Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Desenvolvimento de loja virtual: como começar sem tropeços

20/09/2019 Por: Altgrupo

Você está pensando em criar uma loja virtual, mas não sabe como dar o pontapé inicial? Não se desespere. O desenvolvimento de ecommerce exige esforços e muito, mas muito planejamento.

Obviamente, ao iniciar um negócio, o objetivo principal é sempre sucesso e lucro, com o combo vendas recorrentes + clientes satisfeitos e fidelizados. Por isso, preocupar-se com os detalhes é fundamental. Eles fazem total diferença para se obter destaque no comércio virtual.

Uma boa plataforma de loja virtual depende do porte da empresa, do tamanho da operação online que se planeja criar e quanto se deseja investir. Entre os grandes equívocos de quem se arrisca livremente está na desorientação do empreendedor. 

É comum observar lojas que nascem sem que tudo esteja “nos trinques”, na esperança de que possíveis erros sejam solucionados facilmente no decorrer das vendas. Ledo engano! O desenvolvimento de ecommerce contempla etapas muito bem estruturadas e o único problema (bom) a ser resolvido deve ser lidar com a quantidade enorme de pedidos que uma boa loja virtual deve ter.

Entre os erros mais comuns de quem se arrisca no ecommerce sem know how, deixando de lado a atuação de uma eficaz agência digital para loja virtual, estão:

Problemas de planejamento

 

 

Este é o fator de maior insucesso no desenvolvimento de ecommerce. E quanto falamos em planejamento, pensamos em tudo: dos gastos ao cronograma. Por exemplo, em uma reforma, ninguém gosta de ser surpreendido pelo mestre de obras que, no meio do projeto, decide rever a quantidade de materiais necessária. O mesmo se aplica às lojas virtuais. Estruturar bem a ideia e elaborar cautelosamente todas as etapas para sua concretização é primordial para evitar desagradáveis surpresas.

Listamos algumas das etapas chave que devem ser contempladas na etapa de planejamento:

– Definir metas e objetivos;

– Analisar o mercado, mapear concorrentes;

– Definir personas para inbound marketing para loja virtual;

– Estabelecer canais de comunicação;

– Realizar orçamentos;

– Entre outras.

 

 

Plataforma de loja virtual inadequada

 

Por trás de uma loja virtual, que deve ser responsiva e atrativa, há um sistema que deve funcionar perfeitamente.

Durante o desenvolvimento de ecommerce, a escolha da plataforma através da qual a loja existirá é fundamental. É através dela que você irá visualizar, gerenciar e fazer todas as operações do seu comércio. 

De nada adianta idealizar uma loja perfeita se a plataforma não estiver condizente. Ela é a base para todo o escopo do negócio e por isso deve ser escolhida com muito cuidado técnico e estratégico. De nada adianta comercializar produtos diferenciados se a experiência do usuário for ruim. Lembre-se do seu próprio comportamento de compra: não é muito chato quando você se interessa por um item, mas o site é péssimo para se navegar?

Além disso, é importante considerar questões como segurança e suporte. Você pode contratar a plataforma aparentemente perfeita até que se verifique o primeiro problema técnico. E então? Como corrigi-lo com agilidade? Na internet, o ditado de que tempo é dinheiro é tão ou mais assertivo que no mundo real. 

Se um consumidor está nesse momento acessando a sua loja virtual e não conseguir efetuar a compra por alguma instabilidade da plataforma ou desconfiança ao informar dados no módulo de pagamento, tenha em mente que ele irá desistir da compra e partir para a concorrência. Não entregue um cliente de mão beijada para outra loja virtual!

Quer saber quais os recursos e a plataforma o seu concorrente (que tem uma bela loja online) trabalha? Utilize esta ferramenta: www.builtwith.com

 

Divulgação inconsistente

 

 

Atenção para uma máxima: planejamento de comunicação é tudo durante o processo de desenvolvimento de ecommerce! Aliás, esta é a regra mais elementar possível. De nada adiantar ter páginas deficitários nas redes sociais, apenas para marcar presença. Sua marca não vai se divulgar sozinha. O primeiro passo é conhecer a fundo seu público, tentando extrair o máximo possível de informações sobre ele. Qual é o perfil? Qual seu comportamento online? Quais são seus interesses? Que buscas fazem com maior frequência? 

No marketing digital, existe um ótimo recurso para identificação de clientes potenciais: a criação de personas, que consiste na caracterização de um ou mais indivíduos do público-alvo. Quando a persona é criada, todas as estratégias digitais podem ser utilizadas pensando exatamente nela.

 

Conteúdo vale ouro

Uma dica preciosa é apostar no inbound marketing para loja virtual. Embora o nome assuste, é fácil entender, porque invariavelmente você já foi tocado por uma boa ação de inbound. 

Trata-se de um conjunto de estratégias que tem como foco atrair consumidores para sua marca de forma voluntária. Mas de que forma? Fisgando estes clientes potenciais com conteúdo de seu interesse, isto é, estabelecendo um verdadeiro relacionamento em que todo mundo sai ganhando. O cliente ganha ao receber informações que ele gostaria de ter. E a loja ganha com o contato deste potencial consumidor e a possibilidade de fazê-lo concretizar uma compra (basicamente a faca e o queijo na mão!).

O inbound marketing para loja virtual contempla basicamente cinco etapas: atração, conversão, relacionamento, venda e análise. Para se ter uma ideia da importância de alimentar a audiência com conteúdo de relevância, Chet Holmes, autor do livro “The ultimate sales”, destaca que 3% do público-alvo de uma empresa visa a uma solução imediata. No entanto, 7% está disposto a ouvir o que a marca tem a dizer. O inbound, neste sentido, atua para convencer as pessoas (de forma amistosa) a comprar seu produto.

 

Vamos conversar?

Você sabe: infelizmente, não há uma fórmula mágica para atrair vendas da noite para o dia. Mas é possível criar um projeto de sucesso quando sua empresa está nas mãos de quem entende do assunto. 

A Altgrupo atua como agência digital para loja virtual e oferece soluções completas para desenvolvimento de ecommerce, da sua concepção ao planejamento de divulgação. Tudo de forma personalizada e exatamente como o seu produto merece.

Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog