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Campanhas de marketing: 4 dicas para conciliar sua loja física e seu e-commerce

14/04/2016 Por: Alexandre Fattori

A relação entre e-commerce e redes de lojas físicas costuma ser conflitante, mas não precisa ser assim! Muitas redes de varejo gerenciam lojas virtuais como se fossem apenas uma versão online das lojas físicas, sem perceber que o comércio eletrônico tem características operacionais bem particulares.

Uma campanha de marketing bem estruturada pode fortalecer a marca em ambos os segmentos de mercado, te ajudando a conciliar sua loja física e seu e-commerce para que você alcance o sucesso!

Quer saber como? Então acompanhe, no post de hoje, algumas dicas que podem te ajudar:

Mensure o impacto das campanhas de marketing digital na loja física

Antes de mais nada, você precisa mensurar o quanto as campanhas de marketing online impactam os seus resultados off-line. Existem vários métodos relativamente simples para fazer isso.

Você pode, por exemplo, criar uma campanha com cupons promocionais exclusivos para a loja virtual. Ao término da ação, registre a quantidade de cupons utilizados e você terá em mãos o número de conversões da sua campanha.

Se o seu negócio é local, com volume diário de clientes pequeno ou médio, você pode fazer uma simples pesquisa e perguntá-los como conheceram a sua marca.

Depois, é só cruzar com os dados sobre investimentos nas campanhas online e tirar suas conclusões.

Nos casos de negócios maiores e com grande tráfego de clientes, o Facebook também permite medir quantos clientes dentro de uma base de e-mails foram impactados pelos seus anúncios — mas esse recurso não está aberto a todos e deve ser solicitado ao seu representante de vendas na rede social.

Algumas mídias de links patrocinados em mecanismos de busca já contam até mesmo com ferramentas que medem o número de clientes que contataram sua loja através de um anúncio.

O Facebook lançou a pouco uma ótima ferramenta que permite o upload das informações de compra offline.

A plataforma, cruzando com as informações das campanhas de marketing no Facebook descobre quem, impactado pela campanha no Facebook, comprou na loja física.

Muito fácil, não é mesmo?

Facebook Ads

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Atente para as diferenças entre os segmentos na campanha de marketing

Um erro de abordagem muito comum entre as empresas é subordinar o e-commerce às redes de lojas físicas, ignorando os aspectos particulares das vendas online.

Isso resulta num crescimento mais lento em relação às lojas unicamente virtuais, que já representam 60% do comércio eletrônico brasileiro.

Ora, se as plataformas são diferentes, é lógico que as campanhas de marketing devem ser executadas considerando essa diferença!

Ainda que as lojas físicas sejam os canais de maior relevância em sua receita, não deixe de considerar o marketing online como um aliado importante na expansão dos seus negócios.

Com estratégias de marketing bem definidas, o e-commerce pode contribuir muito na conquista e fidelização de novos clientes e ainda ajudar a consolidar o nome da sua marca no mercado.

Marque presença nas redes sociais

O povo brasileiro é um dos que consome mais tempo no uso de redes sociais em todo o mundo. Mesmo que seu objetivo seja ampliar as vendas na sua loja física, seu público-alvo certamente está na internet. Então, tire proveito disso!

Ações de marketing online bem planejadas têm ligação direta com a consolidação do nome e da reputação da sua marca entre a clientela. As possibilidades incluem desde a manutenção de canais de comunicação que vão incentivar a familiarização do seu cliente até criação de conteúdo original.

Se sua empresa atua no mercado de automóveis, por que não manter um blog com conteúdo informativo voltado para os clientes mais curiosos? Dessa forma, além de contribuir com o engajamento da clientela, você ainda mostra que sabe do que está falando.

Mantenha-se aberto a mudanças

Se você procura bons resultados nas campanhas de marketing, é importante pensar para além do clichê: experimente diferentes mídias e abordagens, observe o que as campanhas de sucesso têm em comum e descarte os velhos métodos ineficazes que você só mantém por conveniência.

Na pior das hipóteses, sua experiência vai servir de aprendizado!

Com a maior facilidade de acesso à internet e popularização dos dispositivos móveis (celulares, tablets etc.) no Brasil, não há dúvidas de que mais empresas vão conciliar os canais de venda online e offline a médio e longo prazo.

Seguindo essas dicas, ficará bem mais fácil inserir a sua empresa nesse cenário.

Quer expandir sua loja física para um e-commerce mas não sabe como começar? Veja esse post com cinco passos para expandir seus negócios para o online!

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Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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