Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Como vincular a sua conta webmaster tools com a do Google Analytics

31/10/2014 Por: Alexandre Fattori

Atualmente, com todas as restrições impostas pelo Google através do Not Provided, toda a informação disponível é essencial. Para aproveitar isso é preciso que você conheça a Webmaster tools, ferramenta para webmasters com informações cruciais sobre como o seu site está sendo indexado pelo Google. Acesse www.google.com/webmastertools

Se você ainda não tiver uma conta, basta seguir os passos para criar a sua. Uma vez logado e com a ferramenta devidamente configurada, você verá as informações do seu site: Erros de rastreamento, quem são os erros encontrados pelos Robôs do Google quando eles buscam o seu site.

Fique atento para essa parte, você deve ajudar o Google a encontrar o seu site. Problemas como página não encontrada (404) são terríveis para o SEO.

Ao lado, você também tem acesso à consulta de pesquisa, que oferece informações preciosas de palavras-chave, que é o foco do nosso post. A linha azul representa o número de vezes que o seu site apareceu nas pesquisas do Google, a vermelha, cliques efetivos.

Google Webmastertools Painel

Google Webmastertools Painel

Clicando em Consultas de pesquisa, você visualizará a lista de palavras-chave, com impressões (visualizações), cliques, posição e CTR (taxa de cliques). Pode ainda clicar em alguma palavra-chave para saber quais páginas de entrada do seu site estão associados a elas.

Palavras-chave painel Webmaster tools

Palavras-chave painel Webmaster tools

Para ter acesso a todas essas informações no seu Google Analytics clique na engrenagem localizada no topo à direita selecionando a opção Propriedade do Google Analytics. 

Vinculando a Webmaster tools com Google Analytics

Vinculando a Webmaster tools com Google Analytics

Você será redirecionado para a página abaixo. É só selecionar o seu site e clicar em salvar.

vinculando Analytics e webmastertools

vinculando Analytics e webmastertools

 

Pronto, agora você estará recebendo os dados da sua conta no Google para webmasters em seus relatórios do Google Analytics. Uma outra ótima opção é SEMrush, uma ferramenta paga mas que oferece insights valiosos para o seu marketing digital. Se for necessário, para seus objetivos, um número maior e mais consistente de informações, a  ferramenta é mais do que indicada.

 

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog