Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Aprenda a vincular o Google Analytics ao Google Adwords

05/09/2014 Por: Alexandre Fattori

Adwords é uma ferramenta muito importante para as empresas. É preciso salientar, entretanto, que ela não funciona da mesma forma para todos os negócios. Segundo a nossa experiência, existem alguns segmentos, como o de serviços profissionais, que requer um prazo maior e um acompanhamento constante, enquanto que outros, a ferramenta funciona muito bem e em curto prazo; promoções, produtos imobiliários (…).

Mas de qualquer forma, para se obter resultados consistentes é necessário, antes de mais nada, realizar um acompanhamento constante, retirando o que não funciona e ampliando o que realmente dá resultado. Nesse ponto chegamos ao cerne da nossa questão, como sabemos se a nossa campanha esta realmente nos trazendo resultados?

Não adianta você se basear apenas nos números de CTR, Índice de Qualidade, Cliques e demais métricas fornecidas pelo Google Adwords. Adwords é uma plataforma de gerenciamento de anúncios.

É preciso entender como os usuários provenientes da campanha estão interagindo com o seu site para assim saber se os anúncios estão lhe direcionando visitantes relevantes. Nesse ponto, o Google oferece o Google Analytics, uma poderosa ferramentra de mensuração do seus sites e aplicativos e facilmente vinculável ao Adwords. Confira a seguir como integrar suas contas no Google Analytics e Adwords.

Primeiro você deve fazer seu login no Google Analytics. Depois de logado, vá para a página (1) Administrador e clique na Aba (2) Conta selecionando a conta do Google Analytics que você deseja integrar com o Google Adwords. Na aba Propriedade,  clique em (3) Vinculação do Google Adwords.

Vinculando Analytics ao Adwords

 

Se você começou as suas campanhas de Adwords, ela deve já estar aparecendo ali bastando selecionar, se não, aparecerá como (4) livre (selecione também). Se você tem uma MCC (minha central de clientes), expanda-a clicando na seta ao lado dela, e selecione a caixa ao lado de cada conta gerenciada do Google AdWords que quer vincular. Depois de selecionado, clique em (5) Continuar.

Vinculando Analytics ao adwords

 

Feito isso, é hora de ir no Google Adwords e configurar o acesso ao Google Analytics. Clique na engrenagem do canto superior direito e depois em configurações de conta.

Adwords importando o analytics

Depois, clique em (10) Contas vinculadas. Aparecerá as opções (11) Google Analytics e Webmaster tools, no nosso caso, selecione o Google analytics e depois (12) Adicionar.

Adicionado Analytics ao adwords
Depois vá para a sua campanha, na aba Campanhas, clique em (14) Colunas e depois em (15) Personalizar colunas.

Adicionado Metricas Google analytics nas colunas do adwords

Aparecerá a opção do (17) Google Analytics, Adicione (18),  Aplique (19) e comece a analisar de forma simples métricas importantes como Taxa de Rejeição, Tempo de Duração na página. Isso aumentara a sua produtividade e proporcionará  relatórios muito mais completos.

Adicionar Colunas do Google analytics ao google Adwords

Gostou? Deixe seu comentario!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog