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Como melhorar os seus negócios com Instagram Marketing

19/12/2015 Por: Alexandre Fattori

Lançado em outubro de 2010, o Instagram comemorou em 2015 seu quinto ano de existência com a impressionante marca de mais de 400 milhões de usuários ativos. Um número bastante alto e que mostra o poder da marca, principalmente entre a parcela jovem da população.

Agora, além de ser conhecida por causa de suas fotos e filtros estilizados, a rede social também tem ficado famosa por ajudar diversas empresas a promover seus produtos e serviços. E, se você ainda não sabe como utilizar o aplicativo para atrair novos clientes na web, não tem problema! Com esse post, você aprenderá como tirar proveito do Instagram como estratégia de marketing. Confira!

Por que usar o Instagram?

Com uma média de 70 milhões de imagens sendo compartilhadas diariamente, o Instagram é de longe uma das redes sociais mais ativas da web e uma boa parte disso se dá pelo fato do aplicativo trabalhar com fotos — que são compreendidas milhares de vezes mais rapidamente pelo nosso cérebro do que textos — incentivando o lado mais social dos usuários e promovendo um tipo de engajamento mais simples.

O poder do engajamento

Por trabalhar com o compartilhamento de fotos e incentivar o uso daquelas tiradas naquele exato momento, o Instagram é uma ótima ferramenta para engajar seu público através de um conteúdo que demonstre o interesse dele naquele instante. Por exemplo: se você tem uma sorveteria, publicar uma foto de sorvetes em um dia quente pode ser uma boa ideia, assim como, em caso de restaurantes, postar um clique de uma mesa com vinhos e velas no dia dos namorados será algo envolvente. Você pode também mostrar um pouco do seu restaurante e os pratos que são preparados nele através do Instagram.

Mas, claro, o engajamento no Instagram vai muito além disso.

Concursos e hashtags

Promover concursos de imagens usando uma hashtag – o famoso “#” – também é uma boa maneira de engajar as pessoas. Nesses concursos, o usuário sobe alguma foto para a rede usando a hashtag escolhida pela marca e concorre a um prêmio caso seja sorteado ou escolhido como o dono do melhor clique.

O dia a dia

Mostrar o dia a dia da empresa através de fotos também é uma boa ideia para se posicionar e atrair novos interessados para a sua marca. Mas, claro, aí não vale foto de reuniões ou de telas com planilhas do Excel. Apresente a sua empresa como divertida e atrativa, com fotos alegres e espontâneas. Vale apostar na criatividade!

Fotos dos usuários

Algumas empresas também se dão bem na web reutilizando fotos dos usuários que foram tiradas em suas lojas ou com seus produtos. E isso tem se mostrado uma ótima saída para os negócios.

Agora, além de tudo isso, sempre tem a opção de recorrer aos posts patrocinados do Facebook para atrair ainda mais seguidores e buscar um maior engajamento na rede.

Os posts patrocinados no Facebook

Sendo mais baratos e expressivos do que qualquer tipo de publicidade dos meios tradicionais – como TV e jornal – os anúncios patrocinados do Facebook costumam atrair um bom volume de novos seguidores em um curto espaço de tempo (desde que sejam planejados de forma adequada). Por isso, quem deseja colocar o Instagram dentro de uma estratégia de marketing, deve considerar usar o Facebook para potencializar os resultados.

Servindo de vitrine para os seus negócios, o Instagram marketing é uma ótima ferramenta de comunicação que tem trazido bastante resultado para milhares de marcas ao redor do mundo. Por isso, não perca tempo, comece a planejar as suas próximas ações com essa rede social e capriche nas fotos.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Gostaria de comentar mais alguma coisa sobre o Instagram como estratégia de marketing? Então escreva sua pergunta ou opinião na caixa de comentários.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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