Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Google ou Facebook, Onde Anunciar?

08/06/2013 Por: Alexandre Fattori

Muitas empresas e profissionais se perguntam onde é melhor investir, Google ou Facebook, e a melhor resposta é; em ambos. Mesmo se você pertencer ao grande mercado de micro e pequenas empresas, que não tem muita verba para investir em marketing, e nem se pode dar ao luxo de fazer “experiências”. Vamos ver, a seguir, o porquê.

Google x Facebook

Existem algumas diferenças entre o Google Adwords e o Facebook Ads. Os anúncios no Google, por exemplo, possuem como trunfo o fato de captarem uma demanda existente, ou seja, a pessoa já sabe o que quer e usa o Google para achar o que procura. Já o Facebook é ótimo para criar e potencializar uma demanda inexistente. Os anúncios no Facebook impactam pessoas, em diferentes estágios da escala de compra, baseado em uma segmentação por perfil. Muitas vezes estas pessoas ainda não “sabem” que precisam de algo até ver o produto, serviço ou a empresa na forma de um anúncio em sua timeline, e enquanto os anúncios do Facebook atingem essas pessoas, mesmo que elas não tenham, de fato, procurado, os anúncios do Google não, ele aparecerá apenas para quem pesquisar sobre um produto ou serviço.

Outro fator importante é que o Facebook permite que você direcione os usuários (que clicaram no anúncio) tanto para páginas externas ao Facebook, como páginas dentro da própria plataforma (timeline, abas, imagens…). Os anúncios do Google por outro lado, só direcionam fluxo de visitas (a não ser que se queira divulgar a sua página do Google+ ou Youtube) para sites “fora” do ecossistema Google.

CPC Google x CPC Facebook

Vale ressaltar que o Facebook, por ser uma mídia que cria demanda, necessita atingir um número maior de pessoas. O resultado é um CPC (custo por clique) consideravelmente mais barato que os do Google. Um outro dado que contribui para um clique mais caro no Google é que o CPC é influenciado, entre outras variáveis, pelo valor que a concorrência dá para o seu próprio CPC no chamado leilão do Adwords. No Facebook você pode dar o lance de CPC sendo que ele não é influenciado pela concorrência, mas pela taxa de cliques (CTR) do próprio anúncio.

Segmentação Google x Segmentação  Facebook

É importante falar também da seleção de público dos anúncios. Enquanto no Google você define palavras-chave na qual o visitante pode usar para pesquisar e encontrar o seu anúncio, no Facebook você define um público-alvo baseado em interesses, região, gostos, características pessoais (…). Se você quiser saber mais sobre como consturir uma boa segmentação, sugiro enteder as chamadas personas.

Lead Google x Lead Facebook

Por fim, o último trunfo do Facebook é que você pode definir uma campanha de anúncios para aumentar a base de fãs na sua página. Você acaba mantendo um relacionamento com esse cliente, ele recebe informações sobre a sua empresa na forma de postagens, aplicativos, campanhas (…) o que gera ganhos no longo prazo para a empresa. No Google a pessoa clica no anúncio, é endereçada para a URL de destino deste anúncio, navega no site e vai embora. Podendo voltar ou não voltar (se você tiver uma campanha de remarketing, a chance de voltar aumenta).

Conclusão

Você deve estar pensando que anunciar no Facebook então é mil vezes melhor do que no Google certo? Não, são mídias complementares. Os resultados dependem do seu objetivo. O Google Adwords funciona muito bem para conversões rápidas, como por exemplo, uma compra em uma loja virtual. O Facebook já funciona muito bem para criar e manter relacionamentos e também é muito eficiente em campanhas e promoções na qual você pode definir um público específico. Por isso, a nossa recomendação é que, mesmo com verba limitada, invista nas duas plataformas. Você pode começar no Google Adwords para captar uma demanda existente e, aos poucos, investir também no Facebook, onde os custos são menores.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog