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Como aumentar a sua lista de emails com o robô do Messenger do Facebook

21/11/2018 Por: Altgrupo

Você tem usado o robô do Messenger do Facebook para falar com os seus clientes? Você tem imaginado em como criar uma lista de emails utilizando o seu robô?

Neste artigo você irá aprender a como automatizar a captura de endereços de email (e outras informações do seu interesse) no serviço de email de sua escolha.

#1 Configure uma lista e uma mensagem de boas vindas no seu serviço de email

Com alguns poucos passos e integrações, você pode começar a utilizar o seu robô do Messenger para agregar emails a sua lista. Este artigo mostra como configurar o este processo usando a versão Pro do Manychat e o serviço de email marketing da sua escolha.

Para começar, faça login no seu serviço de email marketing. Depois, você precisa criar uma lista onde irá adicionar os emails do robô do Messenger e automatizar a mensagem que você queira que as pessoas recebam quando forem adicionadas à sua lista.

Neste exemplo estaremos usando Mailchimp, que oferece uma versão grátis. Se você está utilizando um outro serviço de email marketing, adapte esses passos gerais para criar uma lista e automatizar uma mensagem no seu provedor, depois pule para a etapa #3.

Crie uma lista para inscritos

Primeiro você irá criar uma lista, a qual você irá adicionar inscritos do robô do messenger. No Mailchimp clique no botão  “Listas” no topo da página principal e depois clique em “Criar listas” no lado direito da tela.

 

 

Siga os passos para criar a sua lista e clique salvar quando estiver pronto.

Configurando uma mensagem de boas vindas

Uma vez que você criou uma lista, você irá querer configurar uma mensagem de boas vindas automatizada. Esta mensagem pode ser desde uma mensagem de confirmação de cadastro até uma mensagem que entrega um imã de leads ou mesmo um mini-curso.

Na tela inicial do Mailchimp, clique no botão “Criar campanha”.

 

 

Na janela de pop-up, selecione email.

 

 

Na tela seguinte, clique no botão “Automação” e selecione “dê as boas vindas a novos inscritos” na opção das listas.

 

 

Depois você irá selecionar qual tipo automação de mensagem de boas vindas você irá querer enviar. Não há resposta errada ou certa aqui. A escolha deve ser feita em cima de qual expectativa os seus inscritos têm. Essas são as opções:

  • Mensagem de boas vindas é uma mensagem que cumprimenta o seu inscrito na sua lista e talvez envia alguma dica para o seu lead.
  • Série de integração é quando você tem muito a dizer para o seu inscrito mas não quer despejar uma série de informações de uma única vez.
  • Série de educação é excelente para entregar minicursos, e-cursos e/ou uma série de dicas e macetes via uma série de emails.

Decida qual estilo é o melhor para você e selecione a lista que você acabou de criar do menu drop-down.

 

 

A partir daqui você deve desenvolver o email ou a série de emails a partir da opção que você escolheu.

Quando você terminar de configurar a sua mensagem de boas vindas, o próximo passo dependerá de qual provedor de email marketing você usa. Se você está usando a integração  do próprio Mailchimp prossiga para o passo #2. Se você está usando um provedor de emails diferente, pule para o passo #3 para amarrar tudo isso com uma ferramenta inteligente chamada de Zapier.

#2 Conecte o Mailchimp com o seu robô criador de mensagens

Se você está usando Mailchimp, a integração embutida no sistema, facilita a conexão com o Manychat. Depois disso você configura o seu robô do messenger para perguntar e capturar os emails dos usuários.

Crie um ambiente customizado para os emails no Manychat

Primeiro, faça login na sua conta do Manychat e clique no botão configurações à esquerda .

Clique em customizar campos na barra de menu superior e então clique em novo campo para criar um campo customizado que salva o endereço de email dos inscritos.

 

 

No pop-up que irá abrir, digite o nome para o seu campo customizado (exemplo: Email de usuários) e selecione text no menu drop-down. Depois clique criar.

 

 

Configure a integração do Mailchimp com o  Manychat

No botão configurações na esquerda, selecione integração no menu superior. Depois clique em conectar conta do Mailchimp.

