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Como melhorar a performance dos anúncios responsivos de display

24/08/2018 Por: Altgrupo
Os anúncios responsivos de display do Google Ads são anúncios em que você escolhe 4 imagens e alguns títulos e descrições.
Estas imagens e textos são misturados entre si e permitem ao Google montar uma infinidade de diferentes formatos.
Eles permitiram aos diversos anunciantes que não contam um designer a possibilidade de anunciar na rede de display e em campanhas de remarketing do Google.
Além disso, devido a todo trabalho envolvido, a maioria dos anunciantes realizava apenas os formatos mais populares, enquanto existia todo um inventário disponível de formatos que continuava sem uso.
Um outro excelente benefício dos anúncios responsivos de display é que eles aumentam a taxa de cliques em relação aos demais formatos.
Veja o quadro abaixo um exemplo.
Apesar de todo benefício, muitos ainda não utilizam este tipo de anúncio com todo o seu potencial.
Confira abaixo algumas dicas para utilizar todos os benefícios deles.

 3 dicas para utilizar melhor os anúncios responsivos de display

  • Cuide da visibilidade da imagem em pequenos formatos
Se você já criou um anúncio responsivo de display, sabe que escolhemos 2 imagens, uma retangular e outra quadrada, além da imagem do logo, também retangular e outra quadrada.
O problema é que a maioria dos anunciantes esquece que estas imagens podem ficar ilegíveis em formatos pequenos.
Então, procure escolher imagens simples de visualizar e com contraste o bastante para serem facilmente compreendidas nos menores formatos.
No formato abaixo, por exemplo, a imagem da direita ficou muito melhor em um formato pequeno do que a outra.
  • Seja flexível com o logo

Assim como a imagem, o logo também deverá ser enviado em dois formatos. O problema é que alguns logos são, por padrão, retangulares e no formato quadrado este ficaria cortado.No caso do Spotify, por exemplo, foi feita uma versão apenas com o símbolo para resolver o problema.

 

 

Seja flexível com o seu logo. Não fique preso aos formatos de aplicação do seu manual de marca, caso contrário, isto pode prejudicar o reconhecimento, visualização e, consequentemente, a performance do anúncio.

  • Cuide do preenchimento dos campos

Os anúncios responsivos de display nos dão diversos campos com um número bem maior de caracteres do que os anúncios de pesquisa.

 

 

Entretanto, é importante entender a combinação destes campos para que a mensagem destes anúncios não fique desconexa e sem informações.
Por exemplo:
  • Os títulos (nos anúncios responsivos de display temos dois campos de título, longo e curto) nunca são mostrados juntos;
  • Já as descrições nunca são mostradas sem um título, o que poderia prejudicar o anúncio fazendo-o perder contexto. Desta forma, não repita a informação do título com a da descrição.
  • Títulos podem ser exibidos sem descrições. Então, os títulos precisam ser instigantes o bastante para gerar ação. Usar um chamado a ação no título pode ser uma boa estratégia.
  • Algumas descrições e títulos podem não ser totalmente mostradasSe o texto não couber no espaço disponível, o texto ficará escondido. A dica então é colocar a informação mais importante logo no começo dos anúncios.
Como ver meus anúncios?
Para ver algumas combinações do seu anúncio, a dica é, depois de criado, clique em cima do anúncio, vai aparecer um texto como:
Compartilhe a visualização do seu anúncio com o link abaixo.
Após o anúncio aparecer, serão mostradas 3 opções Nativo, imagem e texto. Selecione a opção imagem.

Concluindo…

Com quase 1 bilhão de combinações possíveis em um único anúncio, sem dúvida que os anúncios responsivos são uma excelente oportunidade que facilitou muito a vida dos anunciantes.
Entretanto, é preciso compreender bem e sempre testar para avaliar a performance destes.
Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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