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Como fazer uma campanha de Google AdWords para imobiliárias

28/10/2016 Por: Alexandre Fattori

Muitas empresas gostariam de ver seus anúncios aparecerem logo na primeira página do Google. Porém, acham que é preciso gastar muito para conseguir tal proeza. Mas a boa notícia é que esse não passa de um ledo engano, pois com o Google AdWords é possível criar várias campanhas de acordo com a capacidade financeira da sua empresa.

Não existem segredos para anunciar no AdWords . No nosso artigo de hoje, conto para você tudo o que é preciso saber para investir nessa estratégia. Vou explicar passo a passo o que é necessário para montar uma estratégia de link patrocinado no Google e como ser bem-sucedido em suas campanhas.

Ficou interessado? Então, continue sua leitura e fique por dentro dessa excelente ferramenta capaz de converter mais clientes para sua imobiliária!

Passo 1: selecione seu público-alvo

O primeiro passo para conseguir montar uma campanha de sucesso de Google AdWords é definir quem será seu público-alvo. Um dos erros mais comuns de quem faz uma campanha pela primeira vez é não pensar primeiramente em segmentar seus anúncios.

A segmentação é importante para que seus anúncios sejam direcionados corretamente, atraindo o tráfego que você precisa. Não fazer esse trabalho de segmentação pode acabar consumindo todos os recursos da empresa e a campanha pode nem chegar a decolar e, pior, causar alguns prejuízos. Por isso, o ideal é fazer uma boa pesquisa de mercado e decidir qual público será o foco da sua primeira campanha.

Uma imobiliária, por exemplo, pode escolher segmentar seus anúncios para um público mais local no início. Após os primeiros resultados, você poderá expandir suas campanhas ou redefinir seus anúncios.

Passo 2: escolha as melhores palavras-chave

Após ter definido qual será seu público-alvo, é hora de fazer um dos trabalhos mais importantes da estratégia: selecionar as palavras-chave que serão utilizadas em seus anúncios para atrair esse público.

Para realizar esse trabalho, o ideal é entrar no Google Keyword Planner e procurar as palavras-chave mais indicadas para o seu nicho de mercado. Por exemplo, imagine uma imobiliária que atue em São Paulo e deseje fazer uma campanha para divulgar seus imóveis para compra e venda no bairro do Morumbi.

Essa imobiliária procuraria por palavras-chave como “alugar casa Morumbi”, “apartamento Morumbi”, entre outras palavras-chave relacionadas ao setor sugeridas pelo próprio Google Keyword Planner.

É importante nesse quesito evitar determinadas palavras-chave muito genéricas, pois a concorrência por elas será bem maior. Prefira palavras mais específicas que atraiam leads mais qualificados.

Passo 3: defina seu orçamento

O próximo passo é definir qual será o orçamento para a realização da campanha. Nesse caso, você deve levar em consideração o valor do lance e o orçamento global por dia.

Você poderá escolher entre as quatro ações abaixo:

  • CPC (Custo por Clique): a empresa só paga caso alguém clique em seu anúncio.
  • CPM (Custo por Mil Impressões): a empresa pagará somente quando o anúncio receber mil visualizações, independentemente de quantos cliques o anúncio receber.
  • CPA (Custo por ação ou aquisição): o anunciante somente pagará se o usuário executar uma ação específica dentro do site. Essa ação será predefinida na campanha.
  • CPV (Custo por Visualização): Nesse caso, o anunciante define quanto quer pagar quando um usuário assistir o seu vídeo até o final.

Não existe um valor fixo para realizar uma campanha no AdWords, mas caso você opte pelo pagamento “pré-pago”, o valor gira em torno de R$ 40,00. Geralmente, as campanhas funcionam com pagamentos diários, portanto, para definir seu orçamento, deve-se pegar a verba disponível e dividir pelos 30 dias do mês.

Passo 4: avalie seus resultados

É possível mensurar os resultados da sua campanha diariamente e verificar o retorno do seu investimento. Para isso, é preciso ficar de olho nos dados fornecidos pelo próprio programa do AdWords e pelo Google Analytics.

Com esses dados, pode-se ter uma noção exata do que está ou não funcionando bem na sua campanha. Assim, a partir dessas informações, novas estratégias podem ser traçadas para o futuro.

Agora que você já sabe como criar uma campanha no Google AdWords para imobiliárias, é só colocar a mão na massa e aguardar os bons resultados.

Ebook Imobiliárias

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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