Nota: Se você não visualizar a opção Mailchimp, pule para o passo #3.

 

 

Depois, você é solicitado para fazer login na sua conta do mailchimp.

 

 

Na seção de integração do mailchimp, clique no campo de email e selecione no campo customizar onde você criou a captura de endereço de email. Este passo finaliza a integração do Manychat com o Mailchimp.

 

 

Configure o seu robô para solicitar e capturar o endereço de email

Agora que você já conectou o Mailchimp com o Manychat, o próximo passo é navegar na aba fluxo do Manychat. No canto superior direito da página, clique em criar novo fluxo.

 

 

Não esqueça de colocar um título no seu fluxo para que você possa se organizar e localizá-lo facilmente no futuro.

 

 

Na sua nova mensagem automatizada, crie sua primeira mensagem ou tantas mensagens necessárias para qualificar o seu lead. Quando você estiver pronto para pedir o email do seu lead, adicione o “user input”, que é uma usabilidade do Manychat Pro.

 

 

No pop-out para editar a função de user input, selecione email na opção de resposta, o que irá ajudar o Facebook a auto popular o endereço de email no chat. Tudo o que os usuários terão de fazer é clicar no email carregado ou digitar um email alternativo se desejar.

Para capturar este dado corretamente, crie uma resposta customizada. Abaixo do salvar resposta em um campo customizado, selecione o campo customizado criado anteriormente para salvar o endereço de email dos seus inscritos.

 

 

Para fazer a conexão do Manychat para o Mailchimp uma vez que alguém confirmar o seu endereço de email, você precisa criar uma ação. No campo “actions on successful input”, clique ação.

A ação que você irá escolher depende de qual serviço de email marketing você está utilizando. Para o Mailchimp, use “Mailchimp actions” na lista.

 

 

Depois selecione a lista onde você quer que o email do inscrito seja adicionado para que essa automação seja completada. Lembre-se, esta é a lista que  você criou no seu provedor de email marketing no passo #1.

É isso! O seu fluxo do Manychat pode ser publicado e os emails dos inscritos serão enviados para a lista do seu servidor de email marketing.

#3 Conecte um serviço de email marketing ao seu robô de mensagens com o Zapier

Se você não tem acesso ao painel de integração do Mailchimp ou quer usar um diferente serviço de email, você pode utilizar o Zapier para realizar a configuração.

Zapier é um auxiliar de intermediação entre diversos apps, e tem uma versão grátis. Você pode utilizá-lo em diferentes integrações do Manychat com diversos CRMs, diversos serviços de email marketing, Google Docs, entre outros. É uma ferramenta interessante para deixar o seu robô mais inteligente sem precisar saber uma linha sequer de código. É bem possível que o Zapier tenha integração com a ferramenta de email marketing da sua escolha.

Configurando o seu robô de mensagens para solicitar e capturar endereços de email de seus usuários

Primeiro, você precisará criar um fluxo de mensagens no Manychat. Navegue pela aba de fluxo localizada na esquerda e clique em novo fluxo no canto superior direito.

 

 

Adicione um nome para o fluxo para que você possa organizar e localizar no futuro.

Agora crie a sua primeira mensagem ou o número de mensagens necessário para qualificar o seu lead. Quando você estiver pronto para solicitar o endereço de email dos inscritos, adicione o “user input”, que é uma característica do Manychat Pro.

 

 

No pop-up do “user input”, selecione email para tipo de resposta, o qual ajudará o Facebook a auto popular o endereço de email do inscrito no chat. Tudo o que o inscrito terá de fazer é clicar no endereço de email para confirmar ou digitar um endereço de email alternativo.

Para capturar o dado corretamente você precisa criar uma resposta customizada. Abaixo do salvar resposta em um campo customizado, entre um nome para o novo campo customizado para que você possa facilmente acessá-lo no futuro. Eu coloquei o nome do meu como “Endereço de email”.

 

 

Para fazer essa integração entre o Manychat e o Zapier, e finalmente com o seu serviço de email marketing, clique em ação. No menu selecione “Trigger Zap”.

 

 

Na caixa de texto, coloque um nome para o seu zap. Depois finalize criando a sua mensagem.

 

 

Conecte o seu robô ao seu serviço de email marketing via Zapier.

Agora que você criou os elementos mais importantes no seu fluxo do chat, o próximo passo é logar na sua conta do Zapier. Na página principal, clique no botão “Make a zap!”

 

 

Na página seguinte escolha o aplicativo de origem. O aplicativo de origem é onde a ação é originada. Em outras palavras, é o ponto A dos seus dados que você quer enviar para o ponto B. Neste caso, o aplicativo de origem é o Manychat. Se você não usou o Manychat como aplicativo de origem ainda, você precisa procurar por ele na barra de pesquisa.

 

 

Agora você irá selecionar o zap trigger. Clique em mostrar opções diferenciadas no final da lista e selecione novo evento “trigger a zap”. Depois clique em salvar + continuar.

 

 

Agora você será solicitado a conectar ou adicionar a sua conta do Manychat. Isso permite que o Zapier se comunique com o Manychat e vice-versa. Aqui é onde a diversão começa! Para o evento, selecione a ação Trigger zap que você acabou de criar no fluxo do Manychat.

 

 

Uma vez que essa parte do zap é configurada, você pode testá-la. Não se preocupe se o teste retorne como não sucedido. Isso geralmente significa que não há dados suficientes para o teste. Vá para o próximo passo e adicione um passo de ação.

Esse novo passo de ação é a integração do Zapier com o seu provedor de email. Na caixa de pesquisa, procure e selecione o seu provedor de email. Para este exemplo, estamos utilizando contato constante.

Na próxima página, selecione criar contato. Se você estiver utilizando um serviço de email diferente, este passo pode ter algumas pequenas diferenças.

 

 

Agora  você precisa conectar os pontos e selecionar os dados do Mailchimp e Manychat nos campos dentro do Zapier. Assim é como você cria o caminho de dados dentro do Manychat que será colocado dentro do seu serviço de provedor de email.

Pela lista no menu drop-down, selecione a lista que você criou no seu provedor de email (passo #1). Para email, selecione selecione o campo customizado que você criou no Manychat para salvar as respostas.

Os próximos itens da lista são opcionais, mas os dois primeiros (lista e email) são obrigatórios para que a conexão funcione corretamente.

 

 

Depois de clicar em continuar, você tem a opção de rodar um teste opcional. Este teste irá retornar com erro, pois ninguém ainda fez o caminho que foi criado. Então, se você realmente quer realizar um teste, você precisa fazer todo o caminho como usuário, no fluxo do seu chatbot. Assim seu teste irá ser bem sucedido. Se você não quiser realizar este passo, clique em finalizar.

 

Agora só falta um passo. Ative o zap clicando no botão e deixando na posição on!

 

 

Com isso o seu Manychat está conectado com o seu provedor de email via Zapier.

Agora você pode entrar no fluxo e ver se tudo está funcionando corretamente. Este é um ótimo momento para desbravar as várias ferramentas de crescimento que o Manychat oferece: comece a convidar novas pessoas para se inscrever no seu chatbot, ou envie broadcasts para os cadastrados convidando-os para explorar o novo fluxo.

Conclusão

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos no Facebook Messenger, este é um dos melhores lugares para se conectar com a sua audiência. Mas você deve ter cuidado ao construir o seu marketing em terreno alugado. Em outras palavras, você deve ser proprietário dos seus dados. Dessa maneira, se alguma coisa acontecer com o Facebook ou com o Facebook Messenger, você pode levar a sua lista para outro lugar ao invés de ter de começar novamente.

Esta é apenas uma das razões que  capturar informações de usuários como endereços de email é uma ótima ideia. Embora a taxa de cliques e abertura de emails seja inferior a taxa de abertura do Facebook Messenger, ainda pode fazer muitas coisas melhores. Desde enviar mensagens mais completas e formulários para mini-cursos e automação, email é ainda uma grande ferramenta para a sua estratégia de marketing.

Combinar o poder dos robôs com os resultados provados do email marketing faz muito sentido para o seu marketing.

 

Texto traduzido de Social Media Examiner

 

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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