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Dicas de como usar o e-mail marketing para vender imóveis

18/07/2016 Por: Alexandre Fattori

Muitos corretores de imóveis e empresas do segmento imobiliário buscam constantemente aprimorar as estratégias de vendas para alcançar melhores resultados e fechar mais negócios. Diversas estratégias de marketing digital ou offline podem ser utilizadas para ajudar a vender imóveis. Dentre elas está o e-mail marketing, que será o meu assunto no post de hoje!

A venda de imóveis exige mais tempo para preparar o lead, dado o alto investimento e a mudança proporcionada na vida do cliente. Neste contexto, o e-mail marketing é essencial para disponibilizar conteúdos relevantes para preparar o lead para realização da compra e mesmo para e-mails mais comerciais que visam incentivar o fechamento.

Estratégias de e-mail marketing para vender imóveis

Para executar a estratégia de e-mail marketing com qualidade, é necessário planejar diversos aspectos. Vamos conferir:

Base de contatos

A qualidade da base de contatos é o primeiro fator a ser analisado ao iniciar uma estratégia de e-mail marketing. Antigamente, era muito comum empresas comprarem contatos. Essa alternativa, entretanto, é extremamente negativa para a imagem da empresa, uma vez que os e-mails serão encaminhados para pessoas não interessadas.

Utilize o site da empresa e do segmento imobiliário para criar uma base de contatos sólida e realmente interessada na aquisição de um imóvel.

Segmentação

A segmentação de público é fundamental para aumentar a eficácia do e-mail marketing na hora de vender imóveis.

Crie workflows nos quais os e-mails sejam encaminhados de acordo com o interesse do potencial cliente e as características do que ele busca e da etapa na jornada do comprador na qual o usuário se encontra.

Por exemplo: segmente entre leads que pesquisaram por casas e aqueles que tem preferência por apartamento.

Há também outras informações que podem ser usadas para dividir a base de contatos para ser mais assertiva na oferta realizada, como a região que deseja adquirir um imóvel, faixa de preço e tamanho do imóvel.

email mkt

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Testes A/B

No e-mail marketing, os testes A/B permitem identificar características do e-mail que geram uma maior taxa de abertura ou de conversão. Vários elementos podem ser responsáveis pela melhoria das métricas do e-mail, como:

  • Assunto utilizado;
  • Cores aplicadas no e-mail;
  • Linguagem usada no texto;
  • Personalização.

Ao comparar esses fatores nos e-mails enviados e analisando quais tem proporcionado melhores resultados, é possível otimizar a sua estratégia.

Personalização do e-mail marketing

Ao comparar campanhas de e-mail marketing, profissionais da área identificaram que e-mails personalizados possuem melhores taxas de conversão, pois atraem o interesse do usuário e proporcionam uma sensação de identificação e proximidade.

Esse tipo de recurso é possível por meio de ferramentas de envio de e-mail marketing. Normalmente, essas ferramentas mostram outras métricas das campanhas de e-mail, o que faz com que sejam muito indicadas para corretores de imóveis que desejam adotar a estratégia.

E-mail responsivo

Atualmente, quase 36% dos usuários abrem e-mails nos dispositivos móveis, o que torna fundamental que, ao iniciar essa estratégia, sua empresa adote uma solução que inclua um design responsivo.

Ao ter esse cuidado, a parte representativa da base de contatos que utiliza os smartphones para acesso ao e-mail não será automaticamente desqualificada, aumentando as chances de melhores taxas de clique e conversão.

Conteúdo

Uma das táticas mais assertivas para combinar com o e-mail marketing é o marketing de conteúdo — que consiste em materiais informativos e educativos disponibilizados aos leads com o objetivo de prepará-los para a finalização da compra.

No segmento imobiliário, são vários os recursos que podem ser usados, como:

  • E-books mostrando os benefícios de determinado empreendimento;
  • Guias da região desejada;
  • Manual explicando as formas de financiamento.

Métricas

O acompanhamento das métricas é fundamental para identificar se a estratégia de e-mail marketing tem ajudado o corretor a vender imóveis.

No setor imobiliário, por exemplo, a taxa de abertura é de 18,48%, portanto, avalie se as métricas da sua campanha se aproximam das médias do mercado para identificar as oportunidades de otimização.

Além da métrica de abertura, é importante acompanhar ainda a taxa de cliques e de conversão.

Você já usa o e-mail marketing para vender imóveis ou melhorar os resultados da sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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