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7 maneiras de conquistar tráfego para o seu site

10/09/2013 Por: Alexandre Fattori

Muitos profissionais de marketing digital já relataram ter ouvido de empresários que ter um site na web é inútil. De certa forma, dependendo dos objetivos almejados e das ações realizadas, pode até ser verdade (calma, explicarei o ponto de vista). Atualmente, não é preciso convencer ninguém da importância de se ter uma página na web, todos sabem que um site institucional é uma questão de necessidade – se sua empresa não tem, ela não existe – mas isso, por si só, não trará mais clientes para o seu negócio. É essencial divulgar o site para que ele se transforme numa ferramenta útil. Acreditar que ele trará frutos automaticamente quando publicado, sem a devida divulgação, é ser no mínimo ingênuo.

Podemos citar algumas opções de divulgação como as clássicas panfletagem, anúncios, eventos (…) e tantas outras abordagens offline que apesar de positivas, são de difícil mensuração por parte dos empresários e em pleno século 21, saber mensurar quais dos seus investimentos estão dando retorno é uma questão de sobrevivência. Vamos elencar a seguir 7 formas de conquistar tráfego de visitas para o seu site, seja ele um blog, site institucional, e-commerce (…) investindo só o seu tempo (e caso queira uma ajuda profissional, dinheiro também).

1- Foque em long tail

Você já ouviu falar do homônimo livro de Chris Anderson? Se não, corra pois está perdendo uma grande chance de colocar o seu negócio em outro patamar. Resumidamente, se você é um site novo, é difícil concorrer com sites já consolidados em palavras-chave genéricas. Por exemplo, se você é uma loja virtual de vestuário feminino, é muito difícil que consiga um bom posicionamento orgânico na palavra-chave “moda feminina”. Existe muita concorrência, bons profissionais trabalhando nessas palavras-chave e sites já consolidados. O melhor é procurar um nicho de palavras-chave com pouca concorrência, menor procura mas com alta taxa de conversão. Utilize o Google’s Keyword Tool  para descobrir boas long tails e estruture o seu texto com elas.

2- Tenha uma disciplinada produção de conteúdo

Não adianta começar e parar. Além de conteúdo bom, é necessário volume e constância. Seja disciplinado e procure manter horários constantes para produção de conteúdo.

3- Preencha seus artigos e postagens com as meta tags

Depois de todo trabalho com a produção de conteúdo você vai esquecer de realizar está parte tão simples? Otimize seu conteúdo preenchendo as meta title, description e keywords. Você vai começar a conquistar boas posições muito mais rápido.

4- Forneça conteúdo de qualidade

Não adianta ter uma regularidade de produção de conteúdo RUIM. Simplesmente não vinga. Invista o tempo necessário para a produção de conteúdo de qualidade. Pergunte-se; eu perderia algum tempo lendo esse conteúdo? Se sim, ok, você está fazendo a coisa certa, caso não, repense imediatamente.

5- Pense em SEO (Otimização para sites de busca) como uma oportunidade e não como um jogo

Se você acreditar que SEO é um jogo, então você já começou perdendo e não há chances de virar a partida. Produza bom conteúdo e seus visitantes ficarão mais tempo dentro do site e compartilharão seu conteúdo mais vezes. O Google então dará o devido valor para ele. Conteúdo de qualidade também posiciona sua empresa como referência no seu segmento, além de conquistar mais links para a sua página.

6- Cuidado com a taxa de rejeição

Se existe algo que os mecanismos de busca odeiam é a tal Bounce Rate (taxa de rejeição). Verifique suas palavras-chave e procure entender através do seu analytics o que pode estar fazendo o seu cliente ir embora sem explorar seu site.

7- Requisite um artigo/entrevista de especialistas

Você ficará impressionado como especialistas e profissionais se interessam em ajudar e participar de discussões. Requisite sua colaboração e você terá a opinião de um especialista para a produção de um conteúdo de qualidade, isso agregará valor à sua empresa e marca além de reforçar o valor do seu conteúdo aos seus visitantes assíduos.

Por

Alexandre Fattori

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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