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O que é marketing de conteúdo e qual a sua importância?

23/10/2014 Por: Alexandre Fattori

Todo empresário ou empresa tem um único desejo: conquistar atenção e preferência do seu público-alvo. Vamos utilizar um exemplo; Você é a Joana e tem uma empresa especializada em produtos alimentícios saudáveis – sem lactose, sem glúten, farinha integral, enfim, totalmente saudável – chamada Vivabem. Ela precisa divulgar o seu negócio para o que o público interessado a conheça. É nesse momento que citamos o marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo é uma forma de conquistar novos clientes, fidelizar os atuais e ajudar o seu público-alvo a formar uma opinião sobre o seu negócio a partir da criação e desenvolvimento de conteúdo nas redes sociais,  blogs, sites (…).

Como ele tem todo esse poder?

O marketing de conteúdo feito de uma forma consistente influencia o ranking do seu site em buscadores como o Google, além disso, ele ajuda o seu público a envolver-se com a sua empresa. Voltamos ao exemplo da Vivabem. Joana pesquisou em fóruns, nas redes sociais (uma dica para realizar essas pesquisas é utilizar sites como o Topsy) as dúvidas do seu público-alvo sobre assuntos relacionados ao seu negócio e transformou essas dúvidas em conteúdo. Se ela criar o conteúdo correto, na próxima vez que as pessoas pesquisarem sobre esse assunto o site da Vivabem estará bem posicionado nos buscadores.

Google

Google

 

Mas como é um bom conteúdo? Um conteúdo bom é aquele que o seu público-alvo se interessa em ler, assistir e compartilhar. Para os sites de busca, conteúdo bom é aquele que combina com as pesquisas realizadas (palavras-chave) e cuja qualidade é tão boa que outros sites fazem links para ele. Um bom ranqueamento nos sites de busca é um prêmio pelo bom conteúdo de um site. Resumindo:

  • Conteúdo certo ajuda você a ser compreendido; explica ao seus clientes o que é o seu negócio e porque ele é interessante para ele. Também ajuda ele a formar uma opinião sobre a sua empresa.
  • Conteúdo bom ajuda a empresa a criar a sua personalidade e se aproximar do cliente certo. Toda empresa tem uma personalidade. Ela pode ser chata e monótona (perigo!) ou criativa, divertida (…). Isso influencia diretamente em quem vai “comprar” a sua marca/empresa.

O exemplo abaixa ilustra um conteúdo que ajuda a empresa a criar a sua personalidade (jovem, no caso) e se aproximar do público-alvo.

Conteúdo interessante

Skol fanpage

Se você ainda tem dúvida sobre o que deveria publicar ou como encontrar conteúdo interessante para a sua empresa a dica é procurar por tópicos que vão ao encontro dos valores do seu negócio. Use 3 a 5 temas centrais que servirão como um norte para todo conteúdo criado. Eles devem ser:

  • Diferentes o bastante para não ficar monótono
  • Específicos o bastante para mostrar o ponto de vista da empresa e se tornarem interessantes
  • Representarem os valores da empresa e os interesses do público-alvo

Vamos usar como exemplo a Imaginarium, rede de lojas que vendem presentes diferentes e criativos. Os seus clientes gostam de novidades, de criatividade, música e entretenimento. Então a Imaginarium criou alguns temas que giram em torno desses tópicos. Eles entenderam o seu cliente e conseguiram criar conteúdo interessante e divertido que reforça os valores da marca e o relacionamento com o público.

Imaginarium bom conteúdo

Imaginarium tema de música

Imaginarium conteúdo criativo

Imaginarium tema criativo

Nas redes sociais você ainda pode usar hashtags para levar o seu público-alvo até o seu conteúdo. Evite criar novas hashtags, use as que o seu público já utiliza para encontrar o conteúdo que ele procura. Exemplo: #criatividade #chocolate

Seguindo essas dicas você já pode criar um conteúdo que proporcione visitas ao site, engajamento nas redes sociais e novos clientes. Não deixe de comentar!

 

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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