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Facebook ou Google Adwords: qual é melhor para minha imobiliária?

02/08/2016 Por: Alexandre Fattori

Investir em Facebook Ads e Google AdWords é praticamente mandatório para um bom desempenho no marketing imobiliário. No entanto, a pergunta que fica é: devo investir em Facebook ou Google AdWords? O objetivo com este post é mostrar como cada plataforma funciona, apontando quais as vantagens e desvantagens de cada uma.

Como funciona o Facebook Ads?

A plataforma de publicidade do Facebook permite a criação de anúncios em formatos que podem conter foto, vídeo, título, texto e links. Eles podem ter objetivos variados, como a promoção de uma fan page, do site da empresa, ou mesmo de uma publicação específica, e a plataforma permite que eles sejam exibidos tanto na barra lateral quanto na própria linha do tempo dos usuários.

No caso da rede social, a segmentação dos anúncios acontece por meio dos hábitos e preferências declarados pelos próprios usuários. Ou seja, sua empresa pode segmentar os anúncios para pessoas casadas, que tenham ou não filhos, dentro de uma faixa de rendimento mensal, etc.

Facebook ou Google Adwords

Facebook ou Google Adwords

Como funciona o Google AdWords?

No Google AdWords é possível configurar anúncios para serem exibidos em dois espaços: a rede de pesquisa e a rede de display. No caso da primeira opção, o anúncio aparece nas páginas de resultados de busca do Google, sempre em formato de texto, e na segunda alternativa, a exibição se dá em banners presentes em sites e blogs que participam do Adsense, o programa de afiliados do Google.

Em ambos os casos, a segmentação da exibição do anúncio se dá por meio das palavras-chave escolhidas pelo anunciante. No caso da busca, elas se relacionam com os termos pesquisados pelo usuário, e isso vai influenciar diretamente na posição em que o anúncio será exibido.

No caso da rede de display, as palavras escolhidas vão determinar onde a publicidade será exibida com base na relação delas com o tema e a categoria de negócio do site.

Quais as vantagens e desvantagens de cada um?

Facebook Ads

A maior vantagem de um anúncio no Facebook, sem dúvida, é a possibilidade de segmentação que a plataforma oferece. Com essa funcionalidade, é possível que sua empresa atinja o público certo de uma maneira muito mais assertiva e eficiente.

Como o anúncio está presente sem que o usuário busque por aquilo, é possível atrair potenciais clientes em estágio inicial do estágio de compra e com isso criar um vínculo de relacionamento que pode ser trabalhado ao longo do tempo.

O que é um benefício, no entanto, pode ser também uma desvantagem, já que por não estar procurando pelo produto, a taxa de cliques e conversões é menor do que em outras redes de publicidade.

Google AdWords

No caso do Google AdWords, a maior vantagem está no fato de que sua empresa vai exibir anúncios para usuários que estão ativamente buscando pelo assunto. Ou seja, você vai mostrar publicidade para pessoas que estão pesquisando por um imóvel, no momento em que elas querem comprar, e não na hora em que a sua imobiliária quer vender.

Com isso, a taxa de cliques e de conversões tende a ser maior, já que os usuários estão mais próximos do momento de compra — com a escolha das palavras-chave certas, é claro. A desvantagem neste caso é que os usuários que estão em um estágio inicial no funil de vendas e que, portanto, ainda não buscaram sobre o assunto no Google não serão impactados pelo AdWords.

Facebook Ads ou Google AdWords? Na verdade, o melhor é Google AdWords e Facebook Ads

O poder das duas plataformas é amplificado quando você as utiliza em conjunto. Enquanto o Google impacta pessoas que estão em uma posição mais avançada no funil de vendas e que por isso tem mais chances de converter, o Facebook faz um trabalho igualmente importante, de iniciar o relacionamento. O topo do funil é um estágio muito importante, é preciso trazer o maior número de pessoas para esta etapa e ir conduzindo-os ao longo do processo de vendas. Além disso, no Facebook as pessoas passam muito mais tempo navegando na plataforma. O que é ideal para impactar as pessoas que já acessaram o seu site através do Retargeting (o remarketing do Facebook).

Independentemente da plataforma que você escolher, fica nítido que não há uma fórmula exata para ter bons resultados em nenhuma delas. O caminho ideal demanda uma análise cuidadosa dos objetivos da empresa e da campanha, para que só então você escolha a ferramenta que mais atenda às necessidades do seu negócio, seja com um anúncio no Facebook ou no Google.

Pronto! Decidiu qual desses tipos é melhor para a sua imobiliária? Se você tiver outras dúvidas sobre o tema, deixe aqui o seu comentário!

Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

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Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

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