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Como criar uma página de localização no Facebook

27/09/2018 Por: Altgrupo

O seu negócio tem mais de uma localização de ponto comercial? Divagando em como promover esses estabelecimentos em localizações diferentes para audiências locais?

Neste artigo, você vai descobrir como usar o Facebook para criar e promover a página de localização do Facebook para cada um dos seus estabelecimentos.

#1. Crie uma página de ponto comercial do Facebook para cada um dos seus endereços

O Facebook está lançando um novo mecanismo que permite criar diferentes páginas de localização para cada uma de suas lojas e conectá-las à página principal da sua marca. As páginas de localização individual aparecerão nas buscas do Facebook, deixando mais fácil a busca por lojas e escritórios próximos de cada usuário.

Após você configurar as suas páginas de ponto comercial, o Facebook adiciona na sua página principal a aba de localização, quando usuários clicarem nesta aba, eles conseguem visualizar as suas localizações mais próximas. Os clientes também conseguem usar a caixa de pesquisa para localizar estabelecimentos em áreas específicas.

Antes de você poder criar a sua primeira página de ponto comercial no Facebook, você precisa configurar a localização de negócio para a sua página.

Para fazer isso, faça o login no Gerenciador de Negócios e selecione Pontos Comerciais em ativos. 

Depois selecione a sua página do Facebook no menu suspenso no canto superior esquerdo da página. Então clique em começar.

Se a sua página principal já tiver um endereço, aparecerá uma mensagem de aviso se você tentar adicionar outros locais. O Facebook vê a sua página principal como uma página mãe e suas páginas de localização como páginas filhas, por este motivo não permite que a sua página principal possua um endereço físico.

Se a sua página principal tem um endereço, você pode adicionar este ponto como uma página de localização. O Facebook irá perguntar se você quer vincular a este local as avaliações e os comentários também. Nota: Estas informações estão vinculadas à página principal, assim você não perde nada.

Após você fazer a seleção, clique em seguinte.

Agora clique em adicionar localização para criar a sua primeira página de localização do Facebook.

Depois, você tem três opções para criar páginas de localização:

  • Manualmente preencher um endereço (sugerido para 1 – 10 localizações)
  • Subir um arquivo CSV via um modelo disponibilizado pelo Facebook (para muitos endereços). Confira como formatar o formulário.
  • Migrar uma página existente para o gerenciador de localização. Escolha esta opção se você já possui páginas do Facebook para várias localizações do seu negócio e quer transformá-las em pontos comerciais.

Se você escolher em manualmente adicionar as localizações, preencha os detalhes do seu endereço de loja e clique em salvar.

Se você escolher em manualmente adicionar as localizações, preencha os detalhes do seu endereço de loja e clique em salvar.

Nota: Você não pode trocar o endereço da sua página de ponto comercial do Facebook, porque por padrão, o nome da sua página de localização é o nome da sua marca.

#2 Edite e otimize sua página de ponto comercial

Para a página de ponto comercial funcionar, é necessário que as informações que constam na página sejam corretas. Navegue em sua página principal do Facebook e clique em configurações. Então desça a página e selecione localizações na barra lateral à esquerda.

O seu painel de pontos comerciais irá abrir, no campo localizações você consegue visualizar todos os seus pontos comerciais.

Clique em um dos seus pontos comerciais para que a página referente a ele abra. Esta página pode parecer similar a página da marca, pois automaticamente são puxadas as fotos de capa da mesma.

Você pode pensar que alguns detalhes estão faltando em sua página de ponto comercial. O Facebook vem automaticamente gerando páginas de pontos comerciais há algum tempo, mas a natureza da automação pode fazer com que alguns detalhes se percam ao longo do caminho.

Na seção sobre, adicione detalhes sobre a sua loja ou escritório. Especialmente inclua um número de telefone, horário de atendimento e endereço do seu site. Também considere incluir a história da marca. Quanto mais personalizada e detalhada a sua página for, mais apelo a sua página de ponto comercial do Facebook terá para a audiência local.

