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Descubra o que é o funil de vendas!

10/11/2015 Por: Alexandre Fattori

Você sabe o que é o funil de vendas? Caso a resposta seja negativa, saiba que no marketing digital este é um recurso extremamente útil. De uma maneira geral, pode-se dizer que o Funil de Vendas é o processo onde a empresa conduz um possível cliente por várias etapas até a efetivação do negócio. É a jornada percorrida pelo consumidor rumo ao objetivo final: a concretização da venda.

Trata-se de um recurso intuitivo e muito prático para ajudar investidores a aplicarem passo a passo uma estratégia eficiente para suas empresas.

Quer saber mais? Então confira nesse artigo como ele funciona e de que maneira o funil de vendas pode ajudar sua empresa. Confira!

Como ele é utilizado?

O funil de vendas é dividido em três partes:

  • O topo – onde você educa e soluciona uma dúvida de quem acessa o seu blog;
  • O meio – momento em que acontece a conversão dessa pessoa em lead;
  • O fundo do funil – estágio da decisão da compra.
Lead no funil de vendas

Lead no funil de vendas

Topo

O topo é a parte mais larga, com mais espaço para passar um volume maior de pessoas. Produza conteúdo de qualidade e divulgue-os em suas redes sociais, blogs e em fóruns. Você deve demonstrar todo o conhecimento que tem sobre o assunto para se tornar referência nele.

Meio

Já o meio é mais estreito do que o topo, o que impede que qualquer um passe por ele — somente aquelas pessoas que realmente se interessarem pelo que você tem a oferecer irão passar para o próximo nível. Esse é o momento em que você vai aproximar ainda mais as pessoas da sua marca. Disponibilize um e-book gratuito e, em troca, peça informações sobre o seu visitante, como idade, interesses, formação, etc.

Fundo

Por fim, o fundo do funil é extremamente seletivo, permitindo a passagem de uma quantidade muito menor de pessoas, e aceitando apenas aqueles leads qualificados. O seu visitante já está preparado para ouvir especificamente sobre o seu produto e serviço — falta apenas mais um incentivo para que ele realize a compra. Produza vídeos e textos com cases de sucesso sobre a satisfação dos consumidores, faça demonstrações do seu produto e ofereça conteúdos promocionais.

funil de vendas

Persona

Para que todas as estratégias aplicadas sejam efetivas, é muito importante que você tenha preestabelecido quem é a sua persona — ou seja, um personagem fictício com características que tenham relação com o seu negócio, serviço ou produto. Essa persona vai além da definição de público-alvo, que é mais abrangente. Ela deve ter definido um nome, profissão, idade, área de atuação e interesses.

Dessa forma, sempre que você for criar uma campanha ou colocar em ação alguma estratégia, você se baseará nessa persona, pois é quem você deseja atingir.

Planejamento

É possível definir a estrutura do funil, trabalhando com etapas. Vamos considerar as seguintes fases por onde o cliente pode passar até chegar ao fundo do funil:

Prospecção

Chamamos de prospecção o ato de procurar por clientes em potencial. É a fase inicial do funil.

Qualificação

Com esse público identificado é hora de avaliar suas possibilidades, através do conhecimento de suas necessidades.

Apresentação

Sabendo dos interesses desse público, sua empresa pode divulgar o produto e explicar o que ele pode trazer como benefício.

Maturação

Neste estágio, o cliente tem condições para avaliar se realiza ou não a compra de seu produto.

Negociação

É a fase em que sua empresa oferece uma possibilidade melhor para o cliente, como um desconto do preço do produto, por exemplo.

Fechamento

É hora de fechar negócio. Nessa altura o ideal é facilitar questões como tipos de contrato, forma de pagamento, entre outras.

Pós-venda

A última etapa diz respeito a ações realizadas depois da concretização de um negócio. Assim, é importante acompanhar o cliente, de modo a oferecer a assistência adequada para que a confiança seja mantida. Isso é importante para reter esse cliente e possivelmente vê-lo influenciar outros.

Quando sua empresa tem uma estratégia capaz de orientar os clientes por todo o processo de vendas, fica mais fácil organizar cada ação. Assim, o funil de vendas surge como ferramenta significativa, uma vez que guia o cliente com muita segurança através de cada etapa, ou seja, o topo, o meio e o fundo do funil.

Adote esse recurso e obtenha lucros significativos com sua empresa. Agindo de maneira estruturada é possível economizar tempo, energia no seu empreendimento e ainda obter um retorno positivo.

Você sabe colocar em prática todas as estratégias de cada estágio do funil de vendas? Tem ainda alguma dúvida? Compartilhe com a gente!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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