Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Como mensurar os resultados do marketing digital

01/11/2018 Por: Altgrupo
O marketing digital é a ferramenta mais poderosa e democrática, pode auxiliar qualquer empresa, pequena, média ou grande, a crescer.

Mas antes de mais nada, é essencial entender como mensurar os resultados das ações de marketing digital. Para isto, o primeiro passo é ter o Google Analytics, uma das melhoras ferramentas de web Analytics e totalmente gratuita, configurado no seu site. Aqui um vídeo sobre como realizar esta configuração.

Uma vez feita a configuração, é preciso ir ao próximo passo, de efetivamente entender como mensurar. Abaixo, alguns pontos importantes para começar:

Relatório de Aquisição

Aquisição é a métrica que fornece insights sobre como as pessoas estão chegando ao seu site. Você poderá entender se os visitantes estão chegando das redes sociais, campanhas de emails, Google, campanhas do Facebook, etc.
Use o relatório de aquisição para entender se as suas campanhas estão efetivamente funcionando.

Para ter mais informações, minha sugestão é acessar o relatório de “todos canais” e entender quais deles estão gerando mais conversões no seu site.
 

É importante reforçar que para este relatório fornecer informações relevantes, é obrigatório que você tenha as metas instaladas na sua conta, o que nos leva ao nosso próximo tópico.

Conversões

Para quem não sabe, metas são as ações relevantes que você deseja que o usuário realize no seu site, que pode ser preencher um formulário de interesse, por exemplo.

O seu trabalho é fazer com que mais pessoas concluam as metas (conversões) no seu site.

Um determinado canal, Facebook, por exemplo, está convertendo bem? Aumente os seus investimentos neste.
Aqui você pode assistir um vídeo mais básico sobre como configurar estas metas.

Entretanto, saiba que em alguns casos, você vai precisar do suporte do seu desenvolvedor.

Métricas de comportamento

Outras métricas que você precisa acompanhar para avaliar a performance do seu site são as chamadas métricas de comportamento.

Elas oferecem subsídios importantes sobre como os usuários estão interagindo com o seu site e se estão tendo uma boa experiência.
  • Taxa de Rejeição: Percentual de usuários que acessou o seu site e saiu sem visitar outra página. Se ela estiver alta, considere repensar a navegação do seu site.
  • Páginas/visita: Esta métrica oferece uma visualização da profundidade de visita do seu site. Quanto mais páginas ele acessar, de modo geral, quer dizer que ele se engajou com o conteúdo do site.
  • Duração da Sessão: É outra métrica importante para avaliar a qualidade das visitas. Se você tiver um canal com alto volume de visitas mas com pouca duração, pode ser que os visitantes não estejam gostando da experiência no site.

Métricas de comportamento

Veja no exemplo acima, enquanto as redes sociais são o terceiro canal em volume de visitas, elas possuem a pior duração de visitas e taxa de conversão.

Comparativo de mercado

Outro relatório muito interessante é o comparativo de mercado.

Com ele, você pode comparar o desempenho do seu marketing digital em relação a outros sites do seu mercado de atuação que possuem um volume de visitas similar.

Este relatório oferecerá contexto para as suas métricas.

Responderá a pergunta de 10 em cada 10 empresários que analisam o seu site: este número é bom?

Como você pode ver, em vermelho aparecem as métricas em que o site possui um desempenho abaixo do mercado, em verde, o que está melhor.

métricas de comparação de mercado

Caminhos de conversão

Uma última dica é verificar o relatório de caminho de conversão.

Se você não prestar atenção a este relatório, pode realizar mudanças trágicas no marketing.

Caminho de conversão

Um dos erros mais comuns dos empresários é interromper investimentos em canais que não estão realizando conversões finais.

O problema é que, muitas vezes, este canal pode estar participando do caminho de conversão.

Mas o que é caminho de conversão?

Caminho de conversão são os canais que trazem o usuário ao seu site até que ele efetivamente converta.

Geralmente, o último canal responsável pela conversão fica com todo o crédito, mesmo que diversos outros participem deste caminho.

Veja a imagem acima, no exemplo, podemos ver que a pesquisa orgânica iniciou 6 conversões no site.

No relatório padrão, todo crédito irá para o canal direto (usuários que acessaram o site digitando o endereço no navegador), mas na verdade, se a pesquisa orgânica for retirada do caminho, aquelas 6 conversões deixarão de existir.

Por isso, antes de parar qualquer investimento que esteja realizando, verifique se estes estão participando ou não do caminho de conversão.

Quer receber estes e outros conteúdos diretamente do seu Messenger? Clique aqui: bit.ly/Altgrupo
Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog