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Aprenda os principais elementos de uma estratégia de marketing digital de resultados

16/09/2016 Por: Alexandre Fattori

Uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que, entre as formas de publicidade, investir no marketing digital é uma ótima opção para gerar credibilidade e vendas.

O estudo mostrou que das 4 principais formas de publicidade mais confiáveis, 3 poderiam ser amplificadas ou trabalhadas através do marketing digital.

Formas confiáveis de publicidade

Formas confiáveis de publicidade

Você pode até não ser um completo iniciante no marketing digital. Mas todo profissional ou empresário que está sempre buscando se aperfeiçoar deve aprender sobre as principais estratégias de marketing digital para garantir bons resultados.

Para ilustrar, vamos conduzir um simples raciocínio: você está lendo esse texto por meio da internet. Se gostar muito, vai compartilhá-lo ou comentar sobre ele em sua rede de amigos. Isso aparecerá para outras pessoas, que também lerão e comentarão. Lembre-se: atualmente são no mínimo 3 bilhões de pessoas conectadas na web! Dá para perceber como a internet divulga rapidamente informações? Para reforçar. confira os dados abaixo levantados pela Consultoria TNS Research International:

  • 92% dos usuários pesquisam em sites de compra e comparam preços
  • 76% procuram informações em fóruns ou blogs
  • 63% comentam experiências sobre produtos e serviços
  • 52% acessam as mídias sociais para obter informações sobre o que pretendem comprar

É dessa divulgação que o marketing digital tira proveito para que seu negócio cresça. É uma ferramenta que quer atrair novos clientes, estreitar o relacionamento com os antigos e posicionar melhor sua marca no mercado. E tudo isso medindo os resultados, que aparecem em curtidas, visitas a site, comentários, etc. Com esses números confiáveis, é possível planejar e analisar.

Mas o marketing não age por tentativa e erro. Age a partir de estratégias, que são planos de ação que buscam atingir o objetivo do seu empreendimento. No entanto, além da tentativa de alcançar esses objetivos, a estratégia precisa de um estudo do contexto do mercado.

Então, nunca é só planejar: é planejar com os pés no chão! Confira a seguir algumas das principais estratégias de marketing digital!

SEO

Esta é a sigla para Search Engine Optimization (em português significa otimização do motor de busca) que é uma estratégia que procura otimizar o conteúdo de forma orgânica para que seja detectável nos mecanismos de busca. Com as palavras-chaves (keywords) corretas, você pode ser encontrado com mais facilidade por interessados em seus produtos e/ou serviços. E uma vez encontrado, aumentam as chances de compra.

Comece fazendo uma lista com as principais palavras-chave do seu produto, que devem estar obrigatoriamente presentes no interior do conteúdo para que sejam encontradas pelos motores de busca. Tente simular mentalmente o que o usuário procuraria no mecanismo de busca. Existem também softwares que conseguem levantar as palavras-chaves mais acessadas, e você pode testar se as suas são efetivamente interessantes.

Os motores de busca costumam dar destaque para conteúdos mais acessados, que são considerados relevantes e aparecem no topo da lista dos motores de busca. O que também resulta em uma maior visibilidade para a sua empresa.

Marketing de conteúdo

O objetivo do marketing de Conteúdo é transformar a sua marca em uma referência. Apesar do preço ser um fator importante para qualquer cliente, o marketing de conteúdo é focado em apresentar um conteúdo relevante, que auxilie e transforme a sua empresa em referência.

O marketing de conteúdo atrai e “nutre” os leads, que são os contatos que ainda não se tornaram clientes mas estão no seu funil de vendas. Para tanto, podem ser usados blogs, mídias sociais e vários outros tipos de canais. Educando o público sobre o seu produto, serviço mercado de atuação, eles já sabem de antemão o que vão receber da empresa.

conteudo e a imagem

E-mail marketing

O e-mail marketing é um e-mail direcionado de uma empresa para um lead ou para um cliente. É uma das estratégias mais utilizadas no mundo, porque estabelece um contato imediato com o lead e tem custo zero.

Mas é preciso utilizá-lo com muito cuidado. Por mais que ele possa ser uma ferramenta de contato muito interessante, o uso excessivo e pouco direcionado pode fazer com que seu e-mail vá parar na caixa de spam ou que perturbe o seu lead e ele recuse sua marca de vez. Nada pior do que não se sentir exclusivo com um e-mail totalmente genérico.

email marketing

Links Patrocinados

Por mais que você possa ter um bom alcance a partir de uma rede de contatos, investindo em links patrocinados você consegue alcançar um público que ainda não o conhece mas esta pesquisando por seu serviço ou produto. A estratégia, então, é colocar esses anúncios em campanhas para impactar contatos na fase de Interesse/Descoberta do problema/Busca de Solução do funil.

Lead no funil de vendas

Lead no funil de vendas

Os links patrocinados podem estar nos motores de busca, por exemplo. Mas também podem estar em redes sociais. Nas redes sociais, entretanto, é comum impactar os contatos ainda na fase de Descoberta, pois eles não estão pesquisando sobre sua empresa, produto ou serviço.

Nunca esqueça de contar com um bom site para a sua estratégia de marketing digital também.

como criar um bom site

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O que achou das estratégias de marketing digital que apresentei? Comente no post!

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Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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