Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

5 passos para anunciar a venda/aluguel de um apartamento no Facebook

02/07/2017 Por: Alexandre Fattori

Anunciar a venda/aluguel de um apartamento no Facebook pode trazer muito retorno, especialmente por que, ao contrário do anúncio em jornais, portais ou outros veículos de massa, o Facebook permite que o vendedor segmente a oferta para o público adequado.

No entanto, o anunciante precisa estar ciente de que o objetivo principal dos visitantes no Facebook é o entretenimento e, não, a compra de um imóvel. As propagandas estão lá, competindo pela atenção do cliente com seus amigos e familiares. Por isso, é extremamente importante que o anúncio publicado seja chamativo e relevante para atrair o interesse da audiência.

Para saber como anunciar um apartamento no Facebook, é necessário seguir alguns passos:

1. Criar uma Fanpage

Independente se o vendedor for uma imobiliária ou um corretor de imóveis, é necessário criar uma página profissional dentro do Facebook, preferencialmente na opção Negócios Locais e na categoria Imóveis.

Alguns corretores utilizam o perfil pessoal ou até criam um perfil específico para divulgar seus negócios imobiliários, mas não é o ideal: além de limitar as conexões em 5.000 amigos, o perfil é restrito, tem baixo alcance e impossibilita a análise do consumidor e dos resultados.

2. Produzir fotos e vídeos de boa qualidade

As imagens são o principal trunfo no segmento imobiliário e devem ser produzidas com cuidado e qualidade. Não podem ficar escuras, com baixa resolução nem desfocadas. Fotos em 360º e vídeos ao vivo geram bastante engajamento.

O propósito com o uso das imagens é valorizar a oferta, portanto, é indispensável que os ambientes estejam limpos e bem iluminados. Adicionar frases curtas ou bordas de tons contrastantes às fotos e vídeos, ajuda a destacar o anúncio entre os demais.

3. Desenvolver conteúdo e Linguagem

Nas redes sociais, a linguagem é mais curta e informal, de forma a estabelecer proximidade com os seguidores. Entretanto, por tratar-se de um grande investimento, as informações devem ser objetivas, mas bem completas, como cidade/bairro, descrição dos cômodos, condição de pagamento, orientações para agendamento de visita e formas de contato.

Além do anúncio, o Facebook é um campo rico para produção de conteúdo relevante, que ajude o consumidor na jornada de compra. O vendedor pode disponibilizar informações sobre financiamento imobiliário, dicas de decoração ou curiosidades do setor, por exemplo.

4. Segmentar o público

Antes de mais nada, fuja do botão impulsionar!

O botão impulsionar oferece opções muito limitadas de alcance.

Cada imóvel possui características  que ajustam clientes específicos, mas quando você clica em impulsionar uma postagem, você perde o controle sobre quem você deseja impactar.

O direcionamento correto garante economia no custo do anúncio e aumenta a probabilidade de conversão em venda. Talvez não seja interessante, por exemplo, anunciar um imóvel grande, de muitos cômodos, para um jovem casal sem filhos.

As principais segmentações para venda/aluguel de imóveis, são de localização e renda. Assim, já é possível conduzir cada imóvel ao seu potencial comprador. Ainda, é possível segmentar por idade, sexo, interesses, idioma, estado civil, filhos, escolaridade, entre outros.

5. Publicar e analisar os resultados

Ao estabelecer um orçamento e prazo para a veiculação do anúncio, o Facebook já apresenta uma estimativa de alcance. Durante a divulgação, é importante acompanhar o desempenho e, caso seja necessário, realizar edições na campanha.

Embora existam outros meios de divulgação online de imóveis, anunciar a venda/aluguel de um apartamento no Facebook gera, possivelmente, o maior alcance. Estima-se que 8 em cada 10 brasileiros tenham conta no Facebook, logo, a probabilidade de atingir o alvo pretendido é enorme.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog