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Como Obter Resultados na Rede Social

08/06/2013 Por: Alexandre Fattori

Antes de tudo, avisamos: Redes Sociais não são classificados, comercial online. Também não é para importunar seus clientes com banners e anúncios promocionais (Argh). Para isso existem os próprios anúncios de Redes Sociais como o Facebook e Twitter.  Redes sociais são para criar relacionamento, reforçar seu posicionamento e trabalhar com conteúdo relevante.

Primeira etapa: Pesquisa nas Redes Sociais

Antes de mais nada, é necessário pesquisa, tanto em como seus concorrentes estão trabalhando, como estão os seus resultados. Uma ferramenta fantástica, e gratuita, para você comparar suas páginas do Facebook com as do seu concorrente é o Fanpage karma. Se você quiser, por outro lado, realizar um monitoramento, indicamos a Topsy. Por último, se estiver procurando por conteúdo interessante para postar, procure a Buzzsumo. Com estas ferramentas você já tem subsídios para estruturar a fase de pesquisas de concorrência, público e conteúdo.

Segunda Etapa: Anúncios

Não tenha receio de investir em anúncios. Comece investindo, primeiramente, no Facebook. De todas as redes sociais é a que tem uma plataforma de anúncios mais avançada. Você pode começar a impulsionar postagens, mas recomendo que procure e estude o gerenciador de anúncios, avaliando quais anúncios se adequam mais à sua estratégia. Se você estiver em um estágio inicial, minha recomendação é:

  • Utilize anúncios para aumentar a base de fãs. Segmente o local e o seu público-alvo. É imprescindível conhecer quem é ele. Caso contrário você estará atirando no escuro e levando para sua página pessoas que não tem absolutamente nada a ver com a sua marca, empresa, produto ou serviço.
  • Comece segmentando o público local. Se você tem uma empresa pequena, a dica é impactar primeiro os seus vizinhos.
  • Caso você tenha uma vaga noção de quem é o seu público, utilize listas de email. A dica é pegar o seu mailing de clientes e estruturar a sua campanha em cima desses. Você faz upload da sua lista de emails, o Facebook irá atrás das pessoas cadastradas na rede social com este email, e a partir delas você pode selecionar um público semelhante a esta lista (Lookalike).

Para completar, de nada adiante você fazer tudo isso e não utilizar o PDCA. O segredo para a maioria dos sucessos é persistir nos acertos e eliminar os erros. Realize estes, veja o que funciona e o que não funciona. Boa sorte!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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