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Devo investir nas Redes Sociais?

06/07/2013 Por: Alexandre Fattori

Todos profissionais e empresas ativas na web sabem, a internet já não é mais a mesma. Ainda é mais barato investir em publicidade online do que nos veículos de massa, mas esse jogo tem mudado. Saiu essa semana na revista Exame uma matéria que aborda exatamente esse assunto; “Acabou a moleza para as empresas nas redes sociais“.

Segundo a matéria, nos últimos três anos, o preço de se investir nas mídias sociais quase dobrou. Algumas empresas “pesos pesados”, estariam refletindo sobre seus investimentos em publicidade, pois ainda persiste uma grande dúvida na eficácia dessas plataformas.

Quando surgiu, cerca de 5 anos atrás, era muito mais barato investir nessas novas mídias, a insegurança gerada pela incerteza era aplacada pelo baixo custo.

Hoje, porém, o investimento em alguma mídia social faz parte do orçamento de quase todas empresas pequenas, médias ou grandes, mas investir nelas ficou mais caro.

O Facebook, por exemplo, mudou algumas regras que impactaram significativamente a vida dos anunciantes. Até então, quando uma empresa direcionava uma publicação para seus fãs, aproximadamente de 25% deles a recebiam em seu feed de notícias (ou mural, como preferir).

Com a alteração, esse percentual caiu para 5%, numa tentativa “sapeca” de incentivar a migração para anúncios pagos. E os números vão cair ainda mais, escreva o que digo.

E como fica você e a sua empresa? Pois bem, apesar de todo alarde, as redes sociais e o marketing digital (da qual ela faz parte) ainda são um ótimo investimento  (se não o melhor).

Primeiro porque cada centavo pago pode ser mensurado, você tem acesso a quantas pessoas assistiram um vídeo no youtube, clicaram em um anúncio, visitaram o site, se viram a publicação, se converteram (…).

Um outro fator muito importante é a proximidade. Ao invés do frio monólogo, a conversa bilateral e uma oportunidade imensa guardar aquelas pesquisas sobre o Sr. Target e conhecer, realmente, o seu cliente.

O grande desafio agora é usar a criatividade. Você conhece o cliente, tem dados e informações e uma capacidade de segmentar a sua mensagem atingindo o alvo na mosca, então, mãos a obra.

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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