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Como não desperdiçar dinheiro em campanhas de Google Adwords?

30/11/2017 Por: Alexandre Fattori

Uma das vantagens de investir no Google Adwords é que você atinge as pessoas que estão pesquisando pelo seu produto ou serviço. Ou seja, há intenção!

Já nas plataformas sociais como Linkedin, Facebook e Instagram você atinge as pessoas com base em uma segmentação, ou seja, elas não estão procurando pelo seu produto/empresa/serviço. 

Outra diferença bem importante, é que nas redes sociais a falta de acompanhamento e de ajustes frequentes pode fazer você torrar dinheiro sem resultado, conforme mostra o gráfico da Adespresso abaixo. Quanto maior a frequência dos seus anúncios, menor é a taxa de cliques.

CTR (taxa de cliques) baixa significa que o seu anúncio não está lá muito bacana…

frequencia x cpc

 

A boa notícia é que no Google Adwords você não precisa verificar a frequência dos seus anúncios todo santo dia e realizar os ajustes para manter seus anúncios fresquinhos…Isso não quer dizer, porém, que você não precisa arregaçar as mangas e trabalhar.

Hoje vou lhe dar 6 passos de ouro para você realizar campanhas altamente lucrativas, com ótima taxa de conversão, e que vão fazer você parecer o mestre do Adwords.

Não importa o seu budget, também não importa (tanto assim) o seu conhecimento da plataforma.

Com estas dicas que eu vou te dar, você obterá ótimos resultados sem desperdiçar dinheiro em campanhas de Google Adwords.

Antes de mais nada, você precisa saber que para estar bem posicionado entre os anúncios do Google, o algoritmo do motor de busca considera dois principais fatores:

  1. Taxa de Cliques
  2. Índice de Qualidade

Para elevar a taxa de cliques, seu anúncio deve ser atrativo, chamativo e com ótimo CTA (Call to action ou Chamada para Ação).

Mas como eu faço isso você deve estar se perguntando…

#1 Monte um grupo de anúncio com poucas palavras-chave e anúncios

Se você quer ter uma ÓTIMA taxa de cliques e aumentar o teu índice de qualidade das palavras-chave, então deve adicionar poucas palavras-chave e ter, igualmente, poucos anúncios nos grupos de anúncio.

Mas por quê?

Criar poucos anúncios com praticamente o mesmo texto das palavras-chave aumentará incrivelmente a taxa de correspondência entre ambos, resultando em uma super ligação de palavras-chave > anúncio > página de destino. 

Isso é um boom no seu índice de qualidade e fará você gastar muito menos do que os seus concorrentes. Confere abaixo a relação do índice de qualidade e o quanto você deixa de gastar ou gasta a mais.

indice de qualidade

 

#2 Utilize palavras-chave de cauda longa

Palavra-chave, que eu tanto falei ali em cima, é como são chamados os termos que são utilizados nos motores de busca.

Quanto mais curtas, maior a abrangência; quanto mais longas, maior a especificidade e, consequentemente, maior a aproximação com o seu negócio.

Deve seguir a mesma linha da segmentação: compreender menos pessoas para um resultado mais assertivo.

Por exemplo, a palavra-chave curta “bolsa amarela” vai retornar milhares de resultados genéricos, como “livro a bolsa amarela”, “confeccionar bolsa amarela” e “conserto de bolsa amarela”, enquanto uma palavra-chave de cauda longa, como “comprar bolsa amarela de couro”, não abre margem para outras interpretações e possui muito mais chances de converter.

Talvez você precise realizar alguns testes até encontrar as palavras-chave com melhor rendimento para o teu negócio.

Mas a palavra teste está para sucesso no marketing digital assim como pipoca está para guaraná. Embora montar todos os testes não seja um programa lá muito legal… 🙁

Ah, outra dica interessante para criar uma alta taxa de correspondência entre palavras-chave > anúncio > página de destino é apostar em palavras-chave de correspondência exata e de frase.

#3 Negative palavras-chave como se não houvesse amanhã

O Google Adwords permite que você filtre os termos utilizados pelos usuários que estão acionando seus anúncios.

Meu deus, faltam-me palavras para dizer como isso é importante.

Já encontrei campanhas gastando R$ 1.000,00 vendendo cachorro-quente para quem gostaria de comprar cachorro Chihuahua…

Imagina a cara do empresário quando eu contei o fato…

Negativar palavras-chave evita que o motor de busca apresente seu anúncio para pesquisas que não tenham relação com o seu negócio.

Seguindo o exemplo acima, você pode negativar raças de cachorro e diversas outras palavras que possam direcionar pessoas com baixa intenção de compra.

#4 Tenha uma boa landing page

Landing Page é a página de destino para onde o usuário será direcionado ao clicar no anúncio, com objetivo de convertê-lo.

Uma landing page bem feita é absolutamente vital para o sucesso de sua campanha.

Diria até que pelo menos 50% do sucesso das campanhas no Google Adwords estão diretamente relacionadas a uma boa página de destino.

A Landing Page deve ser, preferencialmente, exclusiva para a campanha de anúncio, de forma que seja possível monitorá-la.

Deve ser atrativa, com cores contrastantes, texto e CTAs que estimulem a conversão. Não esqueça JAMAIS de colocar um formulário para captação de leads.

Sem eles é mais fácil um gremista e colorado assistirem um grenal juntos do que você obter resultados.

A Home Page não é uma boa landing page pois não estimula o usuário a executar nenhuma ação, o que reduz o Índice de Qualidade e desperdiça o seu rico dinheirinho.

#5 Aposte no RLSA

Se você não sabe o que é RLSA eu explico: Remarketing list search ads. 

Ainda não sabe?

Ok, RLSA são listas de remarketing para quem pesquisou nas buscas do Google e clicou no seu anúncio e, portanto, visitaram o seu site.

Com ela, você pode reimpactar usuários que já demonstraram interesse por seus produtos/serviços aumentando um pouco o seu CPC para essas.

buyers-pyramid

A imagem acima ilustra a importância.

Com o RLSA, você tem a oportunidade de atingir novamente aqueles 3% que estão comprando agora e pesquisando no Google.

Você tem uma segunda chance com um comprador em potencial MUITO qualificado.

O único porém é que você precisa criar uma lista com, no mínimo, 1000 pessoas para poder utilizar este recurso.

#6 Monitore e análise

O próprio Google Adwords fornece relatórios bem completos e importantes para mensuração e análise dos resultados das campanhas.

Verifique a ocorrência de palavras-chave, veja se houve alguma busca nova, qual a taxa de conversão…

Aproveite esta excelente ferramenta gratuita para obter insights, explore as funcionalidades que ela oferece e pare agora de desperdiçar dinheiro em suas campanhas de Google Adwords!

Não esqueça de integrar sua conta de Google Analytics à conta de Adwords e de instalar as metas de conversão: o que não pode ser mensurado não pode ser gerenciado!

Fique de olho em nosso blog e tenha acesso a dicas incríveis para melhorar sua performance no Marketing Digital.

 

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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