Embora os dados de endereço, horário, etc., são importantes, se o seu negócio tem franquias,  ter conteúdo específico para o seu público local é importante, assim como links para páginas relevantes para a sua loja ou escritório.

#3 Ajuste de visibilidade e configuração de conteúdo na sua página de ponto comercial no Facebook

Você pode não querer que a sua página de ponto comercial mostre suas outras localizações ou todo o conteúdo da página principal indiscriminadamente. Para controlar a visibilidade das páginas de ponto comercial, abra o painel de controle da sua página de localização e clique na aba configurações.

Conteúdo local

 

Primeiro, você pode selecionar quais posts da página principal da marca aparecerá na sua página de ponto comercial. As suas opções são:

  • Sempre mostrar as postagens da página principal nas páginas de ponto comercial.
  • Mostrar posts da página principal somente quando páginas de ponto comercial não publiquem seus próprios posts.
  • Nunca mostrar posts da página principal em páginas de ponto comercial.

A opção padrão nas páginas de ponto comercial é que os posts da página principal somente serão exibidos quando a página de ponto comercial não tiver seus próprios posts.

Posts feitos na página principal podem ser postados nas páginas de ponto comercial, não o contrário. Isso significa que você pode fazer post idênticos nas páginas de ponto comercial enquanto oferece conteúdo único e sob medida para a sua audiência quando apropriado.

Pense desta forma: sua página principal de negócio é a sua página mais abrangente da marca, e as páginas de ponto comercial são franquias individuais da marca. Essas páginas individuais devem entregar para a sua audiência local, conteúdo produzido especialmente para ela para maximizar engajamento.

Enquanto marcas maiores podem usar uma das duas últimas opções para garantir que suas equipes controlem as páginas de ponto comercial, eu recomendo que pequenos negócios sempre mostrem o conteúdo das páginas principais na sua página local e complementem o conteúdo da página com conteúdo específico.

Aba de localização

As configurações da Aba de Localização irão controlar se as suas demais localizações serão visíveis na sua página de ponto comercial. Suas opções são permitir, permitir somente no mobile ou não permitir.

Posts de visitantes e mensagens

Por padrão, quando você cria uma página de ponto comercial no Facebook, visitantes não podem fazer postagens na timeline da página. Para trocar essa configuração, vá para a página de ponto comercial e clique em configurações. Na aba geral, edite Post de Visitante e configurações de Mensagens.

#4 Planeje conteúdo orgânico local para cada página de ponto comercial

Agora que suas páginas de ponto comercial estão ajustadas, o que fazer? Quando pensar em qual conteúdo dividir com a sua audiência, pense cuidadosamente sobre ela. Páginas de ponto comercial são pensadas para permitir que você possa fornecer conteúdo especificamente voltado para o que seus seguidores consideram relevante. Este conteúdo pode incluir:

  • Atualização da equipe local
  • Bastidores do que acontece na loja local, catálogos, coleções, sobre o trabalho
  • Webinários para o público local
  • Ofertas de trabalho
  • Conteúdo de blog
  • Conteúdos específicos para o local onde o seu negócio se encontra

Se você não possui muito tempo ou recursos, pense estrategicamente em qual estágio do funil de vendas irá melhor se beneficiar sobre conteúdo local. A maioria dos compradores passa por pelo menos 3 estágios: Descoberta, consideração e decisão. Se você tem de optar por um desses estágios apenas, o ideal é que você produza conteúdo voltado para o público que está no estágio de decisão.

Testes, códigos de desconto e consultoria grátis são comuns durante este estágio, pois sua audiência está procurando fechar negócio. Ofertar a conexão da audiência com a equipe local ao invés da equipe global, pode oferecer valor agregado. Realizar postagens mostrando itens em estoque nas suas páginas de ponto de comércio são outra forma de fazer com que as pessoas selecionem a sua loja.

