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Como medir o tráfego de um site usando Google Analytics?

11/08/2016 Por: Alexandre Fattori

O Google Analytics é um dos maiores aliados de empreendedores digitais e donos de blogs. Ele fornece dados valiosos sobre a performance de seus sites e páginas individuais, tornando possível a análise das métricas e do planejamento de estratégias para melhorias nos negócios.

Mas como medir o tráfego de um site? Nesse artigo, você saberá todos os segredos dessa poderosa ferramenta e como ela pode ser útil para o seu empreendimento.

Passo 1: Visão geral

Logo na página inicial, você terá acesso a dados gerais do seu website, e uma aplicação na qual você pode selecionar o período de intervalo de análise. Um quadro logo abaixo revelará as seguintes informações:

  • Sessões: Revela o número de visitantes que acessaram o seu site durante o período selecionado, ou seja, o tráfego total;
  • Usuários: Aqui é demonstrado o número de usuários únicos que visitaram o site — isto é, pessoas que retornam não contam;
  • Visualizações de página: É o número total de páginas visualizadas dentro de um mesmo domínio, como a página inicial, o blog, contato etc.;
  • Páginas/Sessão: Essa métrica demonstra a média do número de páginas que um usuário acessa a cada visita ao site;
  • Duração média da sessão: É o tempo médio da duração da visita do usuário.
  • Taxa de rejeição: A porcentagem de usuários que abandonam o seu site após visitar uma única página;
  • Porcentagem de novas sessões: Demonstra a porcentagem de usuários que visitaram o seu site pela primeira vez.
google-analytics

google-analytics painel visão geral

Após isso, você terá acesso a informações de tráfego como o percentual de visitantes por idioma, cidade e país; os principais navegadores, sistemas operacionais e dispositivos utilizados para chegar ao seu site.

Nas abas laterais à esquerda, é possível observar dados de tráfego segmentados por interesse, geograficamente, por comportamento, entre outros.

aquisição

google-analytics painel agrupamento de canais

Passo 2: Aquisição

Aqui, é onde são reveladas as fontes de tráfego. Elas podem se dar através de referências em outros sites (ou backlinks), via mecanismos de buscas (como Google eBing), sociais (redes sociais como Facebook e Twitter) e diretamente, que é quando o usuário digita o endereço diretamente no navegador.

É aqui também o local para analisar a efetividade das campanhas de links patrocinados realizadas por meio do Google AdWords.

Google Analytics comportamento

Google Analytics comportamento

Passo 3: Comportamento

Você também pode ter acesso a dados relativos a páginas individuais do website e descobrir, por exemplo, quais são as sessões mais visitadas e os posts de blogs que estão gerando maior tráfego.

Essas informações podem ser valiosas, pois permitem a análise de performance de cada uma das abas e páginas. Também é possível verificar dados específicos delas, como os dados genéricos especificados no passo 1, além de páginas de destino e páginas de saída (ou abandono do site).

Há também a possibilidade de observação na performance do site, como a velocidade de carregamento, por exemplo. As informações relativas às pesquisas internas, realizadas dentro do próprio website também são disponibilizadas.

Passo 4: Conversões

Por último, importantíssima para analistas e empreendedores, as conversões propiciam a possibilidade de estabelecer metas, que podem ser de geração de leads, vendas ou qualquer acesso a uma página de destino. Também possui dados relativos a lojas virtuais e e-commerces.

Agora que você já sabe como medir o tráfego de um site, é hora de analisar as suas métricas e desenvolver estratégias para a melhoria de resultados! E você? Já teve alguma experiência com o Google Analytics? Conta pra gente nos comentários!

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Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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