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As principais tendências de marketing digital

11/12/2015 Por: Alexandre Fattori

Conheça as principais tendências de marketing digital e tome a dianteira. Confira!

1 – Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo, apesar de não ser um conceito novo, ganhou muita força no marcado brasileiro em 2015 e deve continuar como tendência demarketing digital em 2016.

Essa estratégia de marketing consiste em, basicamente, gerar conteúdo de qualidade e que agregue valor focado no seu público-alvo.

Isso geralmente envolve a produção de blog posts, vídeos, podcasts e ebooks. Dessa forma, é possível que você crie autoridade progressivamente e conquiste a confiança dos seus leitores.

Outro ponto importante que merece destaque é que esse método também ajuda a trazer mais visitantes orgânicos para o seu site e seu custo de implantação é relativamente baixo.

2 – Mobile marketing

Os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, já são responsáveis pela grande maioria dos acessos à internet no mundo todo e no Brasil não é diferente.

Portanto, estruturar campanhas focadas nesses dispositivos é fundamental e uma forte tendência de marketing digital para 2016

Para que essa estratégia seja colocada em prática com eficiência é extremamente relevante possuir um site responsivo, ou seja, um site que se adapta a diferentes telas, como computadores e celulares.

O próprio Google, a partir desse ano, começou a punir sites que não possuam essa característica.

Outra alternativa mobile que deve ser explorada é o desenvolvimento de aplicativos para Android, iOS e Windows Phone.

escolha a rede social

3 – Instagram

O Instagram já é uma das maiores redes sociais existentes atualmente. Segundo a própria rede, mais de 40 bilhões de fotos já foram postadas, aproximadamente 80 milhões novas são publicadas todos os dias e são dados 3,5 bilhões de likes diariamente. Números impressionantes, não é mesmo?

Em 2015, o Instagram começou a permitir que empresas façam anúncios pagos.

Estes anúncios são postagens que devem aparece para alguns usuários que não são seguidores do seu perfil, para aumentar o alcance das publicações.

Certamente essa será uma das maiores tendências de marketing digital para o ano que vem.

Ainda não são muitas as empresas que estão adotando essa estratégia, mas, dado o tamanho dessa rede social, isso pode se tornar fundamental para o sucesso.

Filtros Instagram

Filtros Instagram

4 – Automação de marketing

A automação de marketing, assim como o marketing de conteúdo, não é nenhuma grande novidade, mas sua utilização, bem como suas atribuições e ferramentas, estão crescendo progressivamente a cada ano.

Uma ferramenta de automação de marketing permite mecanizar todo o processo de comunicação com sua base de contatos de forma rápida, personalizada e facilmente escalável.

Entender exatamente qual é o interesse da sua lead permite que você faça um diagnóstico claro do estágio em que ela está no funil de vendas, possibilitando que você envie o conteúdo certo na hora certa.

Começar a se planejar agora para o ano que vem é fundamental para que, antes do carnaval (que para muitos é quando o ano realmente começa) ou até mesmo antes, você já tenha conseguido estruturar e colocar em prática todas as estratégias citadas.

Você vai adotar alguma dessas tendências de marketing digital? Compartilhe nos comentários suas dicas e experiências no assunto!

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Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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