Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Críticas e reclamações nas Redes Sociais: O que fazer?

05/02/2014 Por: Alexandre Fattori

Os empresários ou profissionais de Social media que trabalham com essas ferramentas há algum tempo já devem ter presenciado alguma reclamação de algum cliente. Isso é algo muito comum e natural, afinal, as pessoas são complexas e é impossível prever a sua reação aos mais diferentes estímulos. Alguns empresários, por medos de enfrentarem essas situações, preferem não criar os perfis de suas empresas nesses canais. Essa é uma atitude errada, pois o seu cliente, se quiser reclamar, vai reclamar sua empresa estando ou não na rede social, e pior, você não estará lá para tentar monitorar suas mensagens e tentar dialogar para, de alguma forma, entender o seu desconforto e resolver a situação.
Para diminuir essa insegurança, é indicado que a empresa desenvolva um manual de “bom relacionamento”. Esse manual funcionaria como um guia de boas práticas para todas as pessoas que, direta e indiretamente, influenciam a percepção das pessoas sobre a empresa nas redes sociais. Desde os funcionários da empresa, no que se refere a mencionar o nome dela, até os clientes – por exemplo, sobre as mensagens agressivas com conteúdo ofensivo que poderiam ser rapidamente delatadas – passando pelos profissionais que realizarão a gestão desses canais fornecendo um guia de conduta do que a empresa espera de qualquer profissional que a represente.

Não precisa ter medo das redes sociais, mas é preciso um mínimo de planejamento. O planejamento gera segurança aos empresários e um norteador para aqueles que estarão desenvolvendo o trabalho.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog