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Como conquistar clientes com as 5 regras de ouro do marketing gastronômico

23/02/2016 Por: Alexandre Fattori

Divulgar o seu negócio tem se tornando um processo cada vez mais rápido, dinâmico e objetivo com as ferramentas de marketing digital. A cada dia, surgem mais meios para que as empresas das mais diversas áreas de atuação conquistem novos negócios e aumentam o número de clientes, e no universo gastronômico não é diferente! No post de hoje, vou te mostrar as 5 melhores estratégias de marketing gastronômico para você adotar no seu bar ou restaurante. Acompanhe!

1. Invista em relacionamento

As redes sociais são suas grandes aliadas nessa missão. O Twitter, Facebook e Instagram são, além de plataformas de conteúdo, excelentes meios de criar e nutrir um relacionamento com o seu público.

Diferentemente de alguns anos atrás, hoje em dia os clientes desejam estar mais próximos dos negócios, ter a possibilidade de entrar em contato facilmente e a acessibilidade para agendar reservas, tirar dúvidas sobre o cardápio e saber mais sobre o estabelecimento.

Através das mídias sociais, você pode compartilhar informações importantes para os seus seguidores e ainda criar um meio de comunicação entre cliente e empresa.

relacionamento

2. Crie um blog

Blogs são excelentes para atrair novos clientes e ainda posicionar o seu negócio como referência no mercado. Sabe aquele consumidor que adora um prato específico? Dê dicas para ele sobre como saborear esse prato, com quais bebidas ele combina e incentive-o a experimentar o seu!

Criar um blog não consiste apenas em compartilhar receitas, é uma oportunidade de criar conteúdo relevante para o seu público sobre tudo o que for relacionado a gastronomia, culinária, nutrição e alimentação. Assim, você mostra que o seu negócio é expert na área e atrai mais clientes para conhecer o seu restaurante.

3. Crie um programa de fidelização

Clientes assíduos do seu negócio gostam de ser reconhecidos. Por essa razão, criar um programa de fidelização é uma estratégia de marketing muito interessante. Através dele, você pode criar promoções, ofertas e vantagens que vão atrair ainda mais clientes, além ser um incentivo interessante para que outros frequentadores sejam fidelizados e usufruam das vantagens do seu programa.

fidelizacao

4. Crie um canal de comunicação claro para reviews e feedbacks

O retorno de quem frequenta o seu negócio é muito importante para o crescimento da empresa. Não dá para acertar tudo de primeira, né? Conhecendo as opiniões dos seus clientes, é possível saber suas preferências, quais pontos estão bons e quais podem ser melhorados.

Esse canal pode ter vários formatos: um e-mail, redes sociais, flyers ou formulários, por exemplo. O que for melhor para seus clientes e funcionar melhor para o seu negócio!

5. Divulgue pratos do cardápio no Instagram

Tirar foto das refeições e postar no Instagram é muito comum entre vários usuários — tão comum que acabou ganhando uma conotação negativa para algumas pessoas. Mas não se engane! Bares, bistrôs e restaurantes podem se beneficiar dessa prática e criar campanhas muito interessantes. O ideal é criar boas fotos dos seus pratos montados, pensando no fundo, na decoração e mantendo a ideia de que você está divulgando um produto.

Aposte no marketing gastronômico

O marketing gastronômico é excelente para conquistar mais clientes e aumentar a exposição do seu negócio. Existem diversas estratégias interessantes, mas com essas 5 dicas você certamente verá resultados impactantes na sua empresa. Como está o marketing gastronômico no seu restaurante? Você já adota alguma dessas estratégias? Conte para mim aqui nos comentários!

 

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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