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Como atrair franqueados através do marketing digital

17/02/2016 Por: Alexandre Fattori

Existem diversos fatores que podem influenciar no sucesso de uma rede de franquia, e, sem dúvidas, os mais determinantes são a gestão dos franqueados e a conquista de novos interessados no negócio.

Como qualquer pesquisa feita atualmente sobre a viabilidade de um negócio, a primeira atitude de um empreendedor na hora de escolher uma possível franquia é fazer uma busca na internet.

Por esse motivo, investir no marketing digital é uma excelente estratégia para conquistar novos franqueados.

Nesse post, vou te mostrar alguns pontos em que sua empresa pode investir para ter sucesso neste segmento usando a internet como ferramenta de divulgação. Confira!

Como atrair franqueados usando o marketing digital

O marketing digital é um dos segmentos mais amplos da comunicação. Todos os dias, surgem novas plataformas, formatos e usos da mídia revolucionar o mercado.

Porém, mesmo com as mudanças frequentes, alguns pontos continuam perdurando como peças fundamentais de uma boa estratégia de marketing digital. Confira quais são eles:

Seu site é seu cartão de visitas

Toda empresa que se preze precisa causar uma boa impressão no primeiro contato com um usuário ou possível cliente.

No mundo offline, isso é feito normalmente através de um cartão de visita. Já no mundo digital, a função de passar a primeira impressão é exercida pelo site da empresa, que deve ser pensado para atrair os prospects.

Para ter credibilidade e conquistar a confiança de possíveis novos franqueados, invista em um site que comunique bem os valores da marca, sua missão e, principalmente, os benefícios e o retorno para os franqueados.

Caso o site também precise passar informações para o cliente final, vale a pena ter landing pages separadas para não misturar as mensagens.

Marketing de conteúdo

Atrair franqueados começa com o despertar do interesse de possíveis empreendedores que queiram investir em uma franquia.

Ou seja, é preciso chamar a atenção dessas pessoas e, de alguma forma, conseguir o contato delas para uma futura comunicação.

Nesse sentido, a melhor estratégia é o marketing de conteúdo. Através da produção de conteúdo útil e relevante, é possível conquistar a atenção de um público-alvo específico — nesse caso, pessoas propensas a investir em sua franquia.

Crie um blog da empresa e faça postagens com conteúdos que respondam às principais dúvidas e solucionem os problemas de seu público.

No caso das franquias, também é interessante produzir materiais que expliquem detalhes sobre o negócio e o mercado, além de cases de sucesso.

Ebooks, whitepapers e outros materiais ricos para download são também uma ótima estratégia para gerar esses leads para a franqueadora.

Mídia paga

Usuários interessados em investir em uma franquia fatalmente pesquisarão sobre o tema em sites de busca como o Google e em outras páginas de conteúdo sobre o mercado em questão.

Uma boa opção para ser visto com mais facilidade é apostar na mídia paga — ou seja, o tipo de anúncio em que você paga pela exibição de seu material.

Existem duas formas de investir em mídia paga: os banners e os anúncios de busca. Uma boa estratégia contempla, em geral, os dois formatos.

No caso dos banners, você pode negociar direto com os blogs do segmento ou ainda através de adnetworks (redes de publicidade que estão presentes em diversos sites).

Para os anúncios de busca, o melhor caminho é usar a plataforma do Google Adwords, em que você pode escolher um grupo de palavras-chave de busca que façam sentido para a empresa e para o usuário foco.

Redes sociais

Redes sociais

Invista na presença nas redes sociais

Para atrair franqueados, sua empresa precisa ir até onde os possíveis interessados estão — e, quando o assunto é marketing digital, não faz sentido desenvolver uma estratégia sem pensar em ações nas redes sociais.

Plataformas como Facebook, Twitter e LinkedIn podem ser grandes aliadas na busca por novos franqueados, atuando como um complemento às outras iniciativas. Por meio das redes sociais, é possível gerar tanto conteúdo orgânico quanto investir em posts pagos.

Use as redes sociais para gerar relacionamento com seu público-alvo e para manter uma proximidade maior com as pessoas mais importantes para sua marca: todos aqueles com alguma propensão ao investimento na sua franquia.

Conquistar novos franqueados é sempre um desafio grande para qualquer negócio e, por esse motivo, investir em marketing digital é fundamental para ampliar o número de franquias de sua marca e garantir o sucesso de seu nome no mercado.

E então, quais são as suas estratégias para conseguir mais franqueados? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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