Agora, acima de tudo, fazer com que a sua audiência se engaje com o seu negócio e compartilhe o seu conteúdo é como você expande o seu alcance orgânico. Para páginas de ponto comercial isso pode ser simples como provocar nostalgia ou promover uma pessoa ou tópico. Você também pode explorar o que torna a sua audiência e localização distinta.

O Facebook relançou o seu app de Eventos como Facebook Local, e páginas de comércio poderão, sem dúvida, ter um papel maior em como se destacar no app. Eventos locais, horário de atendimento e promoções podem influenciar na sua visibilidade

#5. Construa uma audiência local para cada página de ponto comercial no Facebook Ads.

Páginas de ponto comercial tem um potencial muito grande quando pensamos em campanhas pagas no Facebook. Você pode fazer anúncios de reconhecimento para alcançar pessoas perto da sua região e atrair visitantes, ligações e visitas no site. Você pode fazer isso via promoções e criações de propagandas.

Configure uma promoção

Para rodar uma promoção, vá para a sua página de ponto comercial e clique na aba promoções no menu superior. Então clique em selecionar todas as promoções no menu esquerdo.

Depois, clique em criar promoção.

Para negócios locais, selecione uma dessas opções:

  • Promova sua página
  • Promova o seu botão Ligar Agora
  • Permita que o Facebook te guie fazendo algumas perguntas

O Facebook vai preencher as configurações de audiência com base na localização da sua página. Isso irá garantir que o público local veja os seus anúncios, mas não as pessoas que já deram like na página da marca.

Configure uma campanha de reconhecimento local através da criação de Ads. Com este método você pode mirar em visitas à loja.

Quando criar a campanha, selecione visitas a loja como objetivo.

Em meta de localização de negócio, clique em Criar uma nova localização e selecione a localização do seu ponto comercial na aba do navegador.

Você será solicitado a definir o raio ao redor da sua localização onde você quer atingir. Você pode deixar a definição automática com um raio máximo ou escolha um raio fixo que é menor que 80,4 km.

Se você deseja salvar esta audiência para campanhas futuras, selecione a caixinha de Salve esta localização e coloque um nome para esta configuração de local. Depois clique em criar.

Uma vez que tenha feito isso, adicionar criação é bem similar a qualquer outra criação de campanha. Você pode escolher como adicionar uma oferta (ex. desconto de 20%) para aumentar conversões ou distribuir desconto. A forma é da sua escolha.

Como as páginas de ponto comercial são uma característica nova, otimização de alcance e mensuração de visitas à loja são objetivos que não estão liberados ainda. Você é cobrado em cima de impressões.

Para criativos de anúncio, você pode escolher se a mensagem do anúncio é proveniente de sua página principal ou de sua localização.

As visitas à loja estão sendo lançadas e funcionam através do uso passivo do WiFi, localização, serviços, check-ins e votações. Enquanto este recurso é pura estimativa (você não tem como garantir que seus clientes tenham a configuração de localização ativada), ainda sim é uma grande ferramenta. Nota: Como em qualquer estatística, a estimativa de visita em loja é mais precisa em larga escala e não será exibido para menos de 100 visitas.

Anúncios de consciência local são feitos com a ideia de te dar o maior alcance local pelo menor investimento. Um orçamento de apenas R$1,00 por dia pode trazer grandes resultados, especialmente se você aproveitar ao máximo para aproveitar o retargeting.

Para ter o melhor resultado pelo seu orçamento, teste diferentes textos e artes de anúncios, e coloque vários conjuntos de anúncios rodando ao mesmo tempo (com o mesmo investimento), para evitar a fadiga de anúncios. Se um usuário está sempre transitando perto da sua loja no caminho para o trabalho, provavelmente eles ficaram entediados com os seus anúncios bem rápido. Por isso é importante ter vários anúncios e constantemente atualizar/refrescar a sua mensagem.

Lembre-se, estas são pessoas que estão fisicamente próximas à sua loja, então dê à elas uma razão para visitá-lo.

Traduzido do socialmediaexaminer.com
Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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