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Como melhorar o engajamento dos funcionários

11/03/2016 Por: Emilia Fattori

A opinião dos colaboradores acerca da empresa é algo muito mais relevante do que os empreendedores imaginam.

Isso porque, cada vez mais, as empresas estão descobrindo que um funcionário pode ser muito mais eficiente e motivado quando se sente bem com o próprio trabalho.

Pesquisas apontam que 30% dos trabalhadores de RH e 41% dos CEOs de empresas apontaram o engajamento como a principal ferramenta que uma companhia deve utilizar para conseguir melhores resultados. As empresas que valorizam seus funcionários e conseguem gerar neles um sentimento de orgulho por trabalharem ali podem ter muitas vantagens competitivas.

Quer saber mais? Então veja agora algumas maneiras de melhorar o engajamento dos funcionários de sua companhia!

Invista em seus funcionários

O desempenho geral de sua empresa depende do aprimoramento de seus funcionários, portanto, invista nisso.

Programas de capacitação, cursos rápidos, palestras (…), são meios de tornar seus funcionários cada dia mais eficientes.

Ao notar que a empresa está usando parte de seus recursos para investir em sua carreira, o funcionário se sentirá muito mais motivado e comprometido com o negócio.

Incentive os feedbacks

Os feedbacks têm um papel importante para o desenvolvimento pessoal, profissional e engajamento da equipe.

Ele fortalece a confiança, explicita melhor o que a empresa espera do funcionário, permite expor pontos de melhoria e elogiar boas ações e resultados, melhora o ambiente de trabalho, entre outros benefícios.

Uma cultura de feedbacks também ajuda muito no engajamento.

Ao perceber que suas opiniões estão sendo ouvidas e consideradas, a equipe tende a se sentir mais valorizada e motivada a contribuir com a empresa.

Deixe claro quais são as políticas da empresa

Quando um funcionário sente que não teve seu trabalho reconhecido, isso gera frustração e desmotivação.

Para evitar essas situações prejudiciais, é importante que a empresa demonstre ter um senso de justiça, principalmente quanto às políticas de RH.

É preciso deixar claro, desde o início, quais são os critérios para uma promoção, como a empresa aplica o mérito, as políticas de bonificação, etc.

Incentive a autonomia

Incentivar a autonomia e a tomada de decisões pode trazer muitos benefícios positivos para a empresa.

Elevar o grau de confiança e autonomia aumenta a motivação e comprometimento dos funcionários, além facilitar o cumprimento de metas e, consequentemente, gerar melhores resultados.

Identifique o que prejudica o bem-estar de seus funcionários

Realize regularmente algumas pesquisas de clima organizacional para descobrir quais são os fatores que afetam o bem-estar e a satisfação da equipe.

Uma empresa precisa ter um entendimento completo quanto a qualidade do ambiente em que seus funcionários atuam e compreender quais fatores prejudicam o bom andamento do trabalho. Assim, é possível investir em programas que foquem na correção desses problemas.

Reconheça as boas ideias e o bom desempenho

Saiba reconhecer adequadamente os funcionários que mais contribuem para a empresa.

Use práticas de bonificação por bom desempenho para estimular melhores resultados e reconhecer ações positivas para a organização.

Presentes em ocasiões especiais, como aniversários, ajudam a fortalecer a boa imagem.

Planos de carreira incentivam os funcionários a crescerem e contribuírem cada vez mais.

É importante saber reconhecer quem realmente “veste a camisa” da empresa e está ajudando o negócio a crescer para que mais pessoas se sintam estimuladas a fazerem o mesmo.

Com essa atitude, o engajamento de seus funcionários será muito maior!

Engajar a equipe é um passo importante para melhorar os resultados de sua empresa. Gostou das dicas?

Então veja também esse post com dicas para aumentar a produtividade da sua equipe  e acesse nossa página para saber mais sobre nossos serviços de consultoria.

Emilia Fattori
Sobre o Autor

Emilia Fattori

Graduação em psicologia pela Pucrs. Pós-graduada em marketing pela ESPM-RS. Consultora credenciada ao SEBRAE desde 2000 nas áreas de planejamento estratégico, marketing e gestão de pessoas. Experiência de mais de 20 anos em empresas familiares. Sócia da Altgrupo.

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