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Como otimizar o seu site com 5 dicas simples

01/08/2013 Por: Alexandre Fattori

Seja você é um empresário a procura de uma melhor posição nas buscas do Google, ou um desenvolvedor Frontend buscando ampliar seus conhecimentos sobre SEO, confira a seguir algumas dicas rápidas para começar o trabalho de otimização do site. É importante ressaltar  que essas dicas, por si só, não garantem um bom ranqueamento. Isso depende da concorrência da palavra-chave e de outros fatores e conhecimentos mais avançados, mas a partir delas você já pode galgar boas posições e dependendo da palavra-chave e do objetivo pretendido, ótimos resultados. Vamos lá:

1- Coloque a palavra-chave dentro do texto do seu site

Você possui uma floricultura e quer vender flores, ok? Você fez uma pesquisa e viu que a palavra “flores” é a mais interessante para o seu objetivo. Mas no texto do seu site você coloca nomes como “rosa”, “girassol”, mas esquece da essencial “flores”. Parece simples, certo? E é mesmo, e de uma importância crítica para a otimização do seu site. Você pode estar certo, tanto os sites buscadores (Google, Bing, Yahoo) como os seus clientes estão atrás dessas palavras-chave, use-as!

2- Títulos

Os buscadores classificam o elemento título da página como o lugar mais importante para se inserir as palavras-chave, e associam a página diretamente com o tema ou conjunto de termos empregados nessa tag. Pesquisa de correlação de SEOmoz mostrou também que os rankings são fortemente influenciados pelo uso de palavras-chave na tag title.

Resumindo, empregue a palavra-chave na frase do título da página, de preferência como uma das primeiras palavras.

3- Evite muitos links externos

Todos já devem ter ouvido falar do tal PageRank, algoritmo do Google que confere “pesos” aos links distribuídos entre os sites, mas acalme-se, na procura desenfreada de links externos para o seu site, o Google pode caracteriza-lo como spam ou até mesmo utilizando práticas desleais para manipular os seus robôs. A moderação, nesse caso, é o melhor. Lembre-se que o Google utiliza-se de outros tantos métodos para classificar o que é mais relevante para cada busca.

4- Tenha só uma H1 (tag de cabeçalho do html) no seu site

Tanto para otimização como para acessibilidade do seu site, utilize somente um h1 por página. Múltiplos h1 confundem tanto os robôs quanto as pessoas que estão navegando. Prefira h2, h3, h4 (…).

5- Palavras-chave dentro de tags específicas

Em testes, os motores de busca parecem ter uma leve preferência por páginas que utilizavam palavras-chave dentro de tags como <b>, <strong>, <em> ou <i>. Provavelmente porque isso também pode ser útil para os usuários, que podem encontrar mais facilmente aquilo que procuram dentro do texto.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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