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8 erros mais comuns que as marcas cometem nas redes sociais

25/11/2014 Por: Alexandre Fattori

Seja sincero, você acha fácil mensurar o retorno nas redes sociais?

Se a resposta for sim, você faz parte de uma minoria. A maioria das empresas encontra dificuldades em mensurar os resultados obtidos nas redes sociais. Isso acontece por muitos motivos, desde a falta de uma estratégia e planejamento até a falta de tempo para tanto. A seguir vamos analisar os erros mais comuns que as empresas cometem nas redes sociais.

1- Foco na quantidade de fãs/seguidores 

É ótimo quando se tem uma boa base de usuários conectados à sua marca. Mas é inútil se eles não estão interessados em se relacionar com a sua marca, produtos e serviços. Foque em qualidade e não em quantidade. 60% dos usuários do Facebook compartilham informações sobre produtos e marcas, basta você segmentar bem o seu público.

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2- Não postar conteúdo criativo e interessante

É simples, você compartilha ou se envolve com conteúdo comum? Claro que não. As pessoas são bombardeadas diariamente com milhões de anúncios, informações, preocupações (…). A sua empresa deve alinhar conteúdo para a marca e o cliente, resumindo; é preciso conteúdo interessante que reforce os valores da empresa e capte a atenção do cliente. Na teoria é fácil…

3- Não converter visitantes em clientes.

Relacionamento é importante, através dele você torna um usuário em cliente. Mas é preciso uma estratégia para isso. Existem etapas no processo de compra que precisam ser respeitadas. É preciso “alimentar” o lead com conteúdo relevante e personalizado. Apenas 12% das pessoas que veem anúncios de produtos nas redes sociais compram.

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4- Focar em muitos canais sociais

A menos que você tenha um profissional encarregado para administrar a presença da sua empresa nas redes sociais, foque sua atenção em poucos canais onde efetivamente o seu cliente está. Facebook possui mais de um bilhão de usuários, este deve ser o seu principal foco.

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Facebook

5- Não ter uma personalidade social

Se as pessoas consideram seu conteúdo muito genérico e chato, elas são menos propensas a realizar uma compra com você. Sua empresa precisa incorporar seus valores e ter um “rosto” na qual as pessoas possam se identificar e formar uma opinião.

6- Síndrome do EU ME AMO

Se existe algo que acaba com a possibilidade de estruturar um bom relacionamento com os usuários é publicar muito conteúdo de vendas  e auto-elogiar. Não há problema em elogiar seus serviços ou produtos, mas é preciso cuidar para que não seja algo frequente e que venha sempre acompanhado de um embasamento explicando o “porquê”.

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7- Fazer tudo manualmente

O gerenciamento de uma marca nas redes sociais envolve desde o planejamento de conteúdo e revisão constante de estratégia, até o monitoramento e desenvolvimento de relatórios. É preciso ganhar produtividade nos processos menos importantes como postar cada conteúdo nas redes sociais. Existem ferramentas que agilizam essa etapa e auxiliam diversas outras como o monitoramento e produção de relatórios.

8- Não ter uma estratégia

A coisa mais difícil que pode se fazer é buscar sucesso nas redes sociais sem uma estratégia definida. Você precisa saber como deseja ser percebido, estruturar métricas para avaliar seus resultados e monitorar frequentemente se os objetivos estão sendo atingidos.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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