Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Como divulgar meu site para aumentar a aquisição de clientes

21/10/2013 Por: Alexandre Fattori

Antes de nos aprofundarmos no assunto dessa postagem, é importante frisar que não existe fórmula mágica. É como esperar que aquelas chamadas de “ganhe dinheiro sem trabalhar” sejam verdadeiras. O importante é saber que é possível divulgar o seu site conquistando uma boa audiência e adquirindo seus clientes, entretanto é necessário dedicação, trabalho ou dinheiro para contratar quem o faça.

Antes de mais nada, é preciso conhecer o seu público-alvo. Quem você deseja atrair para o seu site. É importante frisar que essa é uma questão que já deveria ter sido definida no momento da concepção do site. Você precisa adaptar o conteúdo e o design dele para o público que você almeja atingir.

agilidade no trabalho

Usando como exemplo um site de uma clínica oftalmológica, é necessário avaliar que a pessoa que procura esses serviços pela internet pode ter alguma limitação visual e adaptar o site colocando opções de tamanho de fonte maiores.

Tendo o seu público-alvo em mente, é preciso definir quais ações que você deseja que esses visitantes realizem no seu site. Essa ação é definida normalmente como conversão. Essa conversão pode ser o preenchimento de um cadastro, o envio de um formulário com dados de contato ou uma compra. Não interessa.

O importante é que você tenha em mente de forma clara qual a ação deseja que o visitante faça, e procure estruturar o seu site da melhor forma para que ele realize essa ação da maneira mais simples. Lembre-se, facilite a vida do seu cliente.

Depois de definido o público-alvo e os objetivos, chegou a hora (finalmente!) de pensar em como atrair os visitantes para o seu site. Você já ouviu aquele poema “…não vá atrás das borboletas, cuide do seu jardim para que elas venham até você”? Pois essa é a melhor forma de divulgar o seu site.

Concentre-se na sua área de expertise e no interesse do seu público-alvo e produza conteúdo relevante para eles. Você conquistará visitas de forma natural ao longo do tempo. Irei mostrar a seguir alguns sites que podem te ajudar na busca por ideias de conteúdo:

  • http://ubersuggest.org/ – Site que gera uma série de palavras, dicas e dados relacionados à palavra-chave pesquisada.
  • Yahoo Questions – Um ótimo banco de perguntas para ter muitas ideias. Pesquise um termo relacionado ao seu site e veja todas as perguntas relacionadas.
  • Google Suggest – Pesquise no campo de buscas do Google e preste atenção nas sugestões em tempo real que o Google te oferece.
  • Fórum de discussões do Google – Ótimo para pesquisar sobre temas relacionados ao seu negócio e ter alguns insights.

Mas não se furte apenas à produção de conteúdo. Utilize o Google Adwords para gerar visitas ao seu site no curto prazo. Não vamos nos estender sobre o Adwords, mas uma única dica que vou dar é, se você vai desenvolver uma campanha de links patrocinados por conta, cuide de configurar a campanha de acordo com seu objetivo.

Utilize a modalidade “Rede de Pesquisa” para atrair fluxo de visitas ao seu site e a “Rede de Display” para gerar impressões de seus anúncios caso o seu objetivo seja divulgar a marca, branding. Aqui e aqui você tem mais informações sobre como configurar boas campanhas de Adwords.

Caso precise de mais conteúdo, clique aqui para ter acesso ao conteúdo de ajuda do Google. Além de gerar tráfego no curto prazo, você terá acesso a informações muito boas sobre como os seus clientes estão clicando no seu site, o que está gerando interesse e o que não está.

Outro item imprescindível para divulgação do seu site são as redes sociais. Espalhe o conteúdo do seu site pelas redes sociais como Twitter, Facebook e Google Plus. As redes sociais são ótimas para replicar e viralizar o conteúdo do seu site.

Você pode utilizar o Facebook para promover os posts que você acha mais interessante gerando um alcance maior e mais visitas para o seu site. Ou também o Google Plus para indexar o conteúdo imediatamente sem ter de esperar que os robozinhos de busca do Google voltem ao seu site.

Email marketing é mais uma ferramenta para gerar tráfego. O seu site deve ter uma área de cadastro de email, isso já é básico. Então você produz conteúdo relevante e dispara da sua ferramenta de email marketing. Sugiro para isso o Mailchimp, que é muito eficiente, bem intuitiva e fácil de manusear. Uma dica, dispare seus emails com parcimônia para não incomodar seus clientes e gerar descadastramentos.

Por último e não menos importante, una esses esforços no online com o offline. Utilize o seu material promocional impresso. Coloque o seu site no cartão de visitas, folder, pasta. Se puder, coloque na fachada do seu estabelecimento.

Essas foram algumas dicas. O importante é organização e persistência no desenvolvimento dessas ações.

Não deixe de avaliar se o seu site foi bem desenvolvido e utilize as ferramentas web Analytics para ter dados de desempenho e saber o que está gerando resultado e o que não está.

A dica é o Google Analtytics e o Webmaster tools, o primeiro para ter acesso a dados do site como comportamento de visitantes e o segundo para ter acesso a informações sobre como o site está sendo indexado pelo Google e as palavras-chaves que estão acionando o site.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog