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Saiba quais são as as estratégias de venda das grandes imobiliárias

03/10/2016 Por: Alexandre Fattori

O mercado de imóveis é muito importante para a economia brasileira. Essa realidade traz consigo uma característica marcante para o setor: a alta competitividade. As empresas e os profissionais do ramo precisam apostar em diferenciação, caso contrário, não conseguirão bons resultados no final do mês.

Dentro desse contexto, é preciso adotar as táticas certas para atrair e conquistar os clientes. Quer conhecer algumas das mais eficientes? Então, leia o conteúdo que preparei a seguir e saiba quais são as estratégias de venda das grandes imobiliárias. Confira:

Utilização de tecnologia é essencial para as estratégias de vendas

Uma das melhores e mais modernas estratégias de venda das grandes imobiliárias é a adoção da tecnologia em seu dia a dia. E isso inclui todos os processos, indo desde a administração de informações até o contato efetivo com o público.

Os corretores, por exemplo, conseguem estar disponíveis quase em tempo integral, pois fazem uso de diversas linhas de celular e aplicativos de comunicação, como o WhatsApp. O gerenciamento de dados também é favorecido com a adoção de sistemas de gestão, como um CRM (Customer Relationship Management — Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Os portais imobiliários ou classificados online de imóveis também são uma alternativa conveniente e vantajosa, pois ajudam a imobiliária a exibir o seu portfólio diretamente aos interessados, sem que eles precisem sequer sair de suas casas.

Investimento em marketing digital

O marketing imobiliário digital é uma forma eficiente e barata de divulgar os serviços das empresas de qualquer área do mercado. No setor imobiliário, essa estratégia pode ser ainda mais interessante, pois quase todo mundo que vai comprar, alugar ou vender faz uma pesquisa nos sites de busca antes de fazer uma proposta.

Tudo começa com um bom site. Ele serve como referência e ajuda a imobiliária a divulgar não apenas seus serviços, mas também o portfólio e até a própria loja física. Para ficar mais bem posicionado nas pesquisas dos clientes, é essencial usar boas palavras-chave e criar conteúdo relevante relacionado ao setor.

As redes sociais também são muito importantes. Criar uma fan page da empresa no Facebook, por exemplo, é imperativo. Com ela, você pode responder perguntas de clientes e anunciar suas propriedades. O Instagram também está crescendo no Brasil e, por ser baseado em fotos, pode ser uma ótima oportunidade de divulgar os pontos positivos dos imóveis disponíveis para venda ou para locação.

Adoção de técnicas de venda

Corretores precisam ser, acima de tudo, excelentes negociadores. Por isso, eles devem conhecer e praticar as melhores técnicas de vendas do mercado. É necessário que tenham habilidade para desenvolver um ótimo diálogo com os clientes, pois é justamente na conversa que as pessoas revelarão dicas importantes do que efetivamente desejam.

Desde a abordagem inicial, é preciso ter a atitude correta. Anotar os dados e enviar uma apresentação da empresa são um excelente começo. O ideal é perguntar e investigar todas as necessidades, os interesses e os desejos dos compradores em relação ao futuro imóvel. Depois, é preciso elaborar todos os argumentos possíveis e abordar os benefícios da propriedade. É indispensável manter essa linha de raciocínio até o fechamento.

Livros sobre psicologia humana, cursos específicos na área, palestras, apresentações e fóruns sobre o mercado imobiliário na internet podem ser fontes valiosas de aprimoramento no que tange técnicas de vendas.

Realização de pesquisas de mercado

Pouca gente sabe, mas pesquisas de mercado estão entre as principais estratégias de venda das grandes imobiliárias. Elas ajudam a entender o público e fornecem informações valiosas sobre o setor, sobre os clientes e até sobre a concorrência, compreendendo melhor as dinâmicas do mercado e os fatores chave do sucesso.

Isso pode ser feito utilizando os cadastros da empresa, identificando dados importantes como gênero, profissão, faixa etária, geolocalização, preferências de bairros, frequência de compra, valores e tipos de propriedade com mais saída para venda ou locação.

Também é possível desenvolver um roteiro básico de perguntas, que podem ser feitas por meio do seu site, das redes sociais ou até mesmo para as pessoas que buscarem a loja física. Elas devem ser simples e imparciais, não criando nenhum tipo de dificuldade de entendimento junto aos entrevistados.

Essas são algumas das estratégias de venda das grandes imobiliárias! Pretende aplicar alguma? Acesse e saiba como podemos ajudar: www.altgrupo.com.br/imobiliarias

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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