar a concorrência!

É possível que as técnicas de SEO utilizadas por outros negócios tornaram-se mais relevantes para o Google. Concorrentes ganharam backlinks? Estão produzindo mais conteúdo? Construindo mais engajamento? Como isso aconteceu? Atualize-se e revise suas estratégias para manter seu posicionamento.

Em um mercado competitivo, as estratégias de vendas sofrem constantes mudanças, sejam pelos algoritmos dos buscadores ou por técnicas de SEO mais eficazes. O importante é não ficar parado e ter em mente que a melhor maneira de garantir resultados é através de uma estratégia de marketing profissional e bem planejada.

A Altgrupo é especializada em soluções web e sabe o que você procura para melhorar suas posições no Google, aumentando o tráfego do seu site e atingindo o seu público-alvo. Faça um orçamento conosco. É gratuito!

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog