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Como mensurar eficientemente o engajamento de fãs na sua página do Facebook

30/05/2014 Por: Alexandre Fattori

Produzir um bom conteúdo, interagir com a sua comunidade online, elaborar um planejamento consistente e periódico de postagens, participar de uma estratégia de marketing integrada com as outras mídias. Tudo isso é muito importante no trabalho de marketing nas redes sociais, mas sem a análise das métricas não é possível observar os resultados e tomar decisões que aprimorem cada vez mais a sua estratégia.

Além disso, se você não souber o resultado do tempo e dinheiro aplicados no marketing digital, o investimento se transforma em um gasto, e, eventualmente, você poderá perceber que estava jogando dinheiro fora!

Um dos elementos mais importantes, considerando o caráter interativo das redes sociais, é a análise do engajamento. Hoje nós vamos te ensinar como chegar a esse indicador e como melhorar a sua presença no Facebook!

O que é o engajamento no Facebook?

Brian Haven, da Forrester, define o engajamento nas redes sociais como o “nível de envolvimento, interação, intimidade e influência que um indivíduo tem em relação a uma marca por um período de tempo”. No gráfico abaixo, o Facebook Insights mostra alguns dados da página.

 

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Postagens no Facebook Insights

 

Isso é muito mais profundo e importante do que um número de fãs. Pense só: uma simples interação de “curtir uma fanpage” é rápida e demanda muito menos compromisso do que acompanhar, curtir, comentar e compartilhar algo que a sua marca fala. As interações demonstram proximidade e interesse, e é neste número que você deve ficar de olho.

O engajamento se divide em dois tipos, e, embora os dois sejam de igual importância, os dois possuem efeitos diferentes. O engajamento de ação se refere aos cliques, visualizações de fotos e vídeos.

O engajamento de propagação se refere às curtidas, comentários e compartilhamentos. Pelo efeito propagador do segundo, é a ele que estamos nos referindo neste momento como métrica principal de análise, afinal, se o segundo tipo de engajamento estiver bem avaliado, é um indicativo de que sua estratégia está funcionando.

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Como chegar a um número?

O número de engajamento não é direto, ou seja, ele não é apresentado como um indicador direto no Facebook Insights, mas em um cálculo simples você consegue chegar a este número. Existem duas possibilidades:

  • número de pessoas falando sobre isso / número de fãs da sua página x 100
  • número de likes nas postagens + número de comentários + número de compartilhamentos / número de fãs da sua página x 100

Com isso, você chegará a uma porcentagem do quanto a sua audiência está engajada com o seu conteúdo. O indicador “número de pessoas falando sobre isso”, teoricamente, se refere exatamente à soma entre o número de likes nas postagens, o número de comentários e o número de compartilhamentos. Por vezes, porém, estes números não são correspondentes. A nossa dica é: neste caso, faça os dois cálculos no começo do trabalho e veja se os números batem. Caso sim, você pode considerar apenas a primeira fórmula, que é mais direta e mais prática. Se os resultados forem diferentes, você deve dar preferência para o segundo cálculo, que é mais exato.

Se os seus resultados não estiverem tão bons, uma boa dica é se atentar à sua Persona. Quem é o seu público? Sobre o que ele gosta de conversar? Em que horários ele interage mais? A que tipo de mídia ele reage melhor? Com que linguagem ele se identifica?

Produzir conteúdos mais adequados à sua audiência é uma poderosa forma de melhorar o engajamento e deixar a sua presença online ainda mais eficiente! O próprio Facebook possui uma ferramenta gratuita e bem intuitiva que pode te ajudar a conhecer melhor as pessoas com quem você quer conversar! Saiba neste artigo como utilizar o Facebook Audience Insights para identificar os hábitos e comportamentos de seu público!

 

 

taxa de engajamento

taxa de engajamento

E para fechar, uma lista de métricas que você não pode deixar de colocar na sua planilha:

  • Visitas ao seu site provenientes das redes sociais
  • Conversões no seu site de usuários vindos de redes sociais
  • Perfil do público que mais interagiu nas redes sociais
  • Postagens que mais engajaram

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Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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