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5 erros de e-commerce que destroem as vendas da sua loja

05/01/2017 Por: Altgrupo

Para garantir o sucesso de uma loja virtual, é preciso estar atento a vários detalhes que influenciam diretamente em seu sucesso. No entanto, mesmo com todo cuidado, é normal vermos alguns erros de e-commerce que impedem as empresas de conquistarem bons resultados.

Para evitar que você prejudique a sua estratégia, vou mostrar neste post 5 erros de e-commerce que você deve evitar para garantir os lucros do seu negócio.

1. Descrição dos produtos com poucos detalhes

Diferentemente de uma loja física, em um e-commerce, o seu cliente não consegue ter contato com os produtos que você oferece. Por isso, um dos erros de e-commerce mais comuns é criar descrição de produtos com poucos detalhes, que pouco ajuda o cliente no entendimento do produto.

Assim, é muito importante que a loja virtual consiga descrever cada detalhe do produto, não deixando dúvidas sobre suas características físicas, seus benefícios e suas funcionalidades.

2. Site de difícil navegação

Outro erro de e-commerce que prejudica o seu sucesso são os sites confusos e difíceis de navegar, que fazem o cliente perder muito tempo até encontrar os produtos que são de seu interesse. Isso faz com que o cliente abandone seu e-commerce antes de finalizar a compra — o que influencia diretamente nos lucros de seu negócio.

Para impedir que isso aconteça, é indispensável que você invista na criação de uma loja virtual com um bom layout, estruturada em categorias e levando em consideração as melhores práticas de usabilidade.

É importante que este seja um site responsivo, que se adapte bem a qualquer formato de tela. Assim, você poderá garantir que seu cliente tenha uma boa experiência de navegação, encontrando tudo aquilo que procura sem dificuldades, em, no máximo, três cliques.

Loja virtual com navegação ruim

Loja virtual com navegação ruim

3. Sistema de busca ineficiente

As ferramentas de busca são excelentes para auxiliar o seu cliente a navegar por sua loja virtual. Este é um recurso muito útil tanto para aqueles que sabem exatamente o que querem quanto para aqueles que precisam avaliar melhor as opções antes de decidir uma compra.

Por isso, é muito importante que você conte com uma ferramenta eficiente, exibindo resultados que sejam relevantes para os visitantes de sua loja virtual. E, além de exibir resultados baseados em palavras-chave, o ideal é que a ferramenta de busca de seu e-commerce também tenha filtros que organizam os resultados por preço, por mais vendidos, por mais procurados e qualquer outro filtro que ajude a navegação de seus clientes.

4. Imagens de baixa qualidade

Um os erros de e-commerce que mais prejudicam a sua performance é o uso de imagens de baixa qualidade, que não conseguem exibir as qualidades e as características dos produtos. A situação é ainda pior quando não há qualquer tipo de imagem a ser exibida, deixando o cliente sem saber como é aquilo que ele pretende adquirir.

Por  isso, é muito importante que você use imagens de boa qualidade em todos os produtos comercializados em sua loja virtual, garantindo que todos os seus clientes consigam avaliar com detalhes cada um dos itens.

imagens com resolução ruim são terríveis para vendas

Imagens de produtos com resolução ruim são uma ótima forma de afastar vendas no seu site.

5. Falta de divulgação do e-commerce

Muitos empreendedores imaginam que, para ter sucesso com uma loja virtual, basta apenas adquirir o domínio, criar um bom site e esperar os clientes aparecerem. Mas este é, sem dúvidas, o pior erro que um e-commerce pode cometer, pois, sem divulgar a loja virtual, o número de visitas é pequeno. E, com menos visitantes, menores serão as vendas.

Por esse motivo, é fundamental que você invista na promoção por meio das redes sociais, em anúncios de links patrocinados e em estratégias de SEO capazes de gerar tráfego para o seu site.

Agora que você já conhece quais são erros de e-commerce mais comuns aproveite e leia mais outros artigos. Que tal começar pelas 5 dicas incríveis para você não perder vendas?

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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