Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Quanto custa desenvolver um aplicativo?

20/09/2019 Por: Altgrupo

Um aplicativo móvel, conhecido popularmente pela abreviatura app, é um software desenvolvido para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel, como tablets e celulares. Seu principal objetivo é levar facilidade ao cotidiano das pessoas.

Se você parar agora e acessar a página inicial do seu smartphone, sem dúvidas, verificará dezenas de aplicativos. Eles existem para todas as finalidades: e-mails, compras, notícias, livros, jogos, música, bancários, edição de fotos, desempenho, trânsito, redes sociais, etc. 

Não passamos um dia sequer sem utilizar ao menos um deles. Também pudera: há um app para quase tudo o que se pode imaginar. E todos com praticidade a um clique!

Os aplicativos estão disponíveis em plataformas de distribuição. Há as versões parcial ou totalmente grátis, e também os pagos. Explicaremos a respeito no decorrer deste artigo.

Um app pode diferenciar a sua empresa

No mundo empresarial, engana-se quem pensa que os aplicativos são recursos exclusivos de grandes redes, como NetShoes e Magazine Luiza. 

Percebendo o poder do mobile, cada vez mais pequenas e médias organizações têm visto nos apps uma excelente forma de difundir e vender seus produtos e serviços. Para isso, utilizam a criatividade e desenvolvem aplicativos que facilitam o dia a dia de seus públicos-alvo. 

Em 2016, e ainda muito atual, a revista Forbes publicou uma matéria com uma série de motivos por que os negócios devem ter um aplicativo próprio. Em resumo e com adaptações para a atualidade:

  1. Quanto mais visível sua marca estiver, melhor;
  2. Um app é mais um canal de marketing direto;
  3. A fidelização dos clientes pode ocorrer via aplicativo (que tal um programa de recompensas exclusivo para quem tem o app?);
  4. Utilize o app para promover reconhecimento à marca;
  5. Aprimore o relacionamento com o cliente. Fazer ligações é quase coisa do passado;
  6. Nem todas as empresas têm app. Saia na frente;
  7. Proximidade com o cliente. Você estará a um clique dele.

 

Vamos direto ao ponto? E o valor?

Se você começou a ler este artigo na esperança de que a resposta para a pergunta central “Quanto custa um app?” fosse “barato”, sentimos informar: temos uma má notícia. 

Quer dizer, pode ser que em um eventual orçamento, você encontre desenvolvedores cujos preços estejam bem abaixo do mercado. Mas desconfie: o barato aqui pode sair muito caro.

Existem muitas variáveis envolvidas no processo de desenvolvimento de um aplicativo. Vai muito além de um layout atraente e da necessidade de um cadastro.

Listamos alguns dos pontos que os desenvolvedores consideram ao estimar o valor de um app.

 

Qual é o seu modelo de negócios?

Existe uma série de modelos de aplicativos que podem ser seguidos. A escolha entre um e outro dependerá do seu objetivo. Em geral, os apps podem ser:

– Free: os usuários não precisam pagar para fazer o download. Uma forma de gerar receita nestes casos, é inserir anúncios dentro dos apps.

– Freemium: os usuários não pagam para baixar o app, porém, podem comprar funções dentro dele.

– Subscription: é preciso pagar para ter acesso ao conteúdo.

– Paid: os usuários devem pagar antes de usar o aplicativo.

– Paymium: os usuários devem pagar para baixar o app e também para ter acesso a mais funções dentro dele.

 

Que componentes devem existir no aplicativo?

Geralmente, um aplicativo é composto por um painel administrativo e pelo app propriamente dito.

No painel, os administradores fazem as edições de cadastros, monitoramento de uso e configuração de parâmetros e informações a que o usuário terá acesso.

Já o aplicativo, enquanto software, fica obviamente instalado no celular do usuário. Toda vez que ele realiza alguma atividade, o app deve se conectar ao banco de dados, enviando as informações para o painel administrativo.

 

Quais plataformas e interface serão utilizadas?

Você deseja ter seu app disponível em iOS e Android? Saiba que haverá um custo para cada uma das plataformas escolhidas. Quanto à interface, da mesma forma. Ela será a cara do seu aplicativo. Se for possível optar por padrões já existentes, a tendência é de que o custo seja inferior.

 

Que funções o app irá oferecer ao usuário?

Quanto mais complexas as funções que você deseja possibilitar ao cliente, maiores serão os recursos necessários, em termos de investimento. Por exemplo, se para acessar o aplicativo for necessário login, e você desejar linkar às redes sociais do usuário, os desenvolvedores precisarão de mais horas de trabalho. No caso de haver compras dentro do aplicativo, é ainda mais complexo: é preciso prever carrinho de compras, armazenamento seguro de dados de pagamento e de informações sigilosas, e assim por diante.

 

Talvez seu app demande uma super equipe

O desenvolvimento de um aplicativo pode envolver pessoas das mais diversas áreas do conhecimento. Isso porque é importante lembrar que cada app é único e deve condizer com a realidade da empresa ou marca que representa.

Dependendo do projeto, é necessário um designer, que vai elaborar a interface e se ater à usabilidade da ferramenta. Também um webdesigner, que deve aplicar o layout; já um arquiteto de software é o responsável por definir o escopo técnico e atuar na programação. 

Caberá, ainda, ao analista de sistemas entender as necessidades do cliente e especificar o que deve ser feito no que tange também à programação. O analista de banco de dados cria os comandos para manipular as informações. 

O programador cria os códigos responsáveis por conectar o banco de dados e a interface. Já o gerente de projetos administra todo o projeto para que, por fim, um analista de testes valide e monitore o aplicativo.

Parece difícil entender tudo isso? Calma! A gente ajuda!

 

Quer desenvolver um App?

Nosso objetivo neste artigo não foi assustá-lo, mas expor a complexidade e as tantas variáveis importantes na hora de desenvolver um aplicativo. 

Quer conversar sobre como um aplicativo pode agregar ao seu negócio? Agora que você já tem conhecimento sobre os benefícios e tudo o que envolve um orçamento, podemos juntos pensar em uma melhor forma de viabilizar o projeto de um app na sua empresa. Fale com comercial@altgrupo.com.br

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog