Viciados em Resultados

AltGrupo
AltGrupo

Até 40% dos cliques provenientes das campanhas de Display podem ser fraude

25/02/2018 Por: Alexandre Fattori

Acredite ou não, fraude nos cliques das suas campanhas de display acontecem, e muito mais comum do que você imagina.

Não é exagero nenhum dizer que até 40% dos cliques provenientes das suas campanhas de Display no Google Adwords podem ser fraude.

Infelizmente, fraude não é apenas um problema do Google. Todas plataformas de anúncio no planeta sofrem com este problema de sites fraudulentos drenando orçamentos e resultados.

Vamos entender melhor como funciona e como se livrar deles.

Basicamente, a fraude consiste em sites e bots feitos para gerar tráfego, arrecadar dinheiro e sangrar seus créditos de campanha.

Estes bots vão até o site para identificar as campanhas de remarketing. Depois, os operadores destes sites não apenas clicam neste site, eles empregam pessoas e bots para gerarem cliques e até conversões (sabe aquelas respostas malucas que você recebe nos seus formulários de vez em quando? Então, são os bots…).

Mas por que uma pessoa empregaria bots para registrar no seu site?

Simples, graças a inteligência artificial e machine learning dos algoritmos do Google, ele “entende” que estes sites estão performando acima da média e geram mais tráfego para eles. Um ciclo terrível de dinheiro jogado fora…

Como identificar sites potencialmente fraudulentos:

  • Extremamente pouco conteúdo;
  • Design terrivelmente simples e feio;
  • Domínio muito novo;
  • Diversos anúncios na página;
  • Páginas de erro;
  • Sites com outra língua.

Algo como a imagem abaixo.

 

Encontrando canais fraudulentos nas suas campanhas

Para encontrar canais potencialmente fraudulentos e evitar estes cliques, vá em Rede de Display e clique em Canais. Na imagem abaixo eles estão “suavemente” destacados.

Se você olhar pelos canais, encontrará diversos sites gerando cliques e impressões, e ainda notará que a maioria deles são fakes. Como esse 123rede.com.

Mas como resolver?

Felizmente, resolver o problema não é tão complicado. Abaixo, os passos para eliminar estes canais da sua campanha.

  • Pare de utilizar, nas suas campanhas de display e remarketing, posicionamentos automáticos.
  • Adicione manualmente os sites que você sabe que são visitados por usuários reais.
  • Use ferramentas como a Semrush para entender e descobrir quais sites são relevantes e interessantes para sua campanha de
  • display.
  • Não confie tanto assim no Google. Ele pode ser ludibriado…
Alexandre Fattori
Sobre o Autor

Alexandre Fattori

Google Plus
Publicitário formado pela ESPM, pós-graduado em marketing pela FGV, especialização em marketing pela Irvine University of California. Sócio da Alt e consultor de marketing do SEBRAE e, acima de tudo, apaixonado por Marketing digital.

Comentários

comments powered by Disqus

Mais Posts

ALT Grupo

Av. Cristovão Colombo, 2156/303
Bairro Floresta - Porto Alegre/RS

ALT Blog