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Será que seu site está atraindo clientes?

22/03/2018 Por: Altgrupo

O objetivo de qualquer estratégia de comunicação consiste na atração de clientes, afinal são eles que trazem recursos para o seu negócio. Com um site, não poderia ser diferente.

Para começar, é necessário entender que a quantidade de visitantes nem sempre é proporcional à quantidade de clientes que o site traz. Isso quer dizer que se o site não estiver adequado à persona e ao objetivo da empresa, é bem provável que atraia tráfego desqualificado, ou seja, com baixa probabilidade de conversão.

Algumas empresas mantêm páginas profissionais simples, apenas como um portfólio de produtos e serviços, enquanto outras têm sites robustos, com produção periódica de conteúdo e boxes para cadastro. Qual deles atrai mais clientes? Depende do seu objetivo e de quem são os seus clientes.

Conheça as 10 características de um site atraente e identifique se o seu site está atraindo clientes!

#1 Carregamento rápido

Seu site tem carregamento rápido ou demorado?

Estima-se que 25% dos visitantes abandona uma página se ela demora mais de 4 segundos para carregar.

Teste AQUI a velocidade do seu site.

#2 Site intuitivo

Como é a usabilidade do site?

Um dos piores erros em um site é a navegação difícil. O usuário deve ser capaz de encontrar imediatamente o que procura.

#3 Conteúdo relevante

Você produz conteúdo?

A disponibilização de conteúdos e materiais relevantes faz com que o cliente interessado em determinado tema chegue até você.

#4 Otimização SEO

Seu site está otimizado para SEO?

As técnicas de SEO contribuem para o melhor posicionamento do site nos motores de busca. Devem ser incluídas na estrutura do site e também nos textos publicados, com uso correto das palavras-chave.

#5 Estímulo à interação

O site estimula o relacionamento com os visitantes?

Espaços para interação, solução de dúvidas e comentários são bem vistos pelos visitantes de um site. Enquetes, testes e compartilhamento em redes sociais também incentivam a participação e atraem muitas pessoas.

#6 Provas sociais

Você divulga os depoimentos de clientes?

Relatos reais de clientes geram identificação, credibilidade e transmitem segurança aos futuros consumidores.

#7 Foco na conversão

Há landing pages no site?

Páginas de conversão com textos persuasivos ajudam o cliente a avançar na jornada de compra. Oferecer conteúdos gratuitos e explorar os formulários de captura para geração de leads são ótimas maneiras de atrair clientes.

#8 Layout do site

É um site visualmente atraente?

Propõe oferecer o layout mais bonito e funcional, com facilidade de uso, leitura e conversão, seguindo técnicas de disposição de textos, elementos, cores e imagens de alta qualidade.

#9 Otimização mobile

Está otimizado para dispositivos móveis?

A otimização mobile é um dos critérios de maior peso para ranqueamento do site nos motores de busca. Trata-se da configuração para que os usuários consigam ter a melhor experiência de navegação em qualquer dispositivo – smartphone, tablet ou computador.

#10 Taxa de rejeição

Qual a taxa de rejeição do site?

É o resultado entre a quantidade total de visitantes versus a quantidade de visitantes que saíram dele sem executar nenhuma ação (clique, acesso a outra página etc). Esse indicador depende muito da estrutura e do objetivo do site – por exemplo, blogs com textos sem CTA tendem a um alto índice de rejeição mesmo que os visitantes tenham lido toda a página, simplesmente por não indicar ação.

Para saber efetivamente se seu site está atraindo clientes, você precisa mensurar os resultados – o que só é possível com a análise de algumas métricas. A ferramenta mais utilizada para avaliar o desempenho de um site é o Google Analytics. Conheça a AARRR!

Métricas do Pirata

Não, você não leu errado, estamos falando mesmo daquele ladrão de navios que usa tapa-olho. O termo “métricas do pirata” refere-se ao acrônimo AARRR, que lembra o grito de um pirata.

Também conhecida como Métrica do Funil de Vendas, a AARRR é indicada para startups que desejam mensurar cada etapa do ciclo de vida de um cliente. No entanto, são métricas que podem ser utilizadas por empresas de qualquer porte para analisar, de forma bem simples, se o site está atraindo clientes.

Aquisição

Pelo Google Analytics, você pode avaliar quantos novos visitantes você atraiu para o seu site. Em “Origem do Tráfego”, você também pode verificar qual canal levou esse visitante ao seu site – busca paga do Google (Adwords), busca orgânica, redes sociais etc.

Ativação

Aqui, você identifica quais visitantes têm potencial de conversão, ou seja, de todos os novos visitantes, quantos deles demonstraram interesse por meio do cadastro na newsletter ou pela visita de alguma página específica.

Receita

Essa métrica sugere analisar quanto de retorno financeiro você obteve com o site. Dos visitantes “ativados” ou que tornaram-se leads, quantos realizaram uma conversão e qual foi a receita obtida com ela? Se você tem uma loja virtual, você pode mapear as etapas até o fechamento do pedido; se o site motivou uma ligação ou a solicitação de um orçamento, faça com que esta ação possa ser mensurada.

Retenção

Um cliente fidelizado é o melhor resultado de uma ação de marketing, especialmente porque ele chega a custar até 5 vezes menos do que um novo cliente. Fique atento para considerar a métrica de “Visitantes de Retorno” no Google Analytics. Além disso, você pode configurar opções de Remarketing, filtrando as pessoas que já realizaram uma compra.

Referência

Quando a empresa consegue oferecer uma experiência inesquecível, o cliente torna-se seu promotor voluntário – ele sente-se motivado a divulgar sua marca espontaneamente. Para obter esse dado, avalie as métricas de compartilhamento nas redes sociais e monitore ações como “indique um amigo”.

De maneira geral, conclui-se que um site é considerado atraente quando é rápido, fácil, oferece conteúdos relevantes e estimula a conversão.

Seu site contempla todas essas características? Será que seu site está atraindo visitantes ou clientes? Compartilhe conosco nos comentários!

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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