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Como lançar produtos e serviços na internet?

13/07/2017 Por: Alexandre Fattori

Lançar produtos e serviços na internet é o tipo de coisa que é simples, mas não é fácil. Simples, pois existem muitas ferramentas e canais que auxiliam nesse processo. Não é fácil, pois demanda que as ações sejam tomadas a partir de um planejamento estruturado, com objetivos claros e acompanhamento constante.

Por isso, para que o lançamento seja um sucesso, você precisa visualizá-lo em cada etapa do desenvolvimento do seu projeto, desde a ideia inicial.

Pesquisa de Mercado

Muitas pessoas pensam que fazer uma pesquisa de mercado é perda de tempo, só não percebem que a execução dessa etapa pode indicar a viabilidade ou não do negócio, assim como antecipar possíveis crises.

A busca das informações passa por diversos pontos:

  • Demanda: já existe ou será uma inovação?
  • Público-alvo: quem serão seus clientes?
  • Concorrência: se houver, como atuam?
  • Cenário: interno e externo – análise SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas Ameaças)
  • Sazonalidade: demanda estável ou somente em determinada época?
  • Fornecedores e Parceiros: as condições e logística são viáveis para o seu negócio?

Definição da estratégia

Mesmo para as plataformas digitais, os 4 P’s do Marketing podem ajudar na estratégia de comunicação do seu produto ou serviço. Para os produtos e serviços, você deve especificar características e benefícios, sobretudo se representarem diferenciação ou vantagem sobre a concorrência.

O preço de venda deve acompanhar a intenção de posicionamento do produto (qualidade, exclusividade, economia etc.) A praça indicará se a comercialização será feita apenas online, com ponto físico ou ambos.

Com todos esses dados, é provável que você já esteja bem próximo do seu potencia consumidor e, então, o próximo passo é a promoção do seu produto: como e onde anuncia-lo, e qual a mensagem a ser transmitida.

Lançamento dos produtos e serviços na Internet

Depois de tudo planejado, a execução exige a busca pela mídia mais adequada e a produção do conteúdo que será apresentado.

Mas, onde veicular?

Um lançamento de produto ou serviço demanda uma ação mais agressiva, portanto, investir em publicidade online é indispensável e você pode fazer isso de várias maneiras, desde que esteja de acordo com seu público-alvo.

Redes Sociais

Você sabia que, entre 10 brasileiros com acesso à internet, 8 estão no Facebook? Esse dado foi divulgado pela empresa no início de 2016 e nos diz muito sobre a importância dessa rede para as empresas. No Facebook Ads é possível segmentar a publicação para atingir as pessoas mais relevantes para sua marca, ampliando as chances de conversão.

O tipo de conteúdo veiculado precisa ser compatível ao seu negócio, mas, de modo geral, vídeos costumam ter alcances extraordinários. Posts interativos e disponibilização de material também geram bastante engajamento.

Outras mídias sociais também permitem a compra de anúncios, como Instagram, LinkedIn, Youtube e até Waze, você só precisa saber qual a mais adequada ao seu objetivo.

Alguns dados sobre as redes sociais:

  • Os posts em redes sociais representam o formato de conteúdo mais popular no funil de vendas segundo as empresas, com 81,4% de adoção. (Content Trends, 2016);
  • As empresas afirmam que os principais benefícios das redes sociais são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%). (Social Media Trends, 2017);
  • Mais de metade dos profissionais de marketing que usam as mídias sociais há pelo menos dois anos afirmam que isso os ajudou a melhorar as vendas. (Social Media Examiner, 2015);
  • O Facebook é a principal rede utilizada pelas empresas (97,6%), seguido pelo Instagram (63,3%). (Social Media Trends, 2017);
  • As empresas que seguem um calendário editorial definido, apresentam uma média de visitas 2,8 vezes maior em comparação com as que não se planejam. (Social Media Trends, 2017).

Email marketing

Se você possui uma base de leads, o email marketing é uma excelente ferramenta para lançar produtos e serviços na internet. As pessoas que receberão o material demonstraram, em algum momento, interesse pelo seu negócio e estão mais propensas a analisar sua oferta.

  • As linhas de assunto do email que incluem as palavras “obrigado” têm os níveis de envolvimento acima da média. (Adestra, 2015);
  • Os emails que incluíam o primeiro nome do destinatário em sua linha de assunto tiveram taxas de cliques mais altas do que os emails sem essa personalização. (HubSpot, 2014)
  • A taxa de abertura para emails com uma mensagem personalizada foi de 17,6%, em comparação com uma taxa de 11,4% naqueles sem personalização. (Statista, 2014)
  • Três quartos das empresas concordam que o email oferece de um “excelente” a um “bom” ROI. (Econsultancy, 2016);
  • O uso de email em todo o mundo atingirá 3 bilhões de usuários em 2020. (The Radicati Group, 2016).

Google Adwords

Anunciar no Google pode ser muito rentável para atrair demandas já existentes, pois as pessoas buscam termos que podem direcioná-las ao seu produto. Para o lançamento de algo inovador, no entanto, você pode focar em alguma necessidade ou dor que o seu produto ou serviço resolva e que o usuário esteja procurando resolver.

  • Apenas 29% das pessoas querem conversar com um vendedor para saber mais sobre um produto, enquanto 62% irão consultar um motor de busca. (HubSpot, 2016)
  • 48% dos consumidores iniciam a pesquisa móvel com um motor de busca. (Smart Insights, 2016)

Influenciadores digitais

A produção de vídeos por pessoas formadoras de opinião originou uma nova mídia, que já absorve uma grande fatia de investimento por muitas marcas. Contratar influenciadores digitais que tenham público semelhante ao seu, é uma possibilidade muito interessante, especialmente para lançamentos de produtos ou serviços, já que representam autoridade entre seus seguidores, conferindo credibilidade para a marca patrocinada.

E se nada der certo?

Infelizmente, para a publicidade na internet, não existe fórmula secreta. Mas com planejamento e conhecimento as chances de um lançamento bem-sucedido são muito altas.

Uma dica extra: O programa Fórmula de Lançamento oferece um painel avançado e muito eficiente de como lançar produtos  pela internet. Recomendo!

Não tenha medo de arriscar: testando e corrigindo você garante a evolução do seu projeto e adquire experiência para lançar mais produtos e serviços na internet.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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