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As três principais métricas web analytics para avaliar o seu site.

30/09/2013 Por: Alexandre Fattori

Não existe mais nenhuma dúvida sobre a importância de um site. Hoje, toda empresa possui um, ou, está desenvolvendo um. Mas não basta apenas ter um site com endereço, apresentação da empresa,  seus produtos ou serviços (…).

Toda empresa deve possuir alguns objetivos e com foco neles, traçar estratégias para alcança-los. A seguir, elencamos 3 métricas importantes para você acompanhar, no seu web analytics, o desempenho do seu site.

Sessões: Cuidado quando analisar alguns web analytics no que se refere a sessões. A forma de organização pode gerar interpretações erradas. A maioria computa sessões únicas de forma isolada. Para ilustrar, um exemplo; se Fernando pesquisar o site na segunda, por dois momentos diferentes, será computado como um visitante diário único.

Se pesquisar na segunda e na terça, será computado como 2 visitantes diários únicos. Isso nos leva a salientar que se você analisa um período maior do que um dia, visitantes diários únicos é uma métrica inválida.

O mesmo vale para visitantes únicos semanais . Exemplo; Fernando fez 3 visitas ao site durante uma semana; na quarta, quinta e sexta. Este será computado como um visitante semanal único. Mas se Fernando visitar duas vezes em uma semana, e três vezes em dias diferentes da semana seguinte. Ele será computado como 2 visitantes semanais únicos.

Mas não se apavore, alguns web analytics como o Google Analytics, fornecem visitantes únicos absolutos como padrão.

dominio

dominio

Duração média da visita: É uma métrica muito importante, mas cabe um ressalva.

O tempo que o visitante fica na página é medido quando ele clica em outra página do site (saindo da página a qual ele estava). Ou seja, se ele abriu a página produtos, tomou um café, foi no banheiro, voltou e clicou, sem ler quase nada do conteúdo da página produtos, em outra página do site, será computado que ele ficou 15 minutos com ela aberta.

E essa duração de visita irá “infectar” a métrica, elevando o tempo médio de duração de visita na página.

Outro problema, o web analytics não tem idéia de quanto tempo o visitante passou na última página do site já que ele não clica em outra página do site (o que fornece aos web analytics a informação que o visitante saiu da página).

planejamento estratégico

faltou planejamento

Taxa de rejeição (Bounce Rate): Uma das mais importantes se não a mais importante métrica para se avaliar a “saúde” de um site.

A taxa de rejeição é a métrica que computa o percentual de visitantes que entraram e saíram de um site sem clicar em nenhuma outra página.

Blogs são os únicos na web que possuir uma taxa de rejeição maior é algo natural. Isso porque os leitores acessam a página, leem o último post e vão embora.

Algumas dicas interessantes para utilizar melhor essa ferramenta é cruzarem informações da taxa de rejeição com outras métricas.

Você pode, por exemplo, pesquisar a taxa de rejeição das 10 principais palavras-chave, assim, se uma palavra-chave que lhe fornece muita visita está com uma taxa de rejeição alta, talvez você esteja otimizado para palavras erradas, repense o conteúdo do seu site.

Outra ideia é ver a taxa de rejeição dos 5 sites que mais lhe fornecem visitas (sites de referência).

Recentemente a Adobe fez uma pesquisa com profissionais de marketing e a conclusão foi alarmante.

Segundo a empresa, mais da metade dos profissionais da área não tem ideia do que estão fazendo. Ela então resolve mostrar o que acontece quando não se avalia direito as métricas de uma campanha. Assista o vídeo aqui.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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