Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Como criar uma conta no Google Analytics

20/08/2014 Por: Alexandre Fattori

É impressionante o número de empresários e profissionais de marketing e vendas que desconhecem essa preciosa ferramenta. Deve ser por isso que existem tantos sites esquecidos na web, sem trazer nenhum beneficio para a empresa. A seguir, confira um passo a passo bem simples para aprender a como criar sua conta no Google Analytics e começar a utilizar essa ferramenta indispensável. Antes de mais nada, tenha em mãos sua conta do gmail.

O primeiro passo é acessar a pagina do Google Analytics, clique aqui. Após acessar o site, você deve criar a sua conta para poder gerar o código de acompanhamento a ser instalado no seu site. Para tanto, clique em criar uma Inscrever-se. A janela que você deve estar visualizando é similar a essa abaixo:

Google Analytics

Criando uma conta no Google Analytics

Na configuração de sua conta, primeiro você deve escolher se a pagina que você deseja acompanhar é um site ou aplicativo. No nosso caso, vamos escolher um site. Feito isso, é o momento de configurar sua conta. A primeira etapa é escolher um nome para ela. As (2) contas são o mais alto nível da organização. você pode ter uma ou mais (3) propriedades dentro dela, que pode ser um site, aplicativo para celular, blog etc. Cada propriedade possui um código de acompanhamento gerado pelo Google Analytics para coletar dados de cada propriedade.  O código de acompanhamento contém um ID exclusivo que identifica as informações da propriedade e facilita a identificação nos seus relatórios. Um exemplo para ilustrar, você pode ter uma conta de um ecommerce e dentro dela duas propriedades. Uma para acompanhar o site e outra para acompanhar uma landing page que você criou para uma promoção especifica. No item (4) é para colocar a URL da propriedade que você deseja gerar os relatórios. Na próxima etapa escolha o segmento (5) que o seu site pertence, o (6) fuso horário (preste atenção que a referencia não é Brasilia e sim Sao Paulo) e clique no botão azul para obter o código de acompanhamento (7).

código de acompanhamento

código de acompanhamento do Google Analytics

Se você fez tudo certo, este é o código que deve estar vendo. Agora basta colar em cada página que se deseja rastrear as informações e gerar os relatórios. Caso não seja você o responsável, copie e cole no seu email e solicite ao seu webmaster para colocar nas páginas do site. Assim que os códigos estiverem no ar, você começara a receber relatórios. Agora basta aprender a ler esses dados e transformá-los em informação. Quer saber mais? Clica aqui, aqui ou aqui.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog