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Desenvolvimento do seu site

22/03/2018 Por: Altgrupo

“Se a sua empresa não está no Google, ela não existe”. Você já deve ter visto ou ouvido essa frase em algum lugar e, apesar de ser um pouco exagerada, faz muito sentido para a relação de consumo em diversos segmentos.

A afirmação indica que sua empresa precisa ter uma presença digital consistente, com um site bom o suficiente para ranquear nas primeiras posições do Google – onde a maioria das pessoas clica. Do contrário, é quase como se ela não existisse.

É claro que algumas empresas sobrevivem por muitos anos mesmo sem ter um site, mas das duas, uma: ou o público que elas atendem não está na internet, ou elas não precisam crescer nem aumentar seu faturamento.

Se a sua empresa não se enquadra nessas opções, você precisa urgentemente de um site.

Como as pessoas compram?

Tente se lembrar do último produto que comprou ou serviço que contratou: como foi o processo entre o momento em que você identificou a necessidade e o fechamento da negociação? Em algum estágio antes da compra você usou a internet para obter informações a respeito? É provável que sim.

Uma pesquisa realizada em dezembro de 2017 pela empresa de consultoria Deloitte concluiu que a jornada de compra dos consumidores transita entre os meios digital e físico – isso significa que as pessoas iniciam a busca online e efetuam a compra nas lojas físicas, ou se deparam com o produto na loja física e concretizam a compra pela internet.

Em todos os casos, é justo afirmar que os resultados das buscas na internet contribuem efetivamente para o fechamento de qualquer negócio. Mas de onde vêm esses resultados? Dos sites das empresas.

Ainda não está convencido? Confira 10 razões por que você precisa parar de postergar o desenvolvimento do seu site!

#1 O cliente quer te encontrar

Melhor do que ir até o cliente, é fazer com que ele vá até você – e a internet possibilita isso. Mesmo que os clientes optem por fechar a compra em uma loja física, sempre buscam informações na internet antes. Se seu site fornecer a informação que ele busca, é ponto para você!

#2 Relacionamento fora do horário comercial

Muitas pessoas acessam à internet fora do horário comercial, quando a maioria das lojas já está fechada. O site é o espaço ideal para que os potenciais clientes obtenham informações sobre a sua empresa e possam dar uma “olhadinha” nos seus produtos.

#3 Aumentar visitas nas loja física

Um estudo realizado pelo Google comprovou que 75% dos usuários que encontram informações úteis no site da empresa ficam mais propensos a visitar a loja física. Eles se sentem mais confortáveis depois de ter acesso à localização, horário de funcionamento, preços e disponibilidade de produtos.

#4 Não perder para a concorrência

Um bom site confere profissionalismo e credibilidade à empresa, pois demonstra preocupação com a imagem da marca e, consequentemente, honestidade com o cliente.  Esse conjunto de valores coloca sua empresa à altura dos maiores concorrentes, o que é muito difícil no ambiente físico.

#5 Atinge mais pessoas ao mesmo tempo

Fisicamente, é impossível estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Na internet, você pode. Com o seu site, sua empresa está presente em todos os lugares do mundo, a qualquer momento. Compare a viabilidade desse alcance com uma campanha de marketing tradicional e perceba a relevância de ter um bom site.

#6 Construir autoridade

Utilizado como um canal de relacionamento e informação, o site contribui para a construção da autoridade da empresa. Por meio da disponibilização de conteúdos úteis, as pessoas passam a buscar seu site quando precisam de informação, pois confiam no que você oferece. Na tomada de decisão, o cliente sempre prioriza comprar de quem ele confia.

#7 O E-commerce resiste à crise

Nos últimos anos o Brasil sofreu sua pior recessão econômica, afetando diversos setores, da indústria ao varejo. Quem direcionou seus esforços para os canais digitais, teve surpresas muito positivas: enquanto o país todo declinava, o E-commerce registrou crescimento de 7,4%.

#8 Monitoramento e mensuração

O monitoramento do site permite que você mapeie o interesse e o comportamento do seu público pelo tráfego. Além de ajudar no acompanhamento da efetividade das estratégias de comunicação, fornece recursos para a elaboração de novas campanhas.

#9 Controle sobre a presença digital

Muitos gestores acreditam que uma página profissional no Facebook ou em Guias de Empresas substituem um site próprio, mas isso não é verdade: quando você usa o espaço de terceiros para promover sua empresa, você fica sujeito às regras da plataforma e à possibilidade de instabilidade e interrupção do serviço. Num site com domínio próprio, você tem total controle sobre a presença digital da sua empresa.

#10 Seu público está na internet

O Brasil é o quarto país com mais usuários de internet no mundo e contempla pessoas de todas as regiões e classes econômicas. Não é necessário ser vidente para saber que seu público está na internet, você só precisa encontrá-lo!

Adiar o desenvolvimento do seu site é adiar o sucesso do seu negócio. Não deixe para depois!

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Altgrupo
Sobre o Autor

Altgrupo

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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