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5 erros impedem seu site de aparecer na primeira página do Google

26/08/2016 Por: Alexandre Fattori

Você já cansou de ler por ai os” segredos” para fazer o seu site aparecer na primeira página do Google. Agora responda sinceramente: Deu certo?

Se você for igual à maioria, ainda procura ampliar os resultados orgânicos do seu site.

Para receber mais visitas no seu site e transformá-lo em uma poderosa ferramenta para atrair clientes, é preciso otimizá-lo para buscas através de uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization).

Para tanto, sugiro ir direto ao ponto. Foque o trabalho nos 20% que constroem 80% dos resultados. Para começar, uma apresentação de Matt Cutts, engenheiro de qualidade do Google sobre como o Google funciona (para balizar o seu conhecimento sobre o buscador) e depois entraremos no assunto do nosso post.

 

1º erro impede o seu site de aparecer na primeira página do Google: “páginas peso morto” 

Recentemente, Google disse que sites com muitas páginas podem ser ruins para SEO.

O pior é que é cada vez mais comum encontrar sites com muitas páginas fazendo peso no site.

Mas quais são essas páginas?

São páginas de conteúdo de baixa qualidade, categorias do WordPress, páginas de tags, páginas de produtos de e-commerce sem nenhuma venda, páginas de arquivos, páginas com conteúdo defasado, etc.

Encontre, elimine e redirecione estas páginas. Deixe o conteúdo relevante do seu site se destacar.

Para ver quantas páginas do seu site foram indexadas no Google faça um teste.

Digite “site: domínio.com.br” no campo de buscas do Google.

Páginas indexadas no Google

Páginas indexadas no Google

2º erro impede o seu site de aparecer na primeira página do Google: Usar as palavras-chave erradas

Na hora de selecionar palavras-chave, é comum selecionar termos que possuem poucas buscas ou termos que são concorridos demais.

Por isso, antes de selecionar as palavras-chave, faça uma pesquisa usando as ferramentas que estão disponíveis no mercado como, por exemplo, o Google Keyword Planner. Ele mostra o volume de buscas, concorrência, termos correlatos, além de outros dados sobre as palavras-chave que vão te ajudar muito na hora da seleção.

3º erro impede o seu site de aparecer na primeira página do Google: Desleixo no site

A tag <title> no código da página é onde serão inseridas as palavras-chave e esse texto mostrará ao site de buscas e ao usuário o que contém na página.

Erros mais do que comuns são deixá-la em branco.

Quando vazia, os sites de busca preenchem automaticamente com o título do seu site — criando diversas páginas com títulos duplicados (outro erro muito comum e terrível para SEO) e com o nome da sua empresa nos resultados de busca, sem mais indicações sobre o conteúdo.

Para otimizar seus títulos, coloque a palavra-chave da página já no início dele.

A importância do título para a otimização da página pode ser notada na imagem abaixo. Eles se destacam.

Título para Seo

Título para Seo

Outro fator muito comum são os links quebrados. Esse é um sério dano ao seu site.

Utilize ferramentas como Xenu Link Sleuth ou ainda o Screaming Frog para identificar e resolver estes problemas.

Importante lembrar também de tornar suas Meta Description mais atraentes. Afinal, são elas que aparecem nos resultados de pesquisa e o clique ou não no seu site está diretamente relacionado a atratividade delas.

Alguns especialistas, inclusive, apostam que a taxa de cliques de um site nos resultados de busca é um fator de ranqueamento. Portanto, pense bem nas suas Meta Description.

4º erro que impede o seu site de aparecer na primeira página do Google: Imagens sem alt

Essa dica chega a ser chata de tão simples.

Mas é realmente impressionante a quantidade de sites que vai matando seu SEO com milhares de imagens sem alt. Pode ser algo extremamente banal, mas realmente vale a pena ter este cuidado.

Imagens sem texto no atributo alt

Imagens sem texto no atributo alt

5º erro que impede o seu site de aparecer na primeira página do Google: Disponibilizar conteúdo duplicado

Muitas vezes esse erro é cometido sem que o desenvolvedor sequer perceba, mas ter textos duplicados no seu site pode prejudicar sua reputação diante dos buscadores e é mais um erro que deve ser evitado.

Além de redobrar a atenção na hora de criar e disponibilizar os conteúdos, é interessante também fazer uma busca para verificar se algum texto se encontra nessa condição.

Para isso, copie um trecho do conteúdo que você quer verificar, vá aos sites de busca e pesquise-o entre aspas — para que o buscador encontre apenas frases idênticas — e veja se aparecem resultados duplicados.

Para evitar esses erros de SEO, ter o auxílio de uma agência especializada é essencial.

Dica bônus: Tenha um site responsivo e cuide da velocidade do seu site!

Como você deve saber, um site responsivo consiste em uma página capaz de se adaptar automaticamente a diversos formatos de tela.

Em alguns mercados, o volume de visitas provenientes destes dispositivos corresponde a mais de 50%.

Além disso, os buscadores, sempre buscando o melhor para o usuário, dão preferência aos sites que entregam melhores experiências ao usuário e, para isso, velocidade e responsividade são simplesmente essenciais.

Na imagem abaixo, para ilustrar a importância do tempo de carregamento de página, o gráfico nos mostra que quanto menor a velocidade de um site, pior será a sua posição no Google.

Calcule a velocidade do seu site aqui: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

Velocidade do site interfere na posição no Google

Velocidade do site interfere na posição no Google

Conclusão

Eu garanto que se você evitar os erros levantados no artigo, ou corrigi-los agora, irá experimentar um crescimento de tráfego orgânico. Seo é uma tarefa que envolve planejar, fazer, revisar e reagir (PDCA) e deve estar internalizado na empresa. Com esta prática, os resultados crescerão e serão sustentáveis. Uma dica final: veja o estudo de caso do site Backlinko e como ele conseguiu aumentar fantasticamente o tráfego de um site apenas realizando estas ações citadas acima:http://backlinko.com/seo-checklist

Aumento de tráfego orgânico: estudo de caso

Aumento de tráfego orgânico: estudo de caso

 

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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