Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Como aumentar a produtividade da equipe

16/02/2016 Por: Emilia Fattori

Há muito tempo venho pesquisando sobre a importância da relação entre uma liderança consistente e o aumento da produtividade da equipe de trabalho.

O ato de liderar requer habilidades que vão além das qualificações profissionais do gestor, é preciso também dominar aspectos relevantes sobre o comportamento humano, a fim de compreender melhor as pessoas e, dessa forma, encontrar ferramentas que aumentem a produtividade e as levem a um desempenho de alto nível, o que será benéfico para todos.

Na postagem de hoje, vou enumerar algumas dicas valiosas que ajudarão na busca por um aumento de produtividade:

Busque conhecer profundamente a sua equipe

Essa é uma dica que pode parecer fácil na teoria, mas que, na hora de aplicar, apresenta algumas dificuldades.

Conhecer os membros que fazem parte da sua equipe de trabalho depende de vários fatores, sendo o principal deles a proximidade do líder com esse determinado grupo.

Uma aproximação feita de maneira adequada, respeitando sempre os limites hierárquicos, facilita a vida do gestor na hora de analisar o desempenho de cada profissional, valorizar os pontos fortes e encontrar maneiras de melhorar os pontos fracos.

Esse tipo de situação permite para ambas as partes um feedback mais próximo da realidade e um aumento da produtividade por meio de medidas simples.

Construa uma estrutura organizacional que facilite a vida das pessoas

A criação de uma estrutura organizacional sólida é um dos grandes dilemas para os gestores.

Muitas vezes, algumas ideias não dão certo e há um descontentamento geral sobre fatores como ambiente laboral, valorização profissional, ferramentas de trabalho etc.

Eu defendo que uma das formas mais simples e eficazes para evitar e solucionar problemas dessa ordem é realizar reuniões periódicas (delimitando um número máximo de reuniões mensais) com os funcionários, a fim de identificar as demandas mais urgentes e, dessa maneira, encontrar as soluções mais rápido.

A partir do momento em que os problemas são facilmente identificados e solucionados, a produtividade aumenta gradualmente, já que as pessoas ficam mais confiantes e, consequentemente, o ambiente de trabalho se torna mais agradável.

equipe

Aumente os desafios e a produtividade

O aumento da produtividade também requer um pouco de ousadia e, nesse caso, podemos aplicar essa máxima com eficácia, já que a monotonia é um dos maiores inimigos da produtividade.

A criação de uma rotina que impossibilita o desenvolvimento pessoal e profissional desmotiva os funcionários.

Inclusive, eu acredito que esse é o fator principal que leva muitas pessoas a largarem empregos estáveis e com boa remuneração para  se aventurarem em negócios próprios ou em outras formas de trabalho tidas como mais arriscadas.

O ser humano precisa de desafios para ficar confiante e motivado. Além disso, essa é uma ótima chance para observar o real potencial dos funcionários, identificar possíveis novas lideranças e ver quem realmente “veste a camisa” da empresa.

Tenho certeza que a aplicação dessas dicas vai favorecer muito para aumentar a produtividade da sua equipe, independente da área de atuação da sua empresa.

Se tiver mais alguma dúvida, entre em contato conosco para saber como podemos auxiliar.

Emilia Fattori
Sobre o Autor

Emilia Fattori

Graduação em psicologia pela Pucrs. Pós-graduada em marketing pela ESPM-RS. Consultora credenciada ao SEBRAE desde 2000 nas áreas de planejamento estratégico, marketing e gestão de pessoas. Experiência de mais de 20 anos em empresas familiares. Sócia da Altgrupo.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog