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5 passos para expandir sua loja física para um e-commerce

20/01/2016 Por: Alexandre Fattori

Em 2015, por causa do crescimento de alguns negócios mesmo diante do atual cenário político e econômico do país, a expressão “apesar da crise” acabou se tornando um dos clichês mais comentados na internet ao longo do ano.

E não posso deixar de concordar com o fato de que, quando o assunto é e-commerce, esse clichê faz total sentido!

Segundo uma pesquisa feita pelo site Profissional do E-commerce,  as vendas feitas através de lojas virtuais nos últimos 12 meses ultrapassaram em 15,3% o número registrado no mesmo período de 2014.

E com um ambiente tão fértil assim, é interessante ver o aumento também do número de empresários interessados em levar as suas lojas físicas para o mundo virtual.

Mas como fazer isso? Por onde começar? É exatamente isso o que abordaremos ao longo desse post.

Quer saber mais? Então confira!

Descubra se o seu público-alvo costuma comprar através da web

Antes de qualquer coisa, é necessário saber se o seu público-alvo é do tipo que tem por hábito fazer compras pela internet.

Se eu tivesse uma loja de artigos de 1,99, por exemplo, eu não arriscaria tanto em criar um e-commerce para vender os mesmos produtos na web —  mesmo sabendo que a internet é um lugar com infinitas possibilidades.

Por isso, o primeiro passo para qualquer empresário que queira investir na web é descobrir se haverá audiência para o seu produto ou serviço dele por ali e quanto seria necessário investir em marketing para alcançar esse público.

Registre um bom domínio para a sua loja virtual

Por ser uma rede mundial, nada impede de uma empresa de outro estado ou país ter o mesmo nome da sua e usá-lo para registrar um nome na web. De olho nisso, é muito importante encontrar um bom nome para o endereço da sua loja na internet.

E não é preciso focar apenas no nome em si. Você também pode encontrar soluções criativas para falar da sua marca on-line.

Por exemplo: se você tem uma empresa de coaching, talvez usar algo como “omelhordocoachingcomercial.com.br” pode ser até melhor do que usar o próprio nome.

dominio

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Encontre um bom sistema de vendas

Para que você consiga vender alguma coisa on-line, é extremamente importante que o seu cliente consiga efetuar a compra sem dores de cabeça.

Por isso, pesquise quais são os melhores e mais seguros sistemas de venda on-line, como acontece a comunicação entre o seu site e as operadoras de cartão de crédito e não esqueça de buscar também informações sobre vendas através de boleto.

Planeje a experiência do usuário com o seu site

Entrar em um e-commerce bonito e bem feito é apenas uma parte da experiência que o usuário pode ter com ele.

Pense comigo: além de bonita, aquela página também precisa carregar rapidamente —  de preferência, em menos de 2 segundos —, funcionar em qualquer tipo de dispositivo (de computadores a celulares e tablets), ter uma navegação intuitiva — eu não posso ficar pensando demais para onde ir — e entregar poucas etapas de compra para um cliente.

Por isso, antes de colocar qualquer projeto on-line, é bastante importante observar qual será a experiência de um visitante naquele endereço.

e-commerce

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Aposte no marketing digital

Por fim, mas não menos importante, está o marketing digital — a ferramenta capaz de trazer um maior número de visitantes para o seu endereço e ainda entregar diversas informações importantes para eles.

Informações tão importantes que podem até mesmo transformar um simples usuário em um potencial cliente apenas com o uso de um bom conteúdo.

Como você pode perceber, levar a sua loja física para o meio virtual pode sim ser uma ótima pedida, desde que você siga de perto esses passos que listamos por aqui.

E agora que você já conhece todos eles, que tal colocar a mão na massa e começar a planejar o seu e-commerce o quanto antes?

Gostou do nosso artigo? Gostaria de saber mais alguma coisa sobre como levar a sua loja para o ambiente virtual?

Então deixe a sua dúvida aqui nos comentários!

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Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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