Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

9 segredos para montar uma equipe motivada

30/11/2015 Por: Alexandre Fattori

Um dos elementos de maior impacto na produtividade de uma empresa é contar com uma equipe motivada.

O universo corporativo reconhece que o capital humano é um grande diferencial competitivo e, por isso, é notável a importância de uma gestão com foco em resultados e nas pessoas.

Equipes motivadas são capazes de conquistar excelentes resultados, mas, para tanto, cabe às empresas e aos seus gestores a adoção de algumas políticas e práticas que assegurem a satisfação e o engajamento de todos os colaboradores.

Conheça agora 9 segredos para manter uma equipe motivada!

fidelizacao

1 – Reforce a gestão positiva e lidere pelo exemplo

O estilo de gestão é um fator determinante para a motivação das equipes, sendo essencial que o gestor adote novas posturas e esteja preparado para ser um verdadeiro líder.

Além do conhecimento técnico, é preciso contar com competências comportamentais bem desenvolvidas, tais como maturidade, equilíbrio emocional, humildade, poder de negociação e capacidade de construir relacionamentos produtivos.

É também necessário agir sempre com coerência, ética e imparcialidade, demonstrando entusiasmo, dedicação e engajamento nos objetivos corporativos.

marketing imobiliário

2 – Seja um bom comunicador

A comunicação é outro elemento essencial para a manutenção da motivação entre os colaboradores — o gestor deve ser também um bom comunicador.

Neste sentido, você deve compartilhar informações, esclarecer dúvidas e manter a equipe atualizada e orientada a respeito dos desafios a serem superados.

Reuniões gerenciais são mecanismos importantes para a qualidade da comunicação interna, além dos demais canais, como newsletters, e-mails e, até mesmo, o tradicional mural de avisos.

3 – Crie políticas que incentivem a participação de todos
Outra prática efetiva é estimular a participação de todos os funcionários, através de sugestões e opiniões, programas de inovação e criação de equipes multifuncionais.

Porém, é preciso ouvir ativamente as ideias e valorizar a colaboração da equipe. Essas medidas favorecem o pensamento criativo e o empreendedorismo corporativo, podem gerar projetos inovadores para o negócio ou, ainda, soluções para as atuais dificuldades.

agilidade no trabalho

4 – Cuide do clima organizacional

O ambiente de trabalho exerce também influência na motivação da equipe — cabe ao gestor cuidar da obediência às normas de conduta, além de administrar os conflitos e eliminar comportamentos nocivos que envolvam fofocas, preconceitos ou discriminação.

É fundamental fortalecer e manter o respeito pelas diferenças e individualidades, a complementariedade e a valorização das competências.

relacionamento

5 – Aprenda a delegar responsabilidades

A delegação colabora para o crescimento profissional da equipe, oferecendo novas experiências, responsabilidades e autoridade — ela deve estar fundamentada em critérios justos e na meritocracia. O gestor precisa estar presente, supervisionando e orientando os profissionais para que eles consigam atingir os resultados esperados.

selecione bem o seu empregado

6 – Invista no desenvolvimento da equipe

Investir em planos de desenvolvimento individual é uma ótima forma de manter a equipe motivada, pois eles são construídos através de uma análise de perfil, com base nos talentos, potenciais e limitações de cada profissional.

Essa personalização do treinamento serve para tornar o time ainda mais preparado e competente, impactando diretamente na produtividade e na qualidade das entregas.

7 – Conceda benefícios diferenciados

Os benefícios são sempre alvo de interesse dos profissionais e, atualmente, costumam fazer parte das estratégias de atração e retenção de talentos.

Estabelecer parcerias com academias, assessorias esportivas, restaurantes, livrarias, escolas de idiomas e universidades, são as iniciativas mais comuns.

Entretanto, para que essa prática seja efetiva, é fundamental alinhar os benefícios ao perfil das equipes.

Uma dica interessante é permitir que o próprio colaborador escolha seus benefícios, dentro de um portfólio pré-determinado pela empresa, assim, há mais chances de garantir a satisfação de todos.

8 – Celebre conquistas e datas importantes

Outra ação com foco em gestão de pessoas é organizar eventos internos para celebrar conquistas da equipe e datas importantes para a empresa.

Esses encontros favorecem a integração entre os colaboradores e ainda reforçam a importância da coletividade.

escolha

9 – Realize pesquisas de clima organizacional e ajuste as práticas de gestão
A pesquisa de clima organizacional é bastante útil para mensurar a efetividade da gestão, ou seja, para verificar se os colaboradores estão realmente motivados e engajados.

Após avaliar o resultado da pesquisa você será capaz de perceber quais são as políticas mais valorizadas as práticas que precisam ser ajustadas para garantir uma equipe satisfeita e produtiva.

Quais são os seus segredos para manter a sua equipe motivada? Compartilhe suas experiências com práticas de gestão nos comentários!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog