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Como montar uma campanha de anúncios de imóveis no Adwords que converte

23/09/2016 Por: Alexandre Fattori

Assim como qualquer outro segmento de consumo, para o mercado imobiliário também é praticamente impossível sobreviver sem investir em marketing digital.

Seja para empresas ou mesmo profissionais que atuem na área de forma independente, é fundamental entender quais são as possibilidades disponíveis para a venda de imóveis nas plataformas digitais.

São várias ferramentas à disposição para ajudar a anunciar seus serviços. Neste post, vamos falar especificamente sobre uma das mais eficientes: o Google Adwords.

Continue acompanhando e descubra como é possível criar campanhas de anúncios de imóveis eficazes no buscador mais famoso do mundo!

O que é o Google Adwords?

O Google Adwords é a ferramenta de anúncios do Google, que conecta empresas anunciantes a usuários que fazem buscas no site.

A plataforma permite que as empresas escolham palavras-chave buscadas pelos consumidores para exibir anúncios de seus produtos e serviços junto dos resultados convencionais da busca, fazendo com que eles cheguem ao público-alvo justamente no momento em que ele está procurando por esse tipo de produto ou serviço.

7 dicas para criar anúncios de imóveis no Adwords

Apesar de a plataforma do Google Adwords ser única para todos os anunciantes, existem boas práticas específicas para cada tipo de mercado.

Neste caso separamos um pouco de ambas: as primeiras dicas são genéricas e as seguintes mais específicas para o mercado de imóveis. Confira:

Entenda quem é seu público-alvo

Assim como em qualquer campanha de marketing, é importantíssimo entender ao certo qual é o perfil das pessoas que a imobiliária quer atingir. Fazendo isso, a empresa evita que o discurso da campanha seja incoerente com o público-alvo, obtendo uma conversão muito maior. Sem contar que a correta identificação do público é que vai direcionar a escolha das palavras-chave mais adequadas.

Escolha as palavras-chave certas

Como o Google Adwords trabalha com anúncios nas páginas de busca, é importante escolher corretamente em quais palavras-chave seus anúncios serão exibidos, de forma que obtenham o máximo de conversões. Lembrando que quanto mais específicas forem as palavras, maior é a chance de conversão.

O grande problema que o Google Analytics não mostra mais as palavras-chave orgânicas que geram conversões.

O que você faz é chutar? Não mesmo. Para auxiliar você na busca pelas palavras-chave correta, utilize o Web Search console para ver as palavras-chave que estão acionando seu site.

Claro, não poderíamos deixar de citar a sempre útil Keyword Planner, do Google.

Keyword plan

Keyword planner

Tenha um discurso que vá de encontro ao que o usuário busca

Essa parte é simples: se o usuário busca por apartamentos compactos, que tenham uma abordagem mais jovem e descolada, sua linguagem nos anúncios precisa seguir a mesma linha.

Perry Marshall, respeitado marqueteiro, criou uma ferramenta que pode auxiliar empresários e profissionais de marketing na criação de anúncios mais efetivos.

O nome da ferramenta é: Swiss Army Knife Blade, ou melhor, lâmina de canivete suíço.

É um guia simples para direcionar o brainstorming na busca por anúncios mais eficientes e diferenciar dos sempre iguais e monótonos anúncios…

Método Lâmina de Canivete Suíço

Método Lâmina de Canivete Suíço

O ideal mesmo é que a linha do discurso seja adaptada em todos os materiais, o que inclui o site e a página de destino. O Google trends é outra ferramenta para entender o volume de buscas e tendências de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Assim você consegue comparar e entender melhor o que o usuário busca e alinhar o seu discurso.

google-trends

Google-trends

Venda os benefícios no texto

Não é de hoje que os gurus de vendas falam sobre vender benefícios e não características.

Por isso, em suas campanhas de Google Adwords para imóveis, pense nos principais benefícios e diferenciais do empreendimento e foque neles na hora de fazer as campanhas.

Para avaliar a qualidade dos seus anúncios, uma boa dica é acompanhar a CTR (taxa de cliques) dos anúncios.

Para avaliar, realmente, a qualidade do seu anúncio é preciso comparar as taxas de cliques por posições, já que um anúncio que ocupa, em média, a segunda posição possui uma CTR menor do que um anúncio na primeira posição. O quadro abaixo nos mostra que a CTR média de um anúncio de primeira posição varia entre 5 e 6%. Isso é bom? Bem, isso é apenas a média…

CTR por Posição do anúncio

CTR por Posição do anúncio

Este outro gráfico abaixo nos mostra uma fatia do mercado e suas respectivas CTR.Cada ponto azul é uma conta. A linha laranja é a média de CTR, e como você pode ver, onde estão a maioria das contas de Adwords. Já na linha verde se posicionam os anúncios que possuem uma CTR 2x maior que a média, e na linha roxa a CTR 3x maior que a padrão. Você pode ver que bem poucos alcançam.

Conta de anúncios e suas CTR

Conta de anúncios e suas CTR

Tenha uma página de destino específica para cada campanha

Para auxiliar nas suas análises de conversão e para otimizar a qualidade dos anúncios e campanhas, é importante que cada imóvel diferente que você está vendendo seja anunciado em uma página específica.

Dessa maneira, você segmenta corretamente a campanha e sabe que todo o tráfego direcionado para lá foi por interesse por aquele imóvel.

Apenas uma ação na página

O maior objetivo de uma campanha anúncios de imóveis no adwords é gerar leads para seus vendedores abordarem.

Isso significa que quanto mais pessoas fornecerem os dados pessoais na sua página, melhor.

Por esse motivo, não dê opções ao usuário na sua página, tenha apenas uma conversão e sem barra de navegação.

Seu trabalho de análise para melhorar performance fica mais fácil e a chance de a campanha ser eficiente será muito maior.

Seja organizado na divisão das iniciativas

Assim como em qualquer iniciativa que envolva marketing e vendas, é fundamental ter organização para uma melhor eficiência. Entenda bem como funciona a ferramenta e, na hora de configurar, divida campanhas e grupos de anúncios de forma que a hierarquização faça sentido para você.

Um exemplo: é possível ter duas campanhas (casas e apartamentos) e, em cada uma delas, grupos de anúncios diferentes (casas com 2 quartos, casas com 1 quarto, apartamentos com 1 quarto e apartamentos com 2 quartos, por exemplo).

Criar campanhas eficientes de anúncios de imóveis é o primeiro passo para uma boa estratégia de marketing e vendas. Se quiser, podemos auxiliá-lo a criar campanhas muito mais efetivas para a sua empresa. Para saber mais: campanhas de anúncios online de resultados.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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