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Como calcular o ROI das suas estratégias de marketing digital

06/09/2016 Por: Alexandre Fattori

Com inúmeras possibilidades dentre as estratégias de marketing digital, se torna fundamental saber como calcular o ROI.

Embora alguns profissionais ainda relutem um pouco, somente assim podemos entender se as ações escolhidas estão ou não no caminho certo.

Antes de mais nada, a sigla ROI vem do termo em inglês Return on Investment, que nada mais é do que o retorno que a uma empresa teve a partir do investimento que foi realizado.

Calculando o ROI

Calculando o ROI

Como calcular o ROI

O cálculo básico é simples: ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento.

O grande problema é que o real cálculo sobre o retorno depende de uma série de análises, e é nesse momento que aqueles empresários que relutam um pouco podem se prejudicar.

Caso uma campanha de marketing digital não tenha metas muito bem definidas e um acompanhamento feito de perto, existe uma grande chance de falhar.

Metas

Metas

Definindo suas metas

A primeira etapa do cálculo do ROI é conhecer claramente suas metas. E, veja, não são poucos os objetivos possíveis mediante uma campanha digital.

Veja abaixo algumas delas:

  • Aumentar as visitas do site;
  • Aumentar as vendas;
  • Aumentar o número de leads;
  • Aumentar o número de seguidores.

O mais importante é que esses objetivos sejam claros e adaptados para números reais.

  • Aumentar as visitas do site em 200%;
  • Aumentar as vendas em 20%;
  • Aumentar o número de leads em mil;
  • Aumentar o número de seguidores em 5 mil.

Definindo seu budget

O segundo passo é definir quanto você quer gastar com investimentos.

É importante ressaltar que, no início de um projeto, naturalmente, é preciso investir um pouco mais.

Conforme seu projeto vai tomando forma, vira uma máquina que funciona com menos dinheiro e mais acompanhamento.

Interpretando seus resultados

É muito importante entender que algumas das metas não trarão, necessariamente, um retorno financeiro, mas trarão um retorno fundamental para a empresa.

Objetivos como aumento de cliques, comentários e engajamento em redes sociais, por exemplo, não trazem dinheiro, mas trazem valor à sua marca, o que vale muito.

Outra questão que deve ser considerada é o valor do produto.

Imagine que cada cliente conquistado tenha custado R$ 10 para sua empresa e o seu produto é uma capinha de celular de R$ 20.

Claramente esta campanha não está trazendo bons resultados.

Por outro lado, se o cliente custou esses mesmos R$ 10, mas o seu produto é um carro de R$ 40 mil, então sua campanha é um verdadeiro sucesso!

Em outra situação, consideremos que o cliente que custa R$ 10 consuma uma refeição no valor de R$ 30.

Aqui a interpretação é mais aprofundada, isso porque, embora o retorno imediato seja pequeno, trata-se de um produto onde o mesmo cliente pode consumir diversas vezes, aumentando assim o ROI.

Conquistando Resultados

Conquistando Resultados

Conquistando o sucesso

O cálculo do ROI é simples, entretanto, a interpretação dos números é quem define o sucesso do seu projeto.

Aproveite-se do fato de que o marketing digital possibilita o acompanhamento em tempo real de cada uma das suas ações.

Faça testes A/B sempre que possível e estabeleça novas metas sempre que achar necessário.

Caso você queira saber mais sobre como calcular o ROI da sua empresa, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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