Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Portais de classificados de imóveis: como aproveitar ao máximo esses canais

27/07/2016 Por: Alexandre Fattori

O setor imobiliário vive em constante transformação, cada vez mais trazendo novas ferramentas para anunciar a compra, a venda e o aluguel de imóveis. Com isso, surgem novas técnicas e meios de divulgação, que buscam facilitar as transações imobiliárias.

Uma forma de anunciar imóveis que tem ganhado bastante espaço é o classificado de imóveis online. Mas será que vale mesmo a pena apostar nessa ideia? Como devo elaborar meu classificado? Quais pontos não posso deixar de fora?

Antes de responder a essas perguntas, é importante saber como os portais de anúncio funcionam.

Como são os portais imobiliários?

Os portais imobiliários, ou classificados online de imóveis, são sites em que é possível cadastrar imóveis tanto para a locação quanto para a venda. Desse modo, as pessoas encontram o imóvel que desejam a partir de uma pesquisa em mecanismos de busca do próprio site.

A vantagem para corretores ou imobiliárias anunciarem nesse tipo de site é que os imóveis poderão ser facilmente encontrados, gerando maior repercussão para os negócios e exibição do portfólio. Vale igualmente para quem é proprietário de um bem imóvel e pretende alugar ou aliená-lo.

É importante ressaltar que esse tipo de canal promove mais buscas pelos contatos de uma determinada imobiliária ou corretor de imóveis. Mas se a imobiliária ou o corretor em questão já tiver um bom posicionamento na internet, talvez seja bastante conveniente investir, paralelamente, em um site próprio e em redes sociais.

portal de classificados de imoveis

portal de classificados de imoveis

Como anunciar em portais de classificados de imóveis?

Ao anunciar em portais de classificados de imóveis, são precisos alguns cuidados para que esse recurso traga bons resultados. O primeiro é verificar a seriedade do portal escolhido. Afinal, são muitos os portais imobiliários disponíveis na internet, alguns gratuitos e outros pagos. Qualquer que seja o caso, é imprescindível checar se são portais idôneos e a forma como eles trabalham.

Algumas informações importantes a serem analisadas são:

  • Histórico do portal;
  • Tempo de atuação;
  • Número de anunciantes;
  • Layout ou o visual do site;
  • Estrutura e o painel do usuário.

Ainda existe outro ponto importante que merece análise: o posicionamento do site nas buscas orgânicas. Aqui, é interessante selecionar os portais de classificados deimóveis que possuam bom posicionamento no Google, pois isso influencia na hora de as pessoas buscarem um imóvel.

Quando um site apresenta bom posicionamento, significa que o anúncio tem mais chances de ser visualizado. Vale ressaltar que devem ser analisadas as buscas orgânicas, ou seja, desconsiderando os resultados patrocinados.

Que dicas aproveitar na hora de escolher um portal de classificados de imóveis?

A maior vantagem de anunciar em classificados de imóveis é a eventual integração a um site oficial. Os portais que permitem essa integração são excelentes formas de conseguir ganhar mais visitantes. Esse é um ponto que também deve ser levado em consideração ao escolher os portais para anunciar.

Dessa maneira, as chances de negócio aumentam. Não será preciso cadastrar manualmente os imóveis em cada portal e nem atualizá-los depois, porque o próprio site já fornecerá uma ferramenta para fazer isso, permitindo que o tempo investido seja largamente otimizado.

No Brasil, os portais com maior destaque são o VivaReal, o Zap Imóveis e o ImovelWeb, que juntos atendem a mais de 50% do tráfego de buscas por imóveis.

Anunciar em portais de classificados de imóveis pode ser extremamente vantajoso, pois os sites oferecem diversas ferramentas para ajudar a aperfeiçoar os negócios e fazer boas transações.

O que você achou dessa alternativa? Deixe seu comentário